Quando trabalhamos com restaurantes e demais estabelecimentos que oferecem a venda de alimentos e refeições, é muito comum discutirmos formas de aumentar as vendas ou até mesmo técnicas que podem fazer com que seu delivery se destaque ainda mais no mercado nacional.
No entanto, antes de pensarmos em desenvolver e aprimorar as técnicas utilizadas nestes comércios, é de fundamental importância eliminar qualquer improdutividade do estabelecimento. Ao tratar de refeições, uma das formas mais comuns de improdutividade é o desperdício.
O desperdício de alimentos pode ocorrer em função de diversos fatores. Por isso, é extremamente importante que você conheça estes fatores e trabalhe para combatê-los em sua empresa. Dessa forma, serão apresentados a seguir os 5 desperdícios mais comuns em deliverys, comentando também sobre a ocorrência destes desperdícios e possíveis ações para evitá-los.
1 – Deterioração dos ingredientes frescos
Felizmente, o Brasil possui uma grande variedade de ingredientes naturais e frescos, que normalmente são muito bem aproveitados pelas pessoas e também pelos estabelecimentos comerciais. Apesar disso, este tipo de alimento se deteriora rapidamente, em questão de semanas ou até mesmo de dias. Sendo assim, é fundamental importância que seu delivery atue no planejamento e armazenamento correto destes produtos, de modo a evitar desperdícios ligados a deterioração.
Sendo assim, seu delivery deverá atuar de modo a coordenar o estoque, para evitar compras em excesso e também para garantir que todo o alimento comprado possa ser armazenado da maneira correta. Assim, será possível diminuir ou mesmo eliminar os desperdícios e perdas ocasionadas pela deterioração dos alimentos em seu estabelecimento.
2 – Falta de aproveitamento dos ingredientes
Em segundo lugar, a falta de aproveitamento dos ingredientes costuma ser uma forma de desperdício muito comum, e que também deve ser combatida em seu delivery de refeições e alimentos. A falta de aproveitamento dos ingredientes consiste em não utilizar tudo aquilo que poderia ser aproveitado de um determinado produto, o que é muito comum até mesmo em nosso dia a dia.
Para combater esta falta de aproveitamento, é muito importante que seu cardápio digital seja concebido de modo a aproveitar tudo o que um ingrediente pode oferecer. Isso evitará qualquer tipo de desperdício desta categoria, e permitirá ao seu estabelecimento desenvolver um cardápio equilibrado e que utilize ao máximo tudo o que o seu comércio precisa aproveitar.
3 – Produtos fora da data de validade
Mais um exemplo de desperdício que é muito comum em restaurantes, deliverys e comércios do tipo são as perdas de produtos que estão fora da data da validade. Produtos que já passaram da data de validade não devem ser utilizados por nenhum estabelecimento comercial, e podem até mesmo colocar a sua saúde e dos clientes em risco. Sendo assim, trabalhe para utilizar os produtos o mais rápido possível.
Produtos que estão com a validade próxima perto do vencimento podem ser interessantes para seu delivery, uma vez que normalmente são adquiridas com um menor custo. No entanto, planeje estas compras para garantir que os produtos adquiridos sejam utilizados antes de atingirem a data de validade. Assim, este tipo de ação será revertida em lucro para a sua empresa.
4 – Produção acima do necessário
Outra forma de desperdício que ocorre com muita frequência em deliverys e restaurantes é a produção acima do necessário. A velocidade de preparação e entrega dos produtos é muito importante em qualquer estabelecimento. Em função disso, alguns deliverys e restaurantes costumam deixar alguns produtos que mais saem prontos, mas é necessário ter muita atenção para não produzir além do necessário.
Afinal, os produtos produzidos em excesso não apresentarão a mesma qualidade no dia seguinte, e na grande maioria dos casos são descartados. Ou seja, serão desperdiçados tempo, mão de obra e também ingredientes. Portanto, evite ao máximo produzir alimentos em excesso em seu delivery.
5 – Armazenagem incorreta de alimentos
Por fim, a armazenagem incorreta dos alimentos também costuma representar muito desperdício no dia a dia de um delivery. Fortemente relacionada com quase todos os outros desperdícios aqui citados, o armazenamento incorreto de produtos pode trazer muito prejuízo para seu delivery.
Dessa maneira, procure sempre utilizar as embalagens do próprio produto, assim como abrir apenas o que será utilizado em um curto intervalo de tempo. Além disso, verifique também as condições de temperatura e umidade dos seus objetos de armazenamento. Por último, faça a manutenção destes equipamentos periodicamente, para garantir que todos os aparelhos estejam desempenhando a função de armazenamento correta.
Dessa maneira, foram apresentados ao longo desta publicação os 5 desperdícios mais comuns em deliverys de refeições e alimentos. Quando falamos de formas de aumentar a produtividade nestes estabelecimentos, são discutidas ferramentas e plataformas, como o InstaDelivery, que atuam de modo a incrementar a produtividade no seu delivery.
Apesar disso, também é muito importante que você e seu delivery atuem de forma a evitar qualquer tipo de desperdício, e isso passa principalmente pelo desperdício de alimentos. Sendo assim, é fundamental que você conheça sobre os desperdícios comuns e como evitá-los, aliando isso a ferramentas e recursos para turbinar o seu delivery!
Os cinco desperdícios apresentados nesta publicação ocorrem com muita frequência em deliverys e até mesmo em algumas casas. Portanto, é muito importante que você e seu estabelecimento atuem de forma conjunta para combater estes desperdícios. Afinal, além de uma prática muito prejudicial, o desperdício também é responsável por prejuízos em deliverys e estabelecimentos da categoria.
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