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10 Dicas Para Abrir e Ter um Delivery de Sucesso

O setor de delivery teve um crescimento interessantíssimo nos últimos anos, em função do desenvolvimento e acessibilidade dos aplicativos para celulares e também outras ferramentas que facilitam a realização de pedidos, como é o caso do WhatsApp e dos sistemas de delivery. Com esse desenvolvimento, cada vez mais pessoas desejam entrar no setor, visto que o investimento inicial é relativamente baixo e a variedade de produtos que podem ser oferecidos é grande. Quando falamos do setor de alimentos, o delivery se torna ainda mais importante, já que com a pandemia da COVID-19, estes estabelecimentos foram impedidos de comercializar refeições presencialmente, dependendo fortemente do delivery para gerar suas receitas.

Em função do crescimento mencionado no início, a concorrência do setor é elevadíssima, e você precisa se destacar em todos os aspectos para conseguir vender bem. Se antigamente as pessoas imaginavam que para possuir um restaurante ou lanchonete de sucesso bastava produzir uma comida boa, atualmente só isso não é suficiente, se tornando necessário desenvolver outras áreas do seu estabelecimento. Com base nessas informações e na importância atual dos deliverys para bares, lanchonetes e restaurantes, vamos apresentar a seguir 10 dicas interessantíssimas para que você possa abrir e ter um delivery de sucesso. As dicas aqui apresentadas são de fácil implementação, e certamente farão com que seu estabelecimento seja muito competitivo dentro do setor de delivery! Vale destacar que grande parte das dicas podem ser aplicadas para qualquer área que trabalhe com o delivery, mas nosso foco principal será os estabelecimentos que trabalham com o comércio de refeições.

1 – Faça o seu negócio andar

A primeira dica da nossa lista é válida para qualquer delivery, ou ainda para qualquer atividade realizada dentro da sua vida profissional e pessoal. Para se possuir um delivery de sucesso, é fundamental que você realize as atividades necessárias sempre o mais rápido possível, mantendo também a eficiência das ações. De uma forma geral, é observado que os empreendedores que conquistam o sucesso dentro desta categoria são aqueles que sempre resolvem os problemas da forma mais rápida possível, evitando qualquer tipo de adiamento. Da mesma forma, aqueles que costumam adiar os problemas e não possuem aptidão (ou mesmo tempo) para solucioná-los rapidamente, acabam não conquistando o sucesso esperado. Desta maneira, a primeira e importantíssima dica é que você resolva tudo “para ontem”, e isso será fundamental para a sequência de dicas que virão adiante!

2 – Qualidade é essencial

Em nosso tópico anterior mencionamos que apenas a qualidade dos produtos, serviços e atendimento não é suficiente. No entanto, ainda assim é indispensável que você possua muita qualidade em seu delivery, visto que isso fará com que os clientes percebam valor e seus produtos. Sendo assim, é recomendado que você invista na qualidade de todos os setores do seu restaurante, uma vez que a qualidade dos produtos é importante, assim como todos os processos de atendimento e até mesmo a qualidade de estrutura será um diferencial do seu estabelecimento. Portanto, embora não seja suficiente, a qualidade percebida em seu delivery é de fundamental importância para o seu sucesso.

3 – Invista na velocidade de entrega

Com o desenvolvimento da internet e das tecnologias, a velocidade de tudo se torna cada vez maior. Com isso, os clientes exigem cada vez mais velocidade em todas as atividades, especialmente para os deliverys de alimentos, onde se imagina que o cliente esteja com fome e ansioso pela refeição. Portanto, é indispensável que você invista em uma entrega de qualidade e rápida, visto que isso irá se tornar um diferencial muito atrativo do seu restaurante. Principalmente se você está começando neste setor, é possível que você perca dinheiro nos primeiros meses pagando o motoboy, uma vez que o volume de entregas ainda não é tão elevado. No entanto, com o passar dos meses, toda a agilidade e eficiência da sua entrega será reconhecida pelos clientes, e esse investimento se tornará viável e um dos seus maiores trunfos sobre a concorrência. Também é importante que você invista na valorização e qualificação do atendimento dos motoboys, que normalmente são o único contato direto com o cliente.

4 – Utilize embalagens de qualidade

Se você está acostumado a consumir através de deliverys, com toda certeza você já passou por esse tipo de situação, em que realizou um pedido e a embalagem do produto chega aberta ou danificada, em função de uma baixa qualidade do equipamento. Esse tipo de experiência é ruim e você certamente não voltou a pedir deste estabelecimento. Como mencionamos no segundo tópico, a qualidade de tudo é essencial para o sucesso do seu restaurante, e as embalagens merecem um destaque à parte. Invista em embalagens de qualidade, firmes e adequadas para o tipo de produto que você deseja comercializar. Apesar do investimento realizado, é de grande importância que você garanta que a comida irá chegar na casa do cliente da mesma forma que saiu do seu restaurante! Mesmo não se tornando um diferencial, o não cumprimento desta dica irá trazer prejuízos e insatisfações por parte dos seus clientes.

5 – Taxa de entrega gratuita

É certo que todos os clientes desejam pagar o mínimo possível por um serviço de qualidade, e você deve levar isso em consideração na hora de formular as taxas do seu estabelecimento, especialmente quando tratamos da taxa de entrega. Um dos maiores atrativos percebidos pelos clientes são as taxas gratuitas, que normalmente possuem até mesmo uma categoria exclusiva dentro dos principais apps de delivery. Sendo assim, oferecer entregas gratuitas pode fazer com que seu restaurante se destaque entre os demais, uma vez que valores cobrados para as entregas (normalmente valores em torno de R$ 5,00) estão fazendo total diferença em função da situação econômica enfrentada no Brasil. Apesar disso, lembre-se da nossa terceira dica e mantenha a velocidade e eficiência de entrega do seu estabelecimento.

6 – Tenha a sua própria carteira de dados de clientes

Outra dica importantíssima e que deve ser seguida pelo seu delivery é possuir a própria carteira de dados de clientes, preferencialmente contendo informações de contato, como o número de WhatsApp. Possuir as informações de contato dos clientes fará com que você possa se comunicar diretamente com estes usuários, e isso será revertido em grandes benefícios para os clientes e para o seu delivery. Ao utilizar esta base de dados você poderá oferecer promoções, cupons de desconto e alertar os clientes sobre novos produtos, além de diversos outros benefícios. Já para o seu delivery, o principal benefício está na realização de vendas, que será incrementada por este tipo de ação. Sendo assim, é necessário que você possua a sua própria base de dados de clientes, que serão importantíssimos para o desenvolvimento da sua empresa. Um exemplo desta importância pôde ser observado durante o período de fechamento dos restaurantes durante esta pandemia. Os estabelecimentos que possuíam uma carteira de dados de clientes conseguiram entrar em contato para oferecer produtos via delivery, ou ainda criar promoções e sobreviver durante esta época complicada. Outros estabelecimentos, que não possuíam nenhuma forma de contato com os clientes, não tiveram a mesma sorte e muitos deles tiveram que encerrar as atividades.

7 – Possua a sua própria plataforma de delivery

Para aumentar o sucesso do seu delivery, também é muito importante que você invista em sua própria plataforma de delivery. Possuir a própria plataforma de delivery contribuirá de diversas maneiras interessantes para o seu negócio, como o fortalecimento da sua própria base de dados de clientes, que foi mencionada acima, além da diminuição de taxas e comissões que normalmente são cobradas pelos grandes marketplaces de delivery. Como adiantamos, ao utilizar a sua própria plataforma de delivery, você terá clientes que são realmente seus, o que não acontece em grandes apps de delivery de refeições, como é o caso do Uber Eats e iFood, por exemplo.

Apesar dos benefícios de se utilizar a própria plataforma de delivery, é importante que você se mantenha ativo nestes marketplaces, uma vez que estes aplicativos contam com milhões de clientes e você poderá utilizá-los para conquistar novos clientes. Assim, é recomendado que você trabalhe para trazer estes novos clientes para a sua plataforma própria, onde você terá uma maior liberdade e controle total sobre a plataforma, podendo realizar ações e campanhas da maneira como preferir. O sistema de PDV e delivery do InstaDelivery contam ainda com diversas outras ferramentas interessantíssimas, que serão apresentadas ao longo das próximas dicas e você poderá aproveitá-las para melhorar ainda mais o seu delivery!

8 – Facilidade para o cliente

Já comentamos no início deste texto sobre a concorrência do setor de delivery de alimentos no Brasil, que está cada vez maior. Assim, é necessário que você ofereça o máximo de facilidades para os seus clientes, evitando assim que eles procurem por opções mais fáceis na hora de realizar um pedido. Para isso, é importante que você trabalhe na criação, fortalecimento e atendimento através das principais redes sociais da atualidade, como é o caso do WhatsApp, Instagram e Facebook, para que seu cliente possa encontrá-lo da forma mais prática possível. Apesar desta pequena dificuldade para os lojistas, a utilização de um cardápio digital como o do InstaDelivery fará com que o trabalho nas redes sociais fique muito fácil. Após a criação de um cardápio digital em nosso sistema, este cardápio ficará disponível através de um link, que poderá ser compartilhado nas redes sociais com extrema facilidade. Além disso, se você utiliza o WhatsApp Business (que é importantíssimo para qualquer comércio na atualidade!) você poderá configurar uma resposta automática contendo o link para o seu cardápio, o que facilitará todo o processo de atendimento. Além disso, os pedidos recebidos através do link serão exibidos na sua tela de preparação, facilitando também o processo de preparação dos pedidos!

9 – Possua um canal de atendimento no WhatsApp

É muito provável que você seja usuário do WhatsApp. Afinal, o mensageiro é o mais utilizado no Brasil e abrange a população de praticamente todas as idades. Em função desta relevância nacional do mensageiro, cresce cada vez mais o número de estabelecimentos comerciais que trabalham com vendas através deste aplicativo, e você deve estar entre estes estabelecimentos para facilitar a vida dos clientes, como mencionamos na seção anterior. Como dito, os clientes precisam de facilidade na hora de realizar o pedido, e o WhatsApp traz esta facilidade para o cliente, que não precisa procurar pelo seu estabelecimento em outras redes. Para você, o WhatsApp Business também traz inúmeras facilidades, como o sistema de respostas automáticas, que podem conter o link para o seu cardápio digital, ou ainda o sistema de etiquetas para organizar seus pedidos. Com isso, faça com que o WhatsApp da sua empresa esteja sempre em evidência, divulgando o seu contato em todas as redes sociais e enviando mensagens para os clientes envolvendo cupons de desconto e promoções, que farão com que seu número de telefone seja sempre lembrado por estes usuários na hora de realizar um pedido.

10 – Seja lembrado pelos clientes

Completando ao nosso conjunto de dicas, também é importante que você seja lembrado por seus clientes. Devido a competitividade do setor, você sempre terá diversos outros concorrentes disputando o cliente. Assim, é importante que você sempre esteja no foco do cliente, e será necessário trabalhar ações de marketing que te favoreçam. Por exemplo, você pode apostar em eventos que promovam o seu estabelecimento, parcerias com influenciadores digitais, combos especiais e também programas de fidelidade. Além disso, também é importante que você atualize frequentemente as suas redes sociais, assim como enviar as principais novidades através do WhatsApp. Com estas ações, seu cliente sempre irá lembrar do seu estabelecimento antes de pedir uma refeição, e a probabilidade de fechar negócio com você será maior!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação 10 dicas importantíssimas para que você possua um delivery de sucesso. Como você pôde observar, o mercado de delivery de alimentos está cada vez mais competitivo, e será necessário que você trabalhe no desenvolvimento de ações para impulsionar o seu negócio. Seguindo estas dicas, seu negócio certamente irá se desenvolver, mas será necessário muito esforço e dedicação para seguir estas orientações todos os dias. Além disso, você também pode contar com o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery para impulsionar as suas vendas e ações de marketing, uma vez que o InstaDelivery oferece um sistema de PDV e Delivery completos, que permitirão ao seu negócio seguir todas estas dicas e muito mais! Você pode acessar todos os recursos do InstaDelivery gratuitamente para faturamentos mensais inferiores a R$ 2 000,00. Acima disso será cobrado o valor de R$ 49,90 para faturamentos entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 mensais e R$ 99,90 para faturamentos mensais maiores que R$ 5 000,00.

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