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Como Rastrear o desempenho da Sua Campanha no Facebook e Instagram Utilizando Pixel

Diante do aumento da concorrência no setor de delivery no Brasil, é cada vez mais importante que você utilize todas as redes possíveis para vender mais e alcançar novos clientes. Para isso, você pode utilizar as campanhas publicitárias do Facebook e Instagram, que possuem um efeito muito interessante na prospecção de novos clientes e também permitem a você alcançar novos usuários da sua plataforma.

Esta publicação possui como objetivo fornecer um passo a passo detalhado para rastrear o desempenho das suas campanhas no Facebook e Instagram utilizando o Pixel, e foi produzido através de uma parceria entre o InstaDelivery e a Alphon tecnologia. Você também poderá conferir este tutorial na forma de vídeo, que está localizado logo abaixo!

1 – Adquira um domínio

O primeiro passo para criar e monitorar suas campanhas no Facebook e Instagram utilizando o Pixel é criar o seu domínio na internet. Seu domínio na internet pode ser entendido como a sua identidade na rede mundial, e esta identificação é indispensável para a realização das campanhas no Facebook e Instagram, uma vez que estas redes realizam uma verificação de domínio antes de qualquer campanha e não permitem que você utilize um outro domínio para seu delivery online, como o próprio link do cardápio digital do InstaDelivery, por exemplo. Ou seja, se você possui uma empresa com nome de “Pizzaria do João”, será necessário possuir um domínio com o nome da sua empresa para realizar as campanhas nas redes citadas.

Depois de entendermos a necessidade de possuir o seu próprio domínio na internet, partimos para a segunda dúvida: onde criar meu próprio domínio? E o InstaDelivery oferece esta solução para você! Através do nosso plano Gold, que possui o valor de R$ 179,90 por mês, realizamos toda a configuração do seu domínio próprio, além de disponibilizar um acesso a um grupo exclusivo no WhatsApp, que conta com os gerentes e diretores do InstaDelivery. Você também poderá realizar este processo por conta própria, registrando seu domínio em plataformas como o hostgator ou GoDaddy. Para a sequência da nossa publicação, é indispensável que você possua seu próprio domínio na internet.

2 – Configurar o Pixel

Depois de registrar seu domínio e configurá-lo da maneira correta, o próximo passo é configurar o Pixel do seu estabelecimento. O Pixel é uma espécie de código fornecido pelo Facebook e Instagram no formato de números que permitem ao proprietário do restaurante ou delivery rastrear a jornada do cliente em seu cardápio digital. Sendo assim, para continuarmos com nossa configuração de rastreamento via Pixel das campanhas nas redes sociais citadas, é necessário criar o ID Pixel do seu estabelecimento. Novamente, não entraremos no processo de criação do ID Pixel do seu estabelecimento, visto que ainda temos vários assuntos importantes e o conteúdo ficaria ainda maior com todos os detalhes.

Terminada a configuração e conhecido o seu ID Pixel, é importante que você acesse o dashboard do InstaDelivery e dentro das opções de configurações Gerais, insira este ID no campo “ID Pixel Facebook”. Feito isso, toda a jornada do cliente através do seu cardápio digital do InstaDelivery será exibida no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

3 – Crie sua campanha de conversão ou tráfego para o cardápio digital do InstaDelivery

Depois de configurarmos adequadamente nosso próprio domínio e também inserir o ID Pixel do Facebook/Instagram no painel de configurações do InstaDelivery, o próximo passo será criar a sua primeira campanha! Para isso, você deverá acessar a página da sua empresa no Facebook e procurar pelas campanhas. As campanhas são importantíssimas para o sucesso do seu delivery no Facebook e Instagram, e é nesta etapa que você deverá fornecer o direcionamento das ações, ou seja, se você deseja obter mensagens via WhatsApp, direcionamento para o seu cardápio digital ou ainda fortalecimento da marca, esta é a hora de escolher!

O painel de campanhas do Facebook possui três opções diferentes, que são as campanhas propriamente ditas, direcionando as ações da sua empresa e também o público, como idade, gênero, raio de atuação e assim por diante. Já a seção de anúncios é destinada ao compartilhamento de vídeos e fotos patrocinados do seu delivery. A última opção é formada pelo conjunto de anúncios, que possuem a mesma finalidade da opção anterior.

Dentro da opção Campanhas, o primeiro passo é selecionar a opção Criar, para que possamos dar início à campanha do seu delivery online. Feito isso, será necessário selecionar o objetivo da sua campanha na rede social, que deverá pertencer a um dos três grupos principais: Reconhecimento, Consideração e Conversão.

  • Reconhecimento: Reconhecimento da marca e Alcance;
  • Consideração: Tráfego, Engajamento, Instalações do aplicativo, Visualizações do vídeo, Geração de cadastros e Mensagens; e
  • Conversão: Conversões, Vendas do catálogo e Tráfego para o estabelecimento.

Para o caso específico do nosso cardápio digital e domínio, devemos optar pela opção Conversões. Assim, selecione o item correspondente e clique em Continuar. Feito isso, você abrirá outra aba do painel de campanhas, que explicaremos em detalhes a seguir, e está representado na imagem abaixo:

No lado esquerdo da imagem, você pode perceber as três opções que havíamos informado na seção anterior (Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncio), de uma forma hierarquizada. Esta hierarquização é extremamente importante, uma vez que mostra as dimensões da sua campanha no Facebook e Instagram ao mesmo tempo que permite uma customização detalhada. Por exemplo, dentro da sua primeira campanha, será possível criar conjuntos de anúncios direcionados especificamente para cada faixa-etária, ou para cada gênero, ou para cada região do seu raio de atuação. Ou seja, as opções são muito completas, indicando também a importância da correta configuração destas campanhas.

No campo localizado na porção central do menu, preencha o nome da sua campanha como preferir e podemos prosseguir na etapa de configuração. Observe também todas as outras opções de configuração disponíveis, mas não precisaremos alterar nenhuma informação nestes instante. Basta selecionar o objetivo da campanha e o nome desejado.

Feito isso, selecione a opção Novo conjunto de anúncios para que possamos continuar o processo de criação das campanhas, realizando a segmentação do público da campanha. O menu exibido seguirá o seguinte formato:

Na parte direita do seu menu de configuração do conjunto de anúncios há uma estimativa de público atingido pela sua campanha, assim como os resultados das conversões geradas pelo conjunto até aquele momento (perceba que, como ainda não delimitamos o público alvo da campanha, os números ainda estão vagos).

Para o tipo de conversão, selecione Site como a localização do evento de conversão, uma vez o objetivo da campanha é redirecionar o cliente para o domínio da sua campanha. Logo abaixo deste campo, você irá encontrar a opção Pixel. Nesta janela, estará indicado o número do Pixel da sua campanha e qual a ação. No campo da ação, selecione a opção Compras!

Na sequência, você irá configurar o orçamento e programação da sua campanha. Neste menu, você deverá selecionar o orçamento disponibilizado para a realização da sua campanha, assim como a programação das suas ações, que podem ser escolhidas dia a dia ou através de um período estabelecido.

Feito isso, no campo de localizações você deverá selecionar a cidade na qual deseja oferecer os anúncios do seu delivery online, a idade do público alvo e também o seu gênero. Pense bem nestas variáveis antes de iniciar a campanha, visto que estes parâmetros farão total diferença nas conversões do seu conjunto de anúncios.

Terminada a configuração do seu conjunto de anúncios, a última etapa será a configuração do seu anúncio propriamente dito, que é o foco da nossa publicação de hoje! Apesar disso, esta etapa é bem simples, e você só deverá se atentar a alguns pequenos detalhes.

No campo Identidade, você deverá selecionar a página do seu delivery no Facebook. Na sequência, você poderá escolher manualmente a conta do Instagram do seu delivery (é muito provável que a conta esteja pré-selecionada automaticamente, bastando ao usuário confirmar o endereço da conta). No campo de configuração do anúncio, selecione o tipo de anúncio que você deseja oferecer, como imagem ou vídeo único, carrossel e até mesmo uma coleção de imagens ou vídeos. Em seguida, adicione a mídia do seu anúncio, o texto principal e também o título do anúncio. Por fim, no campo Chamada para ação, selecione a opção “Pedir agora” e insira a URL do seu site na opção destino. Essa URL será responsável por realizar o direcionamento dos clientes para o seu domínio criado no primeiro passo!

No lado direito da aba, você pode verificar uma prévia do seu anúncio, realizando os ajustes conforme necessário. Terminada esta etapa, verifique se os campos mencionados foram preenchidos corretamente e publique o seu anúncio!

Desta maneira, foi apresentado ao longo desta publicação um passo a passo para rastrear o desempenho da sua campanha no Facebook e Instagram utilizando o Pixel. Como foi destacado e discutido em diversas oportunidades, promover seu delivery online é uma forma muito importante e interessante de se destacar em meio a um cenário cada vez mais competitivo. Dentro deste cenário de divulgação, utilizar as campanhas do Facebook e Instagram, duas das principais redes sociais da atualidade, é muito interessante, uma vez que você pode configurar estas campanhas da forma que preferir. Além disso, você também pode rastrear suas campanhas nestas redes sociais utilizando o Pixel, uma espécie de identidade das suas campanhas nas redes sociais.

Diante disso, podemos perceber novamente a importância do InstaDelivery para o fortalecimento do seu delivery online. Isso porque, além do cardápio digital que é parte indispensável das suas campanhas no Facebook e Instagram, o InstaDelivery possui dezenas de outros recursos e ferramentas para auxiliar na organização e realização de vendas em seu delivery. Um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do mercado, o sistema do InstaDelivery pode ser utilizado em sua versão completa gratuitamente, desde que o seu estabelecimento venda menos de R$ 2 000,00 mensais através da nossa plataforma. Acima deste faturamento, você paga apenas R$ 59,90 por mês para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores totalmente acessíveis você pode aproveitar todos os benefícios do sistema do InstaDelivery, diminuindo as comissões com aplicativos de delivery e aproveitando todos os benefícios que a sua própria plataforma de delivery pode proporcionar.

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