O delivery passou por um fortíssimo crescimento ao longo dos últimos anos. Em função do fortalecimento e democratização do acesso à internet, o delivery foi aprimorado de forma significativa, assim como tecnologias e soluções que contribuem para o desenvolvimento contínuo dessa categoria. Quando se trata do setor de alimentação e refeições, esse crescimento é ainda mais impressionante, e dados de todas as categorias reforçam a importância de oferecer esta modalidade de atendimento em seu negócio.
Apesar disso, mais do que oferecer o delivery em seu restaurante, bar ou lanchonete, é muito importante que os negócios trabalhem para atrair clientes para seu delivery, uma vez que isso será indispensável para o fortalecimento da modalidade e também da empresa. No entanto, a competitividade na categoria está cada vez maior, e é necessário trabalhar em ações para conquistar novos clientes e trazê-los até a sua plataforma digital.
Dessa maneira, serão apresentados a seguir alguns dos principais motivos para atrair novos clientes para seu delivery de refeições, independentemente do segmento de atuação. Além disso, você também terá acesso a dicas e procedimentos interessantíssimos que podem ser adotados com este objetivo, assim como entenderá alguns dos principais recursos da plataforma do InstaDelivery para ajudá-lo a atrair clientes para sua própria plataforma!
Motivos para atrair clientes até seu delivery
Antes de mais nada, é de grande importância que você compreenda alguns motivos para atrair clientes para seu delivery. Afinal, como você perceberá adiante, não é tarefa fácil atrair pessoas para o seu comércio, exigindo muita determinação e vontade da sua parte. Assim, confira a seguir alguns destes motivos:
- Aumento da receita do seu estabelecimento;
- Adição de canais de vendas;
- Ampliação da área de atuação do seu comércio;
- Visibilidade e confiança nas redes;
- Facilidade para os clientes.
Aumento da receita do seu estabelecimento
Sem dúvidas, a grande maioria das ações de qualquer estabelecimento comercial tem como objetivo aumentar a receita global da empresa, e o delivery certamente irá ajudá-lo neste quesito. Afinal, a partir do momento em que uma empresa passa a oferecer o delivery, a tendência é que ocorra um aumento nas vendas, levando em consideração a capacidade de atendimento e espaço físico do bar, restaurante ou lanchonete.
Dessa forma, realizar investimentos que deixem seu delivery online prático e eficiente é uma alternativa muito interessante para lojistas que desejam aumentar a receita. Lembre-se também de verificar se a equipe formada é suficiente para essa demanda, assim como avaliar se a cozinha possui capacidade suficiente para comportar o aumento de vendas esperado.
Adição de novos canais de vendas
Mais um benefício importantíssimo obtido ao atrair clientes para seu delivery é a ampliação dos canais de vendas do seu estabelecimento! Para isso, imagine a seguinte situação: seu comércio ainda não oferecia o delivery para os clientes, ou possuía esta opção, que era totalmente ineficiente e desprezada pela equipe. Assim, a partir do momento em que seu comércio oferecer o delivery, os clientes terão mais uma opção de vendas.
Além disso, ao utilizar sistemas de delivery completos, como é o caso do InstaDelivery, você também poderá usufruir de vários outros canais de vendas. Por exemplo, será possível utilizar as redes sociais (como Instagram e Facebook), WhatsApp e também o site da sua empresa (ou link para o cardápio digital). Ou seja, são várias opções que beneficiam não só o seu delivery de refeições, mas também o dia a dia e realização de pedidos por parte dos clientes.
Em relação ao aumento dos canais de vendas, é interessante destacar também que ampliar estas opções permitirá ao seu estabelecimento sofrer menos em momentos de dificuldades, como ocorreu durante a suspensão do atendimento presencial em função da pandemia de COVID-19. O mesmo vale para indisponibilidade de alguns serviços na internet, como ocorreu recentemente com o WhatsApp.
Ampliação da área de atuação do seu comércio
De uma forma geral, as pessoas que vão até o seu comércio de refeições e alimentos estão próximas a ele. Dessa forma, ao oferecer a opção de delivery e atrair os clientes para a sua plataforma, você poderá alcançar clientes mais distantes, que estarão dentro da sua área de entregas, mas não se deslocavam até o local de atendimento.
Portanto, ampliar a área de atuação do seu comércio é mais um motivo convincente para você atrair novos clientes para sua plataforma de delivery. Além de alcançar novos clientes com esta ação, você também permitirá aos clientes que já compravam em seu comércio a opção de receber em casa os pedidos.
Visibilidade e confiança nas redes
Além disso, mais um motivo muito importante para oferecer os serviços de delivery e atrair clientes para o seu negócio é a visibilidade e confiança que o oferecimento deste serviço trará para os seus clientes. Especialmente no caso de novos usuários, conhecer sobre o local que estão indo ou comprando é muito importante, e a internet é a ferramenta mais utilizada para realizar esta pesquisa.
Assim, ao oferecer um delivery online e fortalecer a sua marca na internet, o cliente terá um volume maior de informações sobre a empresa, e poderá tomar a decisão sabendo o que encontrará ao comprar de seu negócio, seja através do delivery ou presencialmente. Dessa maneira, a visibilidade e confiança fornecidas pelo oferecimento de um delivery é muito importante atualmente, e beneficiará não só as vendas feitas pela internet do seu delivery, mas também o atendimento e prospecção de clientes para o salão!
Facilidades para os clientes
Por fim, o delivery também possui uma atuação interessante no que diz respeito às facilidades para os clientes. Seja para novos ou clientes antigos, ao oferecer a possibilidade de realizar os pedidos pela internet, o usuário terá mais uma opção dentro do seu dia a dia.
Com isso, além de aumentar o faturamento e vários outros benefícios já apresentados, o delivery também trará comodidade para novos clientes, assim como para os já fidelizados. Portanto, esta é mais uma razão para oferecer o delivery em seu comércio de refeições e alimentos.
Como atrair clientes para seu delivery
Depois de entender melhor os principais motivos para atrair novos clientes para sua plataforma de delivery, é importante conhecer as formas para atrair estes novos usuários. Dessa forma, algumas das ações que seu comércio de refeições e alimentos pode adotar para conquistar novos clientes são:
- Oferecimento de promoções e condições exclusivas;
- Cadastro em marketplaces de delivery;
- Distribuição de flyers com seu cardápio digital;
- Mensagens via WhatsApp.
Oferecimento de promoções e condições exclusivas
Uma das ações mais eficientes quando o assunto é atrair novos clientes são as promoções. As promoções são decisivas em uma série de compras, e isso deve ser utilizado para chamar novos clientes para a sua plataforma. Por exemplo, você poderá oferecer preços levemente mais baixos em sua plataforma de delivery, assim como oferecer cupons de desconto exclusivos para novos usuários, ou para a primeira compra pela plataforma.
Com isso, seus novos clientes terão uma grande motivação para comprar em seu delivery, e o resultado destas ações certamente trarão novos e fiéis clientes para seu negócio! Feito isso, basta caprichar na qualidade dos produtos e atendimento para colher os melhores resultados!
Cadastro em marketplaces de delivery
Outra ação importante para conseguir novos clientes em seu delivery é se cadastrar nos marketplaces de delivery da sua região. Aplicativos como o iFood e Rappi são muito populares, e abrigam todos os dias milhões de clientes e pedidos em todo o Brasil. Dessa forma, a partir do momento em que seu delivery estiver presente nestas plataformas, sua empresa terá muito mais visibilidade, e poderá ser acessada por vários novos clientes.
No entanto, é importante que você mantenha sua própria plataforma, para reduzir os custos com comissões destes marketplaces e aproveitar toda a liberdade que sua própria plataforma de delivery proporciona!
Distribuição de flyers com seu cardápio digital
Mais uma ação que costuma atrair clientes para seu delivery é a divulgação de flyers que contenham link ou QR Codes para o seu delivery online. Os flyers possuem uma aplicação interessante no crescimento do delivery do seu comércio, uma vez que serão entregues em locais estratégicos, como praças e parques movimentados da sua cidade.
Além disso, você também poderá enviar estes flyers para os clientes que realizarem pedidos através das plataformas de delivery, como forma de atrair e convencer os usuários a comprar direto de você. Nesse momento, cupons de desconto também são interessantes e trarão resultados importantes para seu delivery.
Mensagens via WhatsApp
Por fim, lembre-se de utilizar o WhatsApp sempre que possível para atrair e conquistar novos clientes. O WhatsApp é o mensageiro que domina o mercado nacional, e sua importância dispensa apresentações. Sendo assim, é fortemente recomendado que você utilize este recurso para conquistar novos clientes, através de stories, mensagens diretas e listas de transmissões.
O WhatsApp também é muito interessante para os casos em que seu comércio já possui uma base de dados dos clientes. Com isso, basta enviar mensagens alertando estes usuários sobre a novidade, destacando os benefícios de comprar da sua empresa através do delivery, e convidando os clientes para experimentar esta nova modalidade.
É interessante ressaltar também que toda a sua criatividade e expertise no mercado devem ser aplicados neste momento. Quando associados às dicas apresentadas, seus conhecimentos serão muito importantes, e trarão os melhores resultados para seu delivery, atraindo e fidelizando novos clientes!
Como utilizar o InstaDelivery para chamar clientes para a sua plataforma?
Após conhecer algumas formas interessantes para atrair novos clientes para a sua plataforma de delivery, chegou a hora de colocar estas ações em prática! Para isso, o InstaDelivery é uma das opções mais completas do mercado, e dispõe de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do seu delivery de refeições e alimentos, atraindo cada vez mais clientes para sua plataforma online. Dentre as principais ferramentas do InstaDelivery para atrair clientes, destacam-se:
- Criação e divulgação de um cardápio digital prático e eficiente;
- Criação e divulgação de links e cupons de desconto exclusivos;
- Integração com WhatsApp Business;
- Integração com marketplaces de delivery (iFood);
- Métricas e relatórios do alcance do seu delivery e parcerias.
Além de várias outras ferramentas que são fundamentais para o crescimento e fortalecimento da sua plataforma na internet e redes sociais.
Dessa maneira, foram apresentadas ao longo da publicação as principais razões e formas de atrair novos clientes para seu delivery, assim como as ferramentas disponíveis no InstaDelivery para atrair estes clientes. Em um setor tão competitivo como é o de alimentação e refeições, todas as ações são necessárias para atrair novos clientes. O oferecimento de um delivery é um grande trunfo, mas exige dedicação e esforço para atrair novos clientes para seu negócio.
Sendo assim, é importante que o profissional trabalhe em ações e métodos para conquistar novos clientes em sua plataforma, e o InstaDelivery é uma excelente opção, uma vez que conta com uma série de ferramentas e recursos que auxiliarão no crescimento da sua empresa. Além disso, o InstaDelivery conta com mais um recurso atrativo, o preço. Afinal, a versão completa da nossa plataforma pode ser utilizada gratuitamente, desde que o usuário possua um faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00 mensais. Acima deste faturamento, você paga uma parcela fixa de R$ 59,90 para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores que cabem no seu bolso, você e seu comércio poderão aproveitar um dos sistemas mais completos do país!
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