Ao discutir toda a competitividade no setor de alimentação e delivery, chegamos na conclusão de que é muito necessário desenvolver soluções e atuar na redução de custos e aumento da eficiência nos processos, para que seu delivery se destaque em meio a uma concorrência extremamente acirrada e possa atrair e fidelizar os clientes.
Apesar disso, reduzir custos e aumentar a eficiência não é nada fácil. Afinal, essas ações necessitam de um belo planejamento e estratégias bem definidas pelo delivery, que deverá entender o que está acontecendo no estabelecimento e também o que deve ser feito para melhorar (ou amenizar) cada situação. Para isso, é necessário monitorar tudo o que ocorre no dia a dia de seu delivery.
A observação do dia a dia do estabelecimento é muito importante, uma vez que pode trazer indicadores e percepções que estão além dos números. No entanto, as métricas e indicadores do seu delivery são fundamentais, e devem ser a base da tomada de decisão da empresa. As métricas para delivery são parâmetros importantíssimos e estratégicos, que servem para destacar pontos que estão dando certo, assim como aqueles que precisam de atenção e melhorias.
Sendo assim, serão apresentadas a seguir 12 métricas importantíssimas e que você precisa avaliar em um delivery de refeições, ressaltando também algumas formas de avaliar estas métricas. Além disso, você também poderá acompanhar como o InstaDelivery também auxilia neste monitoramento, assim como atua na organização e eficiência do delivery!
12 métricas para avaliar em seu delivery!
Como foi destacado no início da publicação, as métricas, que também podem ser denominadas indicadores-chaves de desempenho ou KPIs (Keys Performance Indicator) são resultados do seu delivery que devem ser utilizados para realizar a tomada de decisão da empresa. Sendo assim, confira a seguir 12 das principais métricas para seu delivery.
1 – Custos Fixos
Sem dúvidas, os custos devem ser monitorados de perto por qualquer delivery de sucesso. Afinal, os valores que são investidos em um delivery são fundamentais para determinar a lucratividade da empresa, assim como determinar o preço de venda dos produtos.
Entre os custos relacionados com os deliverys, o primeiro que deve ser determinado é o custo fixo da empresa. O custo fixo representa todas as despesas que estão presentes em um delivery, mesmo que não sejam realizadas vendas neste período. Sendo assim, os custos fixos contemplam despesas com aluguel, salários dos colaboradores, impostos e outras obrigações tributárias.
Nesta seção de custos fixos também podem ser incluídos contratos com plataformas e até mesmo outros serviços, desde que executados de forma fixa. Monitorar estes custos é indispensável, e muitas vezes os custos fixos são esquecidos pelos deliverys. Portanto, não deixe de considerar esta variável em seu delivery, uma vez que deve ser utilizada para precificar os itens do seu estabelecimento.
2 – Custos Variáveis
Tão importantes quantos os custos fixos são os custos variáveis. Apesar disso, calcular estes custos normalmente exige mais atenção por parte do delivery, uma vez que os custos oscilam periodicamente. Assim como os custos fixos, os variáveis também devem ser utilizados para a precificação em seu delivery, e monitorados de perto por um delivery de sucesso.
A principal diferença entre os dois custos é que o custo variável está condicionado a realização das vendas. Entre os principais custos variáveis para um delivery, devem ser considerados os alimentos adquiridos para a produção da refeição, embalagens, custos de entrega e todas as outras variáveis que não foram consideradas como custos fixos.
Embora seja mais difícil considerar todos os custos variáveis em seu delivery, é fundamental considerá-los. Afinal, quanto melhor este controle, melhor serão os resultados do seu estabelecimento. Além disso, é possível calcular os custos variáveis uma vez e utilizá-lo durante um período maior, mas tome cuidado com as variações que podem ocorrer nestes custos.
3 – Custo de Mercadoria Vendida
A combinação de custos variáveis é utilizada para calcular o custo de mercadoria vendida, também representado pela sigla CVM. O CVM pode ser entendido como o valor gasto para produzir cada item do seu cardápio digital. Sendo assim, será necessário determinar o valor do CVM para cada produto vendido!
Além disso, é indispensável atualizar o valor do CVM periodicamente. Afinal, o custo de mercadoria vendida é dependente dos custos variáveis, que estão sujeitos a variação diariamente. Portanto, fique sempre de olho nesta variável, que pode ser muito importante para as vendas ou mesmo para a lucratividade da sua empresa.
O custo de mercadoria vendida pode até mesmo ser utilizada para determinar o preço de venda dos seus produtos. Para uma boa lucratividade da sua empresa, é fundamental que este custo não ultrapasse 35% do valor de venda do seu produto. Assim, é possível determinar o preço de venda com base no CVM, ou monitorar sempre o CVM para garantir que esta métrica esteja dentro dos valores ideais.
4 – Lucro Bruto
O lucro bruto é mais um indicador muito importante que deve ser avaliado em um delivery de refeições. Afinal, esta métrica é um parâmetro utilizado para controlar os gastos e determinar a necessidade de alterações em sua empresa. O lucro bruto é calculado como a diferença entre a receita total gerada pelo delivery e os custos por mercadorias vendidas.
Sendo assim, é indispensável acompanhar o lucro bruto de um delivery, uma vez que deste lucro ainda serão deduzidas outras despesas, como os custos fixos. Ao avaliar este indicador de desempenho, é possível traçar estratégias para aumentá-lo, uma vez que a diferença entre o lucro bruto e os custos fixos serão o lucro líquido do seu delivery!
Além disso, é importante ressaltar que os lucros estejam de acordo com as intenções do seu delivery. Por exemplo, é possível obter uma lucratividade líquida pequena, caso o seu estabelecimento esteja investindo em infraestrutura e marketing. No entanto, esta variável deve estar sob controle para evitar qualquer tipo de imprevisto!
5 – Distribuição das formas de recebimento
Ao falarmos em lucro bruto de um estabelecimento, é necessário determinar a receita líquida do comércio, e esta receita depende também das formas de recebimento utilizadas em seu delivery. Afinal, seu delivery deve oferecer a maior variedade de formas de recebimento possível, e cada uma destas formas está associada com um prazo de recebimento!
Por exemplo, pagamentos recebidos no cartão de crédito possuem um prazo maior para resgate, assim como uma taxa de recebimento pela operadora da sua maquininha de cartão. Já os pagamentos realizados via pix e em dinheiro são creditados na hora, e não possuem taxas envolvidas.
Para um delivery organizado, é necessário avaliar quais são as formas de pagamento mais utilizadas em seu estabelecimento, visto que isso irá impactar não só nos valores recebidos, mas também no prazo de recebimento. Assim, ao considerar essa variação de formas em seu delivery, a empresa não terá nenhum imprevisto relacionado com o fluxo de caixa do negócio!
6 – Distribuição de vendas por canais
Da mesma forma que é importantíssimo compreender quais são as principais formas de recebimento do seu delivery, também é fundamental entender de quais canais de vendas seu delivery está coletando dinheiro. Isso o ajudará não só a gerenciar melhor o arrecadamento, mas também a trabalhar em ações e promoções para incentivar os clientes destas plataformas.
Em diversas publicações você pôde conferir a importância de utilizar a sua própria plataforma de delivery, em função dos benefícios que isso trará para o futuro da sua empresa. Dessa forma, ao saber quais são os canais de vendas mais efetivos do seu delivery, será possível investir na divulgação através destes canais.
Além disso, é possível desenvolver ações de marketing exclusivas para os canais de vendas mais eficientes, atraindo novos clientes ou ainda fidelizando os já existentes. Mesmo com a centralização do recebimento dos pedidos, como o oferecido pelo InstaDelivery, é muito importante que você compreenda de onde vêm estes recebimentos!
7 – Ticket Médio
Mais uma variável de grande importância e que deve ser analisada em seu delivery de refeições é o ticket médio do estabelecimento. O ticket médio representa a razão entre a receita líquida do delivery e o total de pedidos recebidos. Ou seja, o ticket médio representa o valor médio gasto em cada pedido.
Ao aumentar o ticket médio de seu delivery, é possível arrecadar mais dinheiro com uma menor quantidade de vendas. Utilizando o mesmo raciocínio, para alcançar o mesmo faturamento com um ticket médio menor, será necessário mais pedidos.
Monitorar o ticket médio é parte da gestão financeira do seu estabelecimento, e ao conhecer este valor será possível traçar estratégias para aumentá-lo, como o oferecimento de promoções e combos. Sendo assim, o ticket médio é mais um indicador de desempenho importante para gerenciar seu delivery de refeições da melhor forma possível.
8 – Percentual de entregas no prazo
É claro que monitorar as variáveis financeiras em seu estabelecimento é a parte mais importante. Apesar disso, esses não são os únicos indicadores, e existem fatores de grande relevância para um delivery que não estão diretamente relacionados com o dinheiro. Um destes fatores são as entregas.
A etapa de entrega é fundamental para o sucesso de qualquer delivery. Afinal, esta é uma etapa que pode exigir uma quantidade significativa de tempo e que impacta na satisfação dos clientes de seu delivery. Para monitorar a qualidade das entregas, existem diversas possibilidades, como o percentual de entregas no prazo.
Ao determinar um tempo médio de entrega para cada região, é indispensável cumprir este prazo, a fim de evitar insatisfações do cliente e garantindo que tudo saia conforme o planejado em seu negócio. Se o percentual de entregas no prazo estiver baixo, este pode ser um forte indicativo de que sua empresa precisa de mais motoboys ou alterar a gestão das entregas.
9 – Tempo de Ciclo do pedido
Não há dúvidas de que o tempo é um dos principais fatores que devem estar sob controle de um delivery de refeições. Dessa maneira, é de extrema importância controlar o tempo de ciclo do pedido, que é o tempo que o pedido leva desde o recebimento até a entrega ao cliente.
De uma forma geral, quanto menor o tempo de entrega, maior a probabilidade de sucesso do delivery (desde que a empresa não comprometa a qualidade dos produtos para acelerar o processo!) Além disso, ao controlar mais uma variável em seu delivery, será possível identificar a possibilidade de melhorias no processo, seja durante as entregas ou ainda no ciclo de produção, como destacaremos a seguir.
10 – Tempo de processamento interno do pedido
Assim como a etapa geral e também o tempo de entrega, o tempo de processamento interno dos pedidos é muito importante para qualquer delivery, e também desempenham um papel de grande importância no dia a dia do seu estabelecimento comercial.
Analisar o tempo de processamento interno dos pedidos de seu delivery auxilia não só na melhoria do tempo de ciclo do pedido, mas também na identificação de possíveis melhorias na produção dos pedidos. Estas melhorias podem estar associadas com a aquisição de novos equipamentos, contratação de novos profissionais ou mesmo na reorganização do layout e cadeia produtiva.
Dessa maneira, as melhorias na etapa de controle interno da sua empresa só poderão ter a eficácia avaliada com o controle do tempo de processamento interno dos pedidos. Apesar de não estarem diretamente ligados com o setor financeiro, o controle dos tempos destacados nesta publicação irá impactar a satisfação e fidelização dos clientes, que farão total diferença no aspecto financeiro.
11 – Número de problemas/ocorrências nos pedidos
Pensando no aspecto geral das preparações e entregas de pedidos, analisar o número de problemas e ocorrências nos pedidos também auxilia (e muito!) no crescimento de um delivery. Erros sempre podem acontecer, mas é indispensável corrigir estes problemas e trabalhar de modo a evitá-los em um futuro próximo.
Dessa maneira, atue para não só quantificar o número de ocorrências e problemas com seus pedidos, mas também para solucioná-las e garantir que estes erros não se repitam. Mais do que identificar os problemas em sua empresa, a melhor resposta que seu delivery pode dar é garantir que estes erros não se repitam!
Sendo assim, incentive e qualifique seu delivery de refeições para evitar estes problemas no dia a dia. Afinal, quanto menor o número de problemas com os pedidos, maior será a probabilidade de fidelizar seus clientes, que repetirão os pedidos com base na qualidade e eficiência da sua empresa!
12 – Crescimento e engajamento das redes sociais
Por fim, mas não menos importante, vamos ressaltar a importância de monitorar o crescimento e engajamento das redes sociais do seu delivery. As redes sociais são apenas um exemplo, uma vez que é indispensável avaliar as ações de seu delivery em toda a internet!
A internet se tornou uma grande aliada dos clientes no processo de escolha de qualquer coisa. No caso dos deliverys, a internet é utilizada para conferir a confiabilidade da loja, assim como verificar a opinião e avaliação de outros clientes. Dessa forma, fortalecer estas redes sociais é muito interessante, e trará inúmeros benefícios para seu delivery.
Assim, trabalhe para fortalecer as suas redes sociais, e aproveite as principais métricas oferecidas pelo Facebook, Instagram e outras redes sociais, além de avaliar o ranqueamento e fortalecimento do seu delivery nas buscas do Google. Isso será uma arma interessante na atração de novos clientes para a empresa, e os esforços realizados serão revertidos financeiramente!
É claro que existem ainda várias outras métricas que podem ser utilizadas em seu delivery. Apesar disso, os 12 indicadores apresentados nesta publicação já desempenham um papel fundamental no controle e organização do seu delivery. Portanto, é necessário trabalhar na coleta e interpretação destes resultados, a fim de traçar as melhores estratégias para a sua empresa. Para coletar e monitorar estes indicadores, o InstaDelivery é uma excelente opção!
Utilize o InstaDelivery para monitorar as métricas em seu delivery!
Após conhecer as principais métricas para delivery, você certamente deve ter entendido qual a importância destes fatores para a sua empresa. Afinal, é necessário avaliar os resultados para poder traçar estratégias e atuar de modo a corrigir as falhas e fortalecer os pontos positivos.
Para avaliar e monitorar as métricas de seu delivery, o InstaDelivery é a melhor opção disponível no mercado, uma vez que permite ao lojista monitorar os principais indicadores financeiros e de tempo para o seu delivery. Com isso, será possível balizar as estratégias da sua empresa, além de definir metas e objetivos para os próximos passos de seu delivery. Além disso, o InstaDelivery permite a você aproveitar as melhores ferramentas de um sistema de PDV e delivery, o que facilita de forma considerável a organização e gestão dos deliverys. Assim, você pode organizar, planejar e monitorar as ações da sua empresa em um único local!
Mais do que isso, é importante ressaltar que você poderá utilizar todos estes recursos de gestão e vendas gratuitamente, desde que possua um faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00 através da plataforma. Acima deste faturamento, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores que cabem no seu bolso, você poderá aproveitar um dos sistemas mais completos do mercado, monitorando as principais métricas para seu delivery e atuando de forma direta no planejamento e controle do delivery.
Dessa maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as 12 principais métricas que devem ser acompanhadas de perto em seu delivery de refeições. Com o crescimento expressivo do setor nos últimos anos, é indispensável atuar no fortalecimento de seu delivery, e este fortalecimento deve ser percebido através de indicadores de desempenho.
Os indicadores de desempenho possuem o objetivo de transformar os resultados de seu delivery em números, e estes números devem ser avaliados por seu delivery e traduzidos em ações e correções. Com isso, o primeiro passo para melhorar estas ações é encontrar estes indicadores, e o InstaDelivery é uma excelente opção para isso.
Com o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery você poderá encontrar as principais métricas de tempo e financeiras, que são importantíssimas para o crescimento da sua empresa. Acessar estas métricas em seu sistema de delivery é uma grande vantagem, uma vez que permite ao gestor acessar tudo o que é importante em um único local.
Além disso, com o sistema do InstaDelivery você poderá aproveitar todos os outros recursos de um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país, usufruindo de toda a liberdade que o uso da sua própria plataforma proporciona, assim como reduzir as comissões cobradas pelos marketplaces de delivery.
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