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Como Melhorar e Aumentar as Vendas do Delivery

Há alguns anos o setor de delivery apresenta um crescimento muito interessante. Apesar disso, esse crescimento foi ainda mais acelerado com a pandemia de COVID-19, que suspendeu grande parte dos atendimentos presenciais e fez com que centenas de milhares de comércios tivessem que se adaptar às condições da época. Quando considerado o setor de alimentação e refeições, este crescimento é ainda mais significativo.

Afinal, o setor de refeições foi provavelmente o mais afetado durante toda a pandemia. Por exemplo, bares, restaurantes e lanchonetes passaram grande parte dos últimos dois anos sem operar, e até mesmo o retorno foi feito com capacidade de público limitada. Assim, o delivery se tornou indispensável para estes comércios.

No entanto, mesmo após o retorno do atendimento presencial, o setor de delivery de refeições continua com um crescimento muito interessante, o que pode ser observado através da quantidade de estabelecimentos que aderem ao delivery e também do aumento nas vendas destes comércios.

Dessa maneira, é fundamental que qualquer comércio desta categoria siga investindo no delivery, com o objetivo de manter esta área do seu estabelecimento crescendo, para ampliar a sua participação no mercado local e até mesmo regional. Para isso, será importante trabalhar estratégias e táticas para manter seu delivery em crescimento ao longo do tempo.

Sendo assim, serão apresentadas a seguir 13 dicas e recomendações importantíssimas para melhorar e aumentar as vendas do seu delivery. Além disso, você também poderá acompanhar como o InstaDelivery, um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país, poderá ajudá-lo a implementar estas ações em sua empresa com maior facilidade e comodidade!

1 – Tenha um WhatsApp Business específico para o negócio

Sem dúvidas, o WhatsApp Business é uma das ferramentas mais importantes para os lojistas atualmente. Ao longo da última década, o WhatsApp teve uma ascensão impressionante no mercado nacional, e rapidamente se consolidou como o app de mensagens mais utilizado no país. Com o ganho de importância e dominância do WhatsApp no Brasil, não custou para que o mensageiro fosse utilizado para a realização de vendas pela internet.

Com isso, o grupo desenvolveu o WhatsApp Business, que é uma versão específica para empresas, e que conta com benefícios práticos e que o ajudarão a facilitar o dia a dia do seu delivery. Por exemplo, confira a seguir alguns dos recursos do WhatsApp Business que podem ser aproveitados em seu delivery:

  • Resposta automática;
  • Mensagem de ausência;
  • Disponibilização de horário de funcionamento;
  • Endereço e informações sobre a empresa.

Além dos apresentados, o WhatsApp também conta com o diferencial da grande quantidade de clientes. Portanto, deve ser aproveitado pelo seu delivery não só para receber pedidos, mas também para enviar mensagens para seus clientes, alertando sobre eventos, promoções especiais e até mesmo convidando os usuários para o seu delivery!

É interessante ressaltar que o sistema do InstaDelivery possui integração com o WhatsApp Business. Dessa maneira, todos os pedidos recebidos em seu delivery por meio do WhatsApp serão exibidos no mesmo painel dos demais pedidos, o que facilita (e muito!) todo o gerenciamento dos pedidos e da empresa!

2 – Configure uma mensagem automática no WhatsApp com link para seu cardápio

Aliado ao tópico anterior, é indispensável que você utilize o WhatsApp Business e configure uma mensagem automática que contenha o link para seu cardápio digital. Afinal, isso facilitará de uma forma muito significativa a organização do seu delivery, e também facilitará a utilização do cliente, que terá muito mais praticidade e comodidade para realizar o pedido.

Por exemplo, imagine a situação em que seu delivery já está com um público alto, e recebe todos os dias centenas de pedidos via WhatsApp. Nesse caso, será extremamente complicado responder todos os clientes, e exigirá muito tempo dos colaboradores do seu delivery, além de prejudicar o tempo de espera até receber o pedido.

Assim, criar uma resposta automática em seu WhatsApp Business que contenha um link para seu cardápio digital é uma alternativa muito interessante. Com isso, assim que enviar a mensagem seu cliente receberá de volta o cardápio digital para realizar o pedido, o que irá agilizar o atendimento de uma forma prática e eficiente.

Como consequência disso, seu delivery terá muito mais eficiência, aumentando a satisfação dos clientes. Além disso, ao utilizar o cardápio digital do InstaDelivery, seu comércio poderá desenvolver soluções para aumentar as vendas no cardápio, aplicando técnicas que agem para aumentar o ticket médio do seu delivery, e também serão apresentadas adiante!

3 – Tenha promoções específicas para o delivery

As promoções são importantes dentro de qualquer negócio, em especial no Brasil. O público brasileiro é constantemente atraído por promoções, mas é necessário que essas promoções sejam verdadeiras e relevantes para os usuários. Sendo assim, seu delivery precisa criar promoções que motivem o cliente.

Dessa maneira, é importante que seu delivery tenha promoções específicas para impulsioná-lo. Estas promoções devem ser diferentes do que existe em seu atendimento presencial (quando houver), para que o cliente realmente perceba a vantagem ao adquirir em seu delivery. Dito isso, veja a seguir algumas das possibilidades de promoção para seu cardápio digital:

  • Promoção do dia, com itens mais baratos a cada dia da semana;
  • Oferecimento de brindes para pedidos acima de um determinado valor;
  • Programa de fidelidade ou cashback.

Estas são as soluções que estão entre as mais utilizadas atualmente, e que certamente irão direcionar a sua empresa para o objetivo, que é atrair os clientes para o seu delivery online. Além disso, com o sistema do InstaDelivery, você poderá implementar estas promoções de forma simples e rápida.

Todos os três tipos de promoções e motivações para o cliente comprar em seu delivery podem ser encontrados no sistema do InstaDelivery, assim como habilitadas para executar isso de forma automática. Com isso, seu delivery ganha ainda mais tempo para atender os clientes, ao mesmo em que trabalha na atração e fidelização dos usuários!

4 – Trabalhe com item Upsell

Com o objetivo de aumentar o faturamento e o valor do ticket médio em seu delivery de refeições, a técnica de Upsell é muito utilizada, e sua utilização ocorre por causa dos resultados que traz para as empresas. Sendo assim, conhecer sobre a técnica e como utilizá-la em seu cardápio digital do InstaDelivery é muito importante.

Com o Upsell você poderá oferecer um item para o cliente sempre que ele clicar para fechar um pedido. Esse item pode vir com preço atrativo, e normalmente é um acompanhamento interessante para o seu nicho de produtos. Se você já foi a alguma das grandes redes de pedidos, certamente deve ter observado o uso desta técnica.

Principalmente nas grandes redes de fast food, como o Mc Donald’s e Burger King, o Upsell está sempre em utilização. Dessa forma, é comum que, ao fechar o pedido, o vendedor te ofereça batatas ou mesmo algum molho especial. Sendo assim, este tipo de ação costuma trazer resultados interessantes para os lojistas, e pode ser aplicado no seu cardápio digital do InstaDelivery.

Depois de preencher todo o seu cardápio digital no InstaDelivery, você poderá selecionar algum item do seu cardápio para ser aplicado nesta técnica. Com isso, o delivery deverá aumentar as vendas deste item do cardápio, assim como o valor do ticket médio do estabelecimento.

5 – Tenha uma boa presença em redes sociais

Para ter um bom delivery, assim como praticamente todos os outros tipos de comércio, as redes sociais são importantíssimas. Afinal, estas grandes redes deixaram de ser apenas coadjuvantes e utilizadas como lazer para se tornarem indispensáveis e utilizadas para a realização de vendas de produtos e serviços.

No caso do setor de alimentação e refeições, o Instagram certamente é a rede social mais importante da atualidade, uma vez que é a rede com maior utilização de fotos, e as fotos são indispensáveis para vender alimentos. No entanto, sempre que possível, trabalhe para desenvolver e fortalecer o seu comércio digital em outras redes sociais, como:

  • YouTube;
  • Tik Tok;
  • Facebook.

Apesar da necessidade de usar parte do seu tempo para fortalecer estas redes, os resultados costumam ser satisfatórios. Além disso, o sistema do InstaDelivery também conta com algumas facilidades para as suas redes sociais, como um banco de imagens para as redes e o próprio compartilhamento de links para seu cardápio digital.

6 – Invista em imãs de geladeira e entregue para os clientes nos primeiros pedidos

Uma dica interessante e eficaz que em diversos casos é subvalorizada é a confecção de imãs de geladeira para seus clientes, em especial para aqueles que estão realizando os primeiros pedidos. Este tipo de divulgação traz resultados interessantes para seu delivery, sob um custo considerado baixo.

Com a confecção e distribuição de imãs de geladeira para seu delivery, os clientes deixarão o seu contato fixado em um local muito visado, que é a geladeira. Dessa forma, será mais fácil encontrá-lo, e sua loja passará na visão do cliente em diversas ocasiões do dia, o que pode despertá-lo para realizar um pedido.

Além disso, o custo para confeccionar e distribuir os imãs é relativamente baixo. Com o sistema do InstaDelivery você já possui o formato e informações relevantes para isso pronto para impressão. Portanto, basta levar este modelo para a gráfica e realizar a impressão dos imãs para geladeira do seu delivery!

7 – Seja ativo no WhatsApp

Não há dúvidas em relação a importância do WhatsApp para os deliverys atuais. Justamente por isso, vamos destacar mais um tópico importante relacionado com o mensageiro, que é a necessidade de se manter ativo neste aplicativo, mantendo seu delivery em contato direto com os clientes.

Mais do que receber os pedidos em sua plataforma de delivery, o WhatsApp também deve ser aplicado para chamar a atenção dos clientes e motivá-los a realizar um pedido em seu estabelecimento. Para isso, é recomendado que você envie mensagens convidativas alertando sobre novidades, promoções e eventos que sejam relevantes para os usuários.

Com o sistema do InstaDelivery, você terá muitas facilidades para organizar seu WhatsApp e mantê-lo ativo todos os dias da semana. Afinal, o sistema conta com recursos que automatizam o envio destas mensagens, ou facilitam a seleção e configuração das mensagens enviadas. Por exemplo, confira abaixo alguns destes recursos presentes no sistema do InstaDelivery:

  • Envio de mensagens para clientes que não pediram há mais de 30 dias;
  • Envio de mensagens especiais para aniversariantes;
  • Base de dados de clientes com WhatsApp.

Portanto, com apenas alguns cliques você poderá enviar uma mensagem diretamente para o número de WhatsApp do cliente, alertando sobre promoções e até mesmo os procedimentos de produção e entrega dos pedidos do seu estabelecimento!

8 – Se possuir espaço físico, utilize este espaço para promover seu delivery!

Atualmente, não são todos os deliverys que possuem atendimento presencial. As dark kitchens se fortaleceram nos últimos anos, e é cada vez mais comum estabelecimentos que operam exclusivamente através do delivery. Apesar disso, se o seu comércio possui atendimento presencial, este é um ótimo espaço para divulgar o delivery!

Se você possui um salão com atendimento presencial, uma alternativa muito interessante é confeccionar flyers com um QR Code que direcione para seu cardápio digital. Este QR Code pode ser gerado através do sistema do InstaDelivery, e trará muita facilidade para seu cliente encontrar e acessar o cardápio digital, visto que a enorme maioria dos usuários estará com um celular próximo.

Com isso, os flyers podem ser entregues no momento do fechamento da conta, e você poderá também reforçar o convite para que o cliente conheça e acesse mais uma opção para comprar do seu estabelecimento. Além disso, você também poderá destacar este QR Code na fachada do estabelecimento, aumentando ainda mais a sua divulgação.

9 – Utilize ferramentas de automação de marketing

Se você já possui ou está pensando em montar um delivery, com certeza deve estar ciente de que o dia a dia de um dono deste tipo de comércio é corrida. Sendo assim, com a enorme quantidade de atividades que devem ser desempenhadas, a automatização de alguns processos é interessante, e com o sistema do InstaDelivery você poderá realizar algumas ações automáticas, que são:

  • Disparo de mensagens no dia do aniversário do cliente;
  • Envio de mensagens automaticamente para clientes que não pedem há mais de um mês.

Assim, seu comércio poderá realizar estas duas atividades importantíssimas de forma automática, economizando tempo e liberando o proprietário para realizar outras atividades que influenciam no fortalecimento do negócio. Ou seja, automatizar estas ações é muito vantajoso para a sua empresa!

10 – Utilize alguma forma de fidelização, como programa de fidelidade ou cashback

Mais uma ação muito interessante que pode ser utilizada pelo seu delivery e que trará resultados satisfatórios é a utilização de alguma forma de fidelização de clientes, como é o caso dos programas de fidelidade e de cashback. Estes recursos são muito aplicados atualmente, e isso se deve aos resultados que trazem para as empresas.

Dessa maneira, com o sistema do InstaDelivery você poderá utilizar o programa de fidelidade ou cashback para os clientes, permitindo ao usuário acumular pontos ou saldo que poderá ser utilizado para ganhar descontos ou mesmo brindes exclusivos do seu estabelecimento.

Este tipo de ação deve ser utilizado por qualquer delivery que deseja se destacar. Afinal, os clientes tendem a continuar comprando de você para acumular pontos, e a implementação destes programas não é complicada, em especial com o sistema do InstaDelivery!

11 – Utilize feriados e datas comemorativas em seu favor

Se você deseja aumentar as vendas e divulgar seu delivery, também é necessário estar atento em relação as datas comemorativas e feriados nacionais. Nesses momentos, as ações de marketing podem fazer total diferença, especialmente para atrair novos clientes para seu comércio.

Muitos clientes costumam consumir algo especial nas datas especiais, e seu delivery pode oferecer soluções que cativem o cliente e o motive a continuar comprando do seu estabelecimento mesmo fora das datas especiais. Sendo assim, nas datas a seguir, é fundamental que você realize ações especiais:

  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais.

12 – Faça parcerias com outros comércios da cidade

Outra ação muito interessante que trará resultados importantes para seu negócio é a realização de parcerias com outros comércios da sua cidade ou região. A parceria funcionará da seguinte forma: você divulgará um determinado comércio em sua loja ou redes sociais, e este comércio divulgado também atuará na sua divulgação.

Desta forma, vocês poderão crescer juntos, e é uma forma muito atrativa de crescer a popularidade do seu delivery. Além disso, seu delivery será divulgado em estabelecimentos de outra área de atuação, o que certamente trará novos clientes para a sua plataforma.

13 – Não subestime a importância de uma entrega rápida

Por fim, quem possui um delivery e deseja realizar as vendas com mais qualidade para faturar mais deve possuir uma entrega rápida e eficiente. As entregas são importantíssimas para qualquer delivery, e são decisivas para a satisfação dos clientes. Portanto, trabalhe para oferecer a melhor qualidade de entrega possível em seu delivery!

Mesmo optando por uma entrega própria ou terceirizada, você deverá atuar para garantir a velocidade e satisfação do cliente com isso. Portanto, investir nesta área é necessário, e nem sempre o mínimo será suficiente. Com isso, avalie sempre a qualidade das suas entregas e aja rápido para evitar qualquer tipo de insatisfação dos clientes. Afinal, a competitividade não para de crescer e seu objetivo é aumentar ainda mais as vendas do delivery!

Dessa foram apresentadas ao longo desta publicação 13 recomendações e dicas para melhorar e aumentar as vendas em seu delivery de refeições. Além disso, você também pôde acompanhar como o InstaDelivery pode ajudá-lo nestes momentos, trazendo muita praticidade e comodidade para os proprietários dos deliverys na hora de implementar as ações no dia a dia destes comércios.

Com a demanda cada vez maior e com um número de estabelecimentos que só cresce dentro do delivery de refeições e alimentos, é necessário se esforçar para aumentar as vendas e extrair tudo aquilo que seu delivery precisa. Sendo assim, é muito importante estar de olho e acompanhar todas as recomendações e novidades do mercado nacional e até mesmo internacional, para largar na frente da concorrência e conquistar novos clientes.

Ao aproveitar as 13 dicas citadas acima, certamente seu delivery passará por um ótimo crescimento, uma vez que as ações destacadas refletem a importância de ferramentas indispensáveis em nosso dia a dia, como o WhatsApp Business e redes sociais, assim como destacam pontos que vão contribuir de forma significativa no crescimento do seu delivery, como o oferecimento de promoções exclusivas e também melhorias na velocidade de entrega dos pedidos.

Além disso, também foi possível compreender como o InstaDelivery é uma ferramenta muito interessante e que com toda a certeza poderá ajudá-lo durante o período de crescimento e fortalecimento do seu delivery. Os recursos oferecidos por este sistema de PDV e delivery permitem a você implementar grande parte destas dicas com extrema facilidade, reunindo mais tempo para a tomada de decisões estratégicas e até mesmo o descanso merecido dos proprietários de deliverys.

O InstaDelivery também conta com mais um diferencial muito atrativo, que é o preço. Afinal, você poderá utilizar a versão completa do nosso sistema de forma inteiramente gratuita, até atingir o faturamento de R$ 2 000,00 mensais. Acima deste faturamento, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores que cabem no seu bolso, você poderá aproveitar um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país, desfrutando de toda a liberdade que sua própria plataforma pode oferecer ao mesmo tempo em que reduz os valores com comissões para os apps de delivery!

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