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Como Cadastrar um Delivery no iFood!

Os deliverys de alimentos e refeições tiveram um crescimento interessantíssimo nos últimos anos. Impulsionados pela pandemia de COVID-19, pelo avanço da internet e pelas mudanças nos hábitos da população brasileira, os deliverys cresceram de forma significativa, e continuam com a popularidade em alta mesmo após o afrouxamento das medidas de isolamentos social impostas pela pandemia.

Dessa forma, é cada vez mais importante que seu comércio de refeições passe a operar através do delivery, e não faltam motivos para justificar este tipo de investimento. Assim, é recomendado que sua empresa procure alternativas para criar o melhor delivery online possível, e consiga conquistar ainda mais clientes na internet.

Quando falamos em delivery de refeições e alimentos, a grande maioria das pessoas costuma lembrar do iFood. Afinal, o marketplace de alimentos e refeições é um dos que está a mais tempo no mercado nacional e domina de forma significativa a categoria de marketplaces de delivery. Portanto, é muito importante que a sua empresa esteja cadastrada e ativa no iFood em função de uma série de benefícios que a plataforma pode trazer.

Apesar disso, também é importante que o seu delivery online também possua uma plataforma própria para receber os pedidos, uma vez que esta plataforma será utilizada para fidelizar seus clientes e reduzir as comissões com o iFood e demais marketplaces.

Dessa maneira, você poderá acompanhar a seguir um passo a passo para cadastrar seu delivery no iFood, destacando também os principais motivos para que você faça parte deste marketplace. Além disso, você também poderá acompanhar os benefícios de utilizar a sua própria plataforma de delivery e como o InstaDelivery poderá ajudá-lo neste momento.

Motivos para utilizar o iFood

Antes de entramos em detalhes sobre o processo de cadastro na plataforma do iFood, o primeiro passo é detalharmos alguns dos principais motivos para que seu delivery faça parte deste marketplace. Assim, confira a seguir os principais motivos para utilizar o iFood no dia a dia do seu comércio:

  • Popularidade da marca;
  • Grande volume diário de clientes;
  • Agilidade e dinamização do delivery;
  • Facilidade de utilização da plataforma.

Popularidade da marca

Um dos motivos mais convincentes para cadastrar seu delivery no iFood é a popularidade do marketplace. Há alguns anos o iFood domina o mercado nacional neste setor, e também investe pesado em campanhas e ações de marketing.

Dessa forma, a partir do momento em que seu delivery estiver dentro de um marketplace deste porte, será possível crescer em popularidade junto com o marketplace, participando de campanhas e ações publicitárias que coloquem seu delivery em evidência junto com o iFood.

Além disso, é importante ressaltar também que o iFood é o app de delivery com maior popularidade em praticamente todas as cidades do país, o que reforça a importância de utilizar o aplicativo e de trabalhar para aumentar a sua popularidade dentro do iFood.

Grande volume diário de clientes

Toda a popularidade e investimento adquirido pelo iFood nos últimos anos fez com que o marketplace atingisse marcas expressivas no que diz respeito ao volume diário de clientes. Dessa maneira, todos os dias o iFood apresentar um volume significativo de pedidos, que movimentam milhões de reais em compras todos os dias.

Em função do elevado número de usuários ativos diariamente no aplicativo, é muito importante que seu estabelecimento possua uma conta ativa e operando através no iFood. Afinal, será possível utilizar a plataforma para atrair clientes para a sua rede, além de ampliar a atuação do seu delivery. Mais do que isso, também é interessante utilizar este grande volume de clientes para ampliar seus canais de vendas, o que traz benefícios importantes para qualquer delivery.

Dessa forma, o grande volume diário de clientes no iFood e o volume de dinheiro que é movimentado pelo aplicativo são motivos mais do que convincentes para você utilizar o marketplace de delivery que domina o mercado nacional há alguns anos!

Agilidade e dinamização do iFood

Outro motivo que atua de forma convincente em relação ao processo de decisão por parte dos proprietários e responsáveis pelos deliverys é a agilidade e dinamização do atendimento proporcionada pelo iFood. Na sequência deste tópico, você poderá acompanhar um passo a passo para realizar o cadastro de seu delivery no iFood, e poderá perceber que este cadastro é muito simples e prático.

Além disso, com as soluções de entrega disponibilizadas pelo iFood para o Plano Entrega, toda a logística e monitoramento das entregas em tempo real é muito facilitada, e isso é revertido em benefícios que tornam seu delivery muito atrativo. Do ponto de vista dos clientes, o processo de realização dos pedidos também é simplificado, uma vez que com apenas alguns cliques é possível realizar um pedido no iFood.

Você verá também que, com uma plataforma de delivery como o InstaDelivery, também é possível proporcionar esta mesma agilidade e eficiência na realização dos pedidos, além de trazer muito mais liberdade de operação para a sua empresa. Além disso, como nosso sistema possui integração com o iFood, será possível centralizar o recebimento dos pedidos, tornando seu delivery ainda mais prático e de fácil utilização!

Facilidade de utilização da plataforma

Por fim, mais um motivo que justifica a utilização da plataforma do iFood é a facilidade de utilização desta ferramenta. Afinal, tudo o que falamos até agora não valeria a pena se o iFood tivesse uma plataforma nada amigável do ponto de vista dos operadores e lojistas.

No entanto, a utilização da plataforma do iFood é muito simples e prática, de modo que com apenas alguns cliques você poder realizar alterações na plataforma, assim como acompanhar métricas importantes e que podem orientar o processo de crescimento e utilização do seu delivery online!

Como cadastrar seu delivery no iFood?

Na seção anterior você pôde acompanhar os principais benefícios da utilização do iFood. Uma vez que este marketplace é o mais popular no país e possui uma enorme quantidade de usuários ativos diariamente, é recomendado que sua empresa de delivery esteja cadastrada no iFood e mantenha a conta em operação. Dessa maneira, confira a seguir um passo a passo para cadastrar o seu delivery no iFood.

  • Informe os seus dados de contato: O cadastro na plataforma do iFood, assim como toda a utilização da plataforma, é bastante simples! Dessa maneira, o primeiro passo para iniciar o cadastro no marketplace é informar seus dados de contato, ou seja, deverão ser informados seu nome, e-mail e telefone para contato. Mesmo sendo as primeiras informações sobre o seu negócio, esses dados são importantíssimos, uma vez que serão as formas de contato utilizadas pelo iFood para falar com você.
  • Informe os dados da sua empresa: Depois de preencher as informações de contato, é necessário preencher os dados da sua empresa no iFood. Para isso, será necessário informar o número do CNPJ do seu delivery. Vale destacar que o iFood também aceita Microempreendedor Individual (MEI) na plataforma, mas não é possível vender na plataforma apenas utilizando o CPF. Desta maneira, um dos primeiros passos para quem deseja cadastrar o delivery no iFood é abrir uma empresa ou MEI.
  • Defina qual plano será utilizado em seu delivery: O terceiro passo para cadastrar seu delivery no iFood é definir qual será o plano utilizado. Atualmente, o iFood conta com duas opções de planos, o Plano Básico e o Plano Entrega. O Plano Básico contempla as funcionalidades básicas do iFood, além de uma comissão de 12% sobre os pedidos do delivery ou 6% para pedidos de retirada no balcão. No entanto, esta modalidade não conta com a etapa de entrega. Já o Plano Entrega conta com todas as funcionalidades do plano anterior e toda a logística e tecnologia das entregas através dos parceiros iFood. Para este caso, a comissão cobrada sobre cada pedido é de 23% para o delivery e 6% para a retirada no balcão. Dessa forma, você deverá escolher entre os planos, verificando qual o faturamento e qual a necessidade da sua empresa.
  • Escolha a conta bancária para receber: O penúltimo passo para finalizar o cadastro da sua plataforma no iFood é escolher qual a conta bancária será utilizada para receber o valor dos pedidos. Nesse momento, vale a pena escolher a conta bancária que te ofereça os melhores benefícios, uma vez que o iFood certamente irá responder por uma parcela do seu faturamento mensal.
  • Assine o contrato e comece a operar: Por fim, será necessário esperar alguns minutos para que o iFood realize a validação dos documentos. Feito isso, será necessário apenas assinar o contrato e seu delivery já estará pronto para operar!

Dessa maneira, é possível perceber que realizar o cadastro no iFood é muito simples e prático. Além disso, em apenas alguns minutos seu delivery estará pronto para operar e conquistar novos clientes. No entanto, também é muito recomendado que seu delivery possua uma plataforma própria, e os motivos para esta decisão serão apresentados a seguir.

Motivos para utilizar a sua própria plataforma de delivery

Depois de conhecer melhor as vantagens de utilizar o iFood e também como realizar o cadastro nessa plataforma, vamos comentar também sobre a importância de utilizar a sua própria plataforma de delivery, e sobre alguns benefícios dessa ação.

Ao utilizar a sua própria plataforma de delivery, seu negócio poderá usufruir de maior liberdade de operação, assim como reduzir alguns custos, em especial aqueles com comissões para o iFood e demais aplicativos de delivery. Dessa maneira, veja a seguir os principais benefícios de utilizar a sua própria plataforma de delivery.

  • Redução das comissões com o iFood e demais marketplaces de delivery;
  • Maior liberdade de operação;
  • Formação de uma base de dados de clientes.

A seguir, vamos acompanhar com detalhes cada um destes benefícios e como o InstaDelivery poderá ajudá-lo a implementar esta solução em seu delivery de alimentos e refeições.

Redução das comissões com o iFood e demais marketplaces de delivery

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios da utilização da sua própria plataforma de delivery é a redução com as comissões com o iFood ou outros marketplaces. Afinal, embora estes marketplaces possuam os benefícios apresentados no início desta publicação, as comissões cobradas por estes apps são consideradas elevadas.

Na grande maioria dos casos, a comissão cobrada pelos marketplaces de delivery ultrapassa a marca dos dois dígitos. Além disso, em alguns casos, estas comissões são superiores a 25% do valor do produto! Sendo assim, ao utilizar a sua própria plataforma de delivery, você e sua empresa poderão reduzir o valor pago com estas comissões.

Isso resultará em uma maior margem de lucro para o seu estabelecimento comercial, ou ainda uma redução no valor final do produto, o que tende a fidelizar o cliente em sua plataforma de delivery.

Dessa maneira, o InstaDelivery oferece todos os recursos necessários para a criação e fortalecimento da sua própria plataforma de delivery. Neste caso, você terá ao seu dispor uma série de ferramentas e recursos como os cardápios digitais, que facilitam e organizam o acesso dos clientes, tornando a implementação da sua plataforma de delivery mais prática e eficientes.

Maior liberdade de operação

Além da redução das comissões e valores pagos aos marketplaces de delivery, ao utilizar a sua própria plataforma você e seu delivery terão uma maior liberdade de operação. Afinal, todas as decisões estratégicas da plataforma estarão em suas mãos!

Campanhas de publicidade, links de desconto exclusivos e mensagens especiais para os clientes são apenas alguns dos recursos oferecidos pelo InstaDelivery para quem busca uma solução em plataformas de delivery. Além disso, sua empresa poderá usufruir de diversos outros recursos que servem para coroar a liberdade de operação e organização trazida pela sua plataforma de delivery.

Inclusive, é interessante destacar que o InstaDelivery também possui integração com o iFood. Ou seja, ao mesmo tempo em que você poderá utilizar todos os benefícios da sua própria plataforma, também será possível receber os pedidos oriundos do iFood na mesma tela e interface de recebimento do InstaDelivery, o que facilita (e muito!) o processo de organização do seu delivery online.

Formação de uma base de dados de clientes

Por último, mais um benefício interessante de utilizar a sua própria plataforma de delivery é a formação de uma base de dados de clientes. Para qualquer negócio, uma base de dados de clientes sólida é extremamente importante e trará benefícios atrativos e interessantes para a sua empresa e também para os clientes.

Sendo assim, é muito importante que você atue no fortalecimento do seu delivery e sua base de dados, atraindo clientes do iFood e demais marketplaces para a sua plataforma. Ao utilizar o InstaDelivery, você poderá utilizar alguns benefícios que auxiliam nesta etapa, como a geração de QR Codes para seu cardápio digital, ações e comunicações exclusivas via WhatsApp e automatização da base de dados de clientes.

A formação desta base de dados é importante para garantir que a empresa tenha clientes que são realmente seus. Por exemplo, quando você realiza uma venda pelo iFood, não está em contato com um cliente seu, mas da plataforma. Portanto, ao fomentar a sua própria base de dados de clientes, você estará apto a conquistar e fidelizar clientes, o que será revertido em benefícios interessantíssimos para o seu delivery de refeições.

Aproveite a integração com o iFood e a sua própria plataforma de delivery com o InstaDelivery!

Depois de entender os benefícios da sua própria plataforma e também de atuar de forma ativa no iFood, é necessário encontrar ferramentas que facilitem o dia a dia corrido de um proprietário de delivery. O InstaDelivery é a ferramenta ideal para a sua empresa nestas situações, e conta com ferramentas e recursos atrativos que trarão destaque para o seu negócio!

Além da integração com o iFood, que permite a centralização do recebimento dos pedidos, o InstaDelivery oferece todos os recursos necessários para você criar e operar a sua própria plataforma de delivery, com ferramentas interessantes que permitem a você atuar de forma criativa na captação de clientes.

Além disso, o InstaDelivery conta com mais um recurso muito atrativo, o preço! Afinal, você poderá utilizar todos os recursos da nossa plataforma gratuitamente, desde que possua um faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00. Acima deste faturamento, você para apenas uma parcela fixa de R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e uma parcela de R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00.

Ou seja, com valores atrativos você poderá aproveitar uma das plataformas de delivery mais completas do país, reduzindo consideravelmente as comissões com o iFood e outros marketplaces, além de aproveitar toda a liberdade que seu próprio sistema de delivery pode oferecer!

Dessa maneira, foi apresentado ao longo desta publicação um passo a passo para cadastrar o seu delivery no iFood, além dos benefícios de utilizar este marketplace de delivery e as vantagens de trabalhar em sua própria plataforma. O mercado de delivery no Brasil está cada vez mais disputado, tornando necessária a atuação intensa dos profissionais no mercado para conquistar a atenção e fidelizar os clientes.

Com isso, estar cadastrado e atender os clientes através do iFood é fortemente recomendado. Afinal, o marketplace de delivery domina com larga vantagem o segmento no Brasil, e possui todos os dias milhões de usuários ativos. Dessa maneira, é importante compreender os benefícios de utilizar esta plataforma, mas o proprietário de delivery não deve deixar de lado a sua própria plataforma.

Com a sua própria plataforma, que pode ser criada com o InstaDelivery, será possível reduzir consideravelmente as comissões cobradas pelos marketplaces, uma vez que cobramos uma parcela fixa mensal. Assim, sua empresa pode apresentar uma maior margem de lucro, ou ainda reduzir os custos para o cliente final.

Outro diferencial da sua própria plataforma é a formação de uma base de dados de clientes, que se torna indispensável para o futuro do delivery, visto que colabora com o crescimento do número de clientes que são efetivamente da sua empresa, além de atuar na fidelização destes clientes e em ações que os motivem a realizar pedidos em seu delivery.

Portanto, o iFood é o marketplace de delivery mais importante do país, e possui uma quantidade enorme de clientes em todo o território nacional, devendo ser uma ferramenta para atrair e conquistar novos usuários em seu delivery. Apesar disso, também é importante que você trabalhe em sua própria plataforma, para reduzir as despesas com comissões e desenvolver sua base de dados de clientes. Para isso, o InstaDelivery é uma ferramenta muito interessante e que certamente trará os resultados esperados pelo seu delivery!

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