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Como Montar um Delivery? Açaí, Pizza, Hambúrguer e Muito Mais!

Nos últimos anos, o país tem enfrentado uma crise econômica, que dificulta a busca por novos empregos e demandam soluções criativas por parte da população para continuar conquistando dinheiro. Além de se aprimorar profissionalmente, empreender é uma solução muito interessante e que também pode ser utilizada para gerar renda adicional ou mesmo principal.

Sendo assim, é cada vez maior o número de pessoas que deseja empreender no Brasil, e essa necessidade faz com que os novos empreendedores procurem opções com investimento relativamente baixo e que possuam uma boa aceitação por parte da população. Entre estas opções, o setor de alimentação e delivery é sempre uma ótima alternativa.

Afinal, a alimentação sempre estará em evidência em qualquer lugar do mundo, uma vez que todas as pessoas precisam comer e é sempre uma boa opção para entretenimento e passeios. Dessa forma, investir em um negócio de alimentação é uma ótima saída para gerar renda adicional ou mesmo se tornar a sua fonte principal de renda.

Assim, serão apresentados a seguir 12 passos para você montar o seu delivery do zero, incluindo as etapas de planejamento que devem ser trabalhadas para que seu negócio possua o melhor rendimento possível. Além disso, você também poderá entender como os cardápios digitais e outras soluções para delivery do InstaDelivery são importantes para o desenvolvimento deste tipo de empreendimento, e como você deve usá-lo para obter os melhores rendimentos!

1 – Escolha o tipo de comida que você quer vender

O primeiro passo para iniciar a sua jornada no ramo de alimentação e delivery é escolher qual o tipo de comida que você deseja vender em seu estabelecimento. Mesmo sendo o ponto de partida do seu negócio, é possível classificar esta decisão como uma das mais importantes, e que fará total diferença no sucesso do seu empreendimento.

Dessa maneira, é extremamente importante que você considere alguns pontos para realizar a sua escolhe, e essa decisão pode estar pautada em dois tópicos fundamentais, que são a necessidade da sua região e também a sua experiência com o setor.

Em relação às necessidades da região, o primeiro passo é avaliar quais são os comércios que já existem deste setor na sua cidade, o que chamamos de benchmarking. Assim, você e sua empresa poderão optar por uma área que não esteja saturada no mercado, e que possua espaço e potencial de crescimento.

Da mesma forma, é recomendado que você opte por uma área que tenha bastante busca, uma vez que isso irá facilitar o processo de fortalecimento de clientes. Confira a seguir algumas das áreas que possuem mais saída no setor de alimentação e delivery no Brasil:

  • Pizzarias;
  • Hamburguerias;
  • Esfiharias e comida árabe;
  • Sushi e comida japonesa.

Além disso, outro ponto muito importante e que pode pautar a decisão sobre o segmento de atuação do seu delivery é a sua experiência com o setor. Ou seja, se você possui experiência em uma destas principais áreas destacadas, com certeza isso irá ajudá-lo, e a área passa a ser uma das primeiras escolhas. No entanto, se o aporte inicial para seu delivery é maior e você irá contratar um profissional, a melhor saída é escolher um segmento que possua mercado em sua cidade.

2 – Escolha a localização

Depois de definir com o que seu delivery trabalhará, o passo seguinte é definir a localização do seu estabelecimento. Uma vez que trabalharemos com o processo de delivery, o foco principal desta decisão está no processo de entrega. Ou seja, a localização do seu delivery não precisa estar em grandes centros, mas precisa ser estratégica para acelerar o processo de entrega.

Perceba que você também poderá trabalhar com atendimento presencial (inclusive, trataremos disso no próximo tópico!) Apesar disso, o foco no delivery possui alguns benefícios interessantes, em especial para quem está começando, como:

  • Redução de custos com aluguel;
  • Redução de custos com salão;
  • Menores custos com colaboradores (especialmente atendentes);
  • Menor investimento inicial.

Assim, o delivery permite a você iniciar um negócio com um menor investimento, o que se torna muito importante para pessoas que estão iniciando a jornada no mundo do delivery.

Até mesmo as dark kitchens podem ser consideradas no início deste processo de atendimento do seu delivery. As dark kitchens, que também são denominadas cloud kitchens são cozinhas profissionais que não possuem salão para atendimento presencial, e podem ser divididas entre dois deliverys que operem em horários diferentes, por exemplo. Com isso, você poderá utilizar equipamentos profissionais com um custo reduzido, o que também é interessante.

Sendo assim, para escolher o local de instalação do seu delivery, é importante pesar no processo de entrega, no orçamento disponível e também nas suas intenções de expansão para o negócio. Afinal, tudo isso deve ser pensado antes de iniciar as operações!

3 – Determine se trabalhará somente com delivery ou com atendimento presencial

No tópico anterior foram destacados os benefícios de atuar somente com o delivery. Apesar disso, oferecer um atendimento presencial também pode ser muito interessante para a sua empresa, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento da marca e divulgação. Portanto, veremos a seguir alguns pontos positivos para quem deseja trabalhar com o delivery e atendimento presencial.

O primeiro ponto que deve ser pensado é o investimento inicial disponível. Se o processo de início das operações da sua empresa possui um investimento menor, o delivery é a opção vantajosa. Por outro lado, se o investimento disponível é um pouco maior, iniciar as operações com o atendimento presencial pode ser uma alternativa muito interessante.

Em ambos os casos, lembre-se de pensar quais são os seus planos para o futuro do negócio, uma vez que esta escolha irá influenciar praticamente tudo o que está relacionado com o seu delivery, como é o caso dos colaboradores, localização e até mesmo equipamentos e produtos utilizados.

4 – Abra a sua empresa e verifique as licenças necessárias

Após definir estas informações importantes sobre o negócio, chegou a hora de abrir sua empresa e verificar quais são as licenças necessárias. É certo que toda empresa precisa de um CNPJ para operar, e isso foi simplificado com a chegada do Microempreendedor Individual (MEI). Além de outros benefícios, o MEI pode ser aberto rapidamente, o que facilita de forma considerável a abertura de uma empresa.

Além disso, o MEI pode trazer outros benefícios em relação a impostos para a sua empresa. No entanto, você deve ficar de olho em algumas desvantagens, como a possibilidade de possuir apenas um funcionário em sua empresa. Dessa forma, avalie a vantagem de utilizar o MEI em seu delivery, assim como as demais licenças necessárias, que irão variar de acordo com a necessidade e utilização do seu delivery! Nesse momento, pode ser interessante procurar a ajuda de um profissional!

5 – Inicie o processo de produção do cardápio

Depois de definir tudo o que é importante em relação ao segmento de atuação do seu estabelecimento como instalação, investimento e localização, chegou a hora de iniciar as etapas relacionadas ao fortalecimento da sua empresa. Para isso, o primeiro passo é realizar a definição da lista de produtos oferecidos, ou seja, definir seu cardápio! Nesta etapa, defina alguns grupos importantes para seu menu, como:

  • Pratos principais;
  • Bebidas;
  • Sobremesas;
  • Acompanhamentos.

Para realizar esta seleção, é de grande importância que você relacione os produtos com a sua área. Dessa forma, trabalhe para desenvolver um cardápio sucinto e que possua produtos e benefícios que agradem o cliente de todas as formas possíveis. É claro que você pode (e deve) realizar alterações no seu cardápio digital de acordo com a saída dos produtos, mas é muito importante iniciar o processo com um cardápio interessante e que cative os clientes do seu negócio.

Neste momento, outra ação muito importante é observar o que a concorrência oferece para os clientes. Isso pode ser um belo parâmetro para montar os produtos do seu delivery, assim como definir o que será melhorado e também quais serão os diferenciais que estarão presentes em seu cardápio. Vale destacar também que será muito importante utilizar um cardápio digital, mas dedicaremos um tópico exclusivo para esta etapa!

6 – Atenção com a precificação dos itens

Depois de definida a relação de itens que será utilizada em seu delivery, chegou a hora de precificar os itens. Neste momento, é muito importante determinar os custos de cada item, assim como os demais insumos necessários para precificar corretamente os produtos. Dessa forma, veja a seguir alguns dos custos que devem ser determinados para precificar corretamente seus produtos:

  • Ingredientes de qualidade para o produto;
  • Embalagens;
  • Custos fixos (aluguel e colaboradores).

Dessa forma, é muito importante considerar todos os custos que fazem parte do processo de produção dos seus itens. Em alguns casos, esquecemos de contabilizar os custos de instalação e até mesmo das suas embalagens, e isso irá prejudicar a sua margem de lucro final.

Para ter um parâmetro interessante no processo de precificação dos seus produtos, uma alternativa muito interessante é utilizar a regra dos 35%. Neste caso, você deverá ter o cuidado para evitar que os custos do item não superem 35% do valor de venda do produto. Assim, seu delivery poderá se manter saudável e você irá colher os resultados desejados.

A precificação é uma etapa muito importante para seu delivery. Portanto, dedique-se neste momento, que poderá fazer total diferença no fortalecimento da sua empresa!

7 – Crie a identidade visual e redes sociais da empresa

Após completar as etapas de concepção e precificação do cardápio do seu delivery, chegou a hora de trabalhar na criação da identidade visual para seu delivery. Para isso, o primeiro passo é escolher o nome da sua empresa e criar a logo. A logo pode ser feita por você mesmo, desde que possua tempo disponível e também conhecimento sobre alguma ferramenta para edição de imagens.

No entanto, se você não possui tempo hábil e dispõe de orçamento suficiente, é interessante contratar um profissional da região para trabalhar nesta arte, uma vez que a logo será utilizada na internet e também em todas as redes sociais da sua empresa.

Falando em redes sociais, chegou a hora também de criar as suas redes e começar a fortalecer o delivery nas principais redes sociais. Algumas redes interessantes para seu negócio são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Tik Tok;
  • YouTube.

Sem dúvidas, o Instagram é a rede social mais importante da atualidade para quem deseja trabalhar com um delivery de refeições. Afinal, esta rede trabalha com foco em imagens, e as imagens são fundamentais para quem deseja vender comida. Além disso, o Facebook possui um público muito ativo e que também reflete nas vendas do seu delivery.

As outras redes sociais, como Tik Tok e YouTube também devem ser exploradas se você possuir tempo hábil, uma vez que todas estas redes serão importantes para o fortalecimento da sua empresa. Sendo assim, trabalhe no máximo de redes sociais possíveis, e será refletido na quantidade de clientes para o seu delivery online!

8 – Cadastre o delivery no Google My Business

Se você está pensando em trabalhar com um delivery na internet, certamente reconhece a importância desta rede mundial para vender mais. Assim, com certeza sabe que o Google é uma fonte importantíssima de informações, e que poderão ajudá-lo a levantar ainda mais o seu delivery de refeições.

Uma destas formas de impulsionar o seu delivery na web é realizar o cadastro no Google My Business (ou Google Meu Negócio, em português). Esta ferramenta, que possui uma série de recursos interessantíssimos e gratuitos irá permitir e facilitar a busca pelo seu delivery na internet, o que com certeza trará mais credibilidade e confiança para os clientes.

Por exemplo, o cadastro no Google My Business possibilita ao seu delivery ficar visível no Google Maps, facilitando a vida de clientes que desejam encontrá-lo na internet. Além disso, com este cadastro, seu delivery irá aparecer na lista de comércios disponíveis na cidade, que aparece sempre que o cliente realizar uma busca na cidade ou na sua categoria de negócio.

Dessa forma, em função da importância que o Google My Business possui e de pelo fato de a ferramenta ser gratuita, é muito interessante que você aproveite ao máximo os seus recursos, impulsionando o seu delivery e garantindo que cada vez clientes encontrem a sua empresa na internet.

9 – Configure um WhatsApp Business

Sem dúvidas, o WhatsApp faz parte do seu dia a dia. Afinal, o mensageiro se desenvolveu rapidamente ao longo dos últimos anos, e tornou-se a grande referência no Brasil no que diz respeito à troca de mensagens instantâneas. Sendo assim, é muito importante que você utilize este mensageiro em seu delivery, para atrair novos clientes e também para facilitar a comunicação com estes usuários.

Para isso, a melhor saída é criar um WhatsApp Business para a sua empresa. O WhatsApp Business é a ferramenta desenvolvida pelo mensageiro para realizar a troca de mensagens instantâneas. Assim, esta versão do WhatsApp, que também é inteiramente gratuita, permite ao lojista usufruir de recursos e ferramentas que auxiliam no dia a dia de um delivery, como:

  • Respostas automáticas;
  • Mensagens de ausência;
  • Resposta rápida;
  • Horário de funcionamento.

Portanto, para que seu delivery possa interagir com o cliente da melhor maneira possível, a configuração de um WhatsApp Business é extremamente importante, e você poderá fazer isso de maneira fácil e prática. Além disso, como já ressaltamos, o mensageiro pode ser utilizado de forma gratuita, não trazendo nenhum tipo de custo a mais para a sua empresa!

10 – Crie e utilize um cardápio digital

Mais uma utilização importantíssima da internet para seu delivery online são os cardápios digitais, e você não pode deixar de utilizá-los em seu novo delivery. Afinal, os cardápios digitais facilitam (e muito!) a realização de pedidos pelos clientes, além de trazer uma série de benefícios para os lojistas e proprietários do delivery.

Para o cliente, o principal destaque em relação aos cardápios digitais é a facilidade de realização dos pedidos. Esta facilidade é encontrada desde o acesso ao cardápio digital da empresa, que pode ser feito em apenas um clique ou scanner do QR Code, até a escolha e finalização do pedido, que é clara e objetiva.

Por sua vez, os proprietários de delivery encontram diversas vantagens a partir da utilização de um cardápio digital e de um sistema de delivery. Só para exemplificar, confira a seguir algumas destas vantagens competitivas que um cardápio digital pode trazer para a sua empresa:

  • Facilidade de realização dos pedidos;
  • Maior controle do recebimento dos pedidos;
  • Facilidade de pagamento dos pedidos pelo cliente;
  • Disponibilidade de relatórios financeiros e de vendas;
  • Utilização de QR Codes para acessar o cardápio.

Sendo assim, é muito importante que seu delivery busque uma solução de cardápio digital para o dia a dia, e o InstaDelivery te oferece tudo isso e muito mais! Sendo um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país, você encontrará tudo o que é necessário para o desenvolvimento do seu delivery em nossa plataforma, de uma forma muito prática e de fácil utilização.

Além disso, o preço é mais um grande diferencial do InstaDelivery. Afinal, você poderá utilizar nosso serviço gratuitamente, até atingir o faturamento de R$ 2000,00 mensais. Acima deste faturamento, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores que cabem no seu bolso, você poderá aproveitar uma série de benefícios para sua empresa, e largar na frente de uma concorrência cada vez mais acirrada!

11 – Faça o cadastro no iFood

Mais um passo importante para o sucesso do seu delivery é realizar o cadastro no iFood. Apesar de o iFood (assim como outras plataformas concorrentes) cobrarem comissões significativas sobre cada venda, é interessante que você inicie as operações trabalhando também com este marketplace. Afinal, o iFood é o maior marketplace de delivery do país e conta todos os dias com milhões de usuários.

Este enorme volume de usuários é importante para gerar fluxo de clientes em seu delivery, e também pode ser utilizado para divulgar sua plataforma e atrair novos clientes. Por exemplo, é possível enviar um flyer contendo um QR Code para seu cardápio digital para todos os clientes que realizarem pedidos via iFood, e isso pode ser uma bela maneira de atrair novos usuários para a sua empresa!

12 – Comece a operar e promover seu delivery

Depois de seguir estes passos, chegou a hora de colocar em prática e iniciar as operações do seu delivery! Neste momento, é muito importante atuar de forma ativa no marketing e também em promoções, que possuem o objetivo de atrair novos clientes para a sua empresa. Atuar nas redes sociais também é fundamental neste momento, assim como investir em outros meios de divulgação.

Por exemplo, é muito importante que você divulgue seu novo negócio no WhatsApp (empresarial e também pessoal), compartilhe e peça para que seus amigos e familiares divulguem a empresa, assim como qualquer tipo de ajuda. Você também pode conferir outras maneiras de aumentar as vendas em seu delivery, para alavancar ainda mais seu negócio e decolar de vez no setor de alimentação e delivery!

Dessa maneira, foram apresentados ao longo desta publicação 12 passos importantíssimos para criar um delivery de sucesso. Todas as dicas aqui apresentadas são de grande importância para quem deseja iniciar no setor de alimentação e delivery, assim como obter êxito neste setor cada vez mais concorrido.

Certamente, o delivery apresenta uma gama de benefícios para quem o utiliza, mas também é necessário muito esforço e dedicação por parte dos lojistas para obter os melhores resultados possíveis. Para isso, você pode contar com as soluções de cardápio digital do InstaDelivery, assim como todos os outros recursos que nossa plataforma pode te oferecer!

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