Categorias
Dicas e Estratégias Marketing e Vendas Mercado de Delivery

5 Opções de Alimentação Inclusiva Para Melhorar Seu Cardápio Digital

Com o crescimento do setor de delivery no Brasil e no mundo, cada vez mais estabelecimentos participam do setor, o que resulta em uma maior competitividade entre os bares, restaurantes e lanchonetes. Além disso, a tecnologia também está muito mais presente nestes comércios, deixando de ser apenas um diferencial para se tornarem indispensáveis e fundamentais para qualquer empresa.

Portanto, é necessário utilizar ao máximo cada uma das ferramentas que estão disponíveis para o seu delivery, como cardápios digitais, sistemas de delivery e ainda outros recursos que possam acelerar o seu crescimento na internet e redes sociais. Além disso, é necessário que a sua empresa ofereça diferenciais atrativos para os clientes, para que seja possível se destacar em meio a uma concorrência extremamente acirrada.

Entre as opções disponíveis no mercado nacional e internacional para diferenciar o seu estabelecimento, a alimentação inclusiva está em pleno crescimento em todo o mundo, mas ainda não está recheada de opções no Brasil. Assim, este mercado se torna uma ótima alternativa para quem deseja diferenciar seu cardápio digital, conquistando e fidelizando mais um grupo de usuários.

Desta maneira, serão apresentadas a seguir cinco opções de alimentação inclusiva que podem ser utilizadas para melhorar e incrementar o seu cardápio digital. Explicaremos em maiores detalhes o que é a alimentação inclusiva e qual a sua importância, destacando também como você poderá utilizar estas opções em seu cardápio digital. No final da publicação, você também entenderá como o InstaDelivery pode te auxiliar na criação e implementação de opções de alimentação inclusiva em seu delivery online!

O que é a alimentação inclusiva e qual a sua importância?

O primeiro passo para entender a importância de possuir opções inclusivas em seu delivery de refeições e alimentos é conhecer melhor o segmento de alimentação inclusiva. A alimentação inclusiva deve ser entendida como a prática de incluir pessoas com restrições alimentares em comércios de refeições, como bares, lanchonetes, restaurantes e deliverys.

As restrições podem ocorrer por diversos motivos, mas são pautadas em três pontos principais:

  • Alergias;
  • Dietas específicas;
  • Opção.

No caso das alergias, este é uma situação extrema, uma vez que o alimento em questão fará muito mal para a pessoa. Os exemplos mais comuns são a intolerância a lactose e diabéticos. Já as dietas específicas também possuem uma série de restrições, mas podem possuir opções inclusivas em seu menu digital, como ocorre para alimentações Low Carb e até mesmo para alguns diabéticos. Por fim, existem alimentos que são inclusivos para pessoas que preferem não consumir determinado alimento, como é o caso de vegetarianos e veganos.

Deste modo, existem vários motivos que levam determinada pessoa a possuir restrições em sua alimentação. Independente de qual seja este motivo, ao oferecer opções que incluem estes grupos de pessoas em seu delivery, a tendência de conquistá-los e fidelizá-los é muito grande!

Motivos para utilizar a alimentação inclusiva em seu delivery

Depois de conhecer a alimentação inclusiva, fica fácil entender como estas opções são importantes em seu cardápio digital e podem fazer muita diferença na hora de conquistar novos clientes. Sendo assim, serão apresentados a seguir alguns motivos importantes para convencê-lo a adotar esta forma de alimentação em seu delivery online:

Maior abrangência de público

Um motivo muito interessante e que pode fazer total diferença no crescimento e fortalecimento do seu delivery é a maior abrangência de público que as opções inclusivas trazem para o seu delivery de refeições. Se as pessoas deste grupo não consumiriam do seu estabelecimento antes de oferecer a alimentação inclusiva, você ganhará um público ainda maior em seu delivery.

Assim como as opções e menu infantil, sobremesas e demais sugestões que possuem o potencial de atração de clientes, os alimentos inclusivos também podem angariar novos clientes para seu negócio, o que é muito importante para o seu faturamento e até mesmo para o crescimento da base de dados de clientes.

Percepção de valores pelo cliente

Outro motivo que faz total diferença na adoção de alimentos e refeições inclusivas em seu cardápio digital é a percepção destes valores pelos clientes. Ao analisar as opções de seus concorrentes, você poderá perceber que a grande maioria dos deliverys e comércios da categoria não contam com opções inclusivas.

Desta forma, quando o seu delivery passa a oferecer e divulgar as opções inclusivas do cardápio digital, os clientes deste nicho percebem ainda mais valor em seu delivery de refeições, uma vez que seu empreendimento deu a atenção desejada para um segmento específico de usuários. Portanto, os clientes que necessitam de opções inclusivas ficarão satisfeitos com esta dedicação e atenção do seu estabelecimento e isso será percebido no volume de pedidos destes grupos.

Variedade de opções do cardápio

Outro motivo que trará resultados interessantes para seu delivery é o aumento da variedade de opções em seu cardápio digital. A partir do momento em que estas opções estejam disponíveis em seu menu digital, qualquer cliente poderá escolher pelos itens inclusivos. Desta forma, o seu cardápio digital terá um incremento de opções, e isso irá beneficiar não só os consumidores diretos da alimentação inclusiva, mas também todos aqueles que desejam experimentar estas opções.

Com isso, ao mesmo tempo em que será possível aumentar o volume de produtos em seu menu digital, você também trará foco para grupos que não são devidamente explorados na atualidade.

Diferenciação em relação aos concorrentes

Atualmente, são poucos os deliverys e até mesmo estabelecimentos com atendimento presencial que contam com opções inclusivas em seu menu. Sendo assim, ao oferecer estas opções para seus clientes, você terá um destaque muito interessante em relação aos seus concorrentes, colocando seu delivery em evidência e atraindo destaque dos consumidores do nicho e até mesmo da mídia especializada.

Este tipo de divulgação fará muito bem para seu delivery, que terá destaque em noticiários regionais e também na internet, levando a uma atração de público ainda maior e que certamente fará com que seu comércio aumente o faturamento!

Opções de alimentação inclusiva para seu cardápio digital

1 – Refeições vegetarianas/veganas

Sem dúvidas, as opções veganas e vegetarianas sã importantíssimas para seu delivery, visto que o veganismo e vegetarianismo estão em pleno crescimento em todo o mundo. Além disso, estas opções estão disponíveis na grande maioria dos estabelecimentos da categoria, o que também é explicado pelo crescimento do número de pessoas veganas e vegetarianas no Brasil.

Os vegetarianos são as pessoas que não consomem carne, enquanto o veganos possuem uma alimentação ainda mais restritiva, não consumindo nenhum tipo de ingrediente de origem animal. Com isso, ao demonstrar respeito e preocupação com os clientes oferecendo opções veganas e vegetarianas, seu restaurante tende a se destacar!

2 – Refeições e alimentos sem lactose

Mais uma opção que pode ser incluída em seu delivery de refeições são as opções sem lactose. A intolerância e alergia a lactose atingem uma parcela significativa da população, e oferecer alimentos que incluem esta categoria fará com que seu delivery se destaque. Felizmente, existem no mercado atual dezenas de opções de alimentos livres de lactose, e na grande maioria dos casos você não precisará de grandes modificações em seus produtos para adicionar opções sem lactose.

3 – Refeições zero açúcar

A diabetes é uma doença muito comum no Brasil, e a principal responsável pela existência de alimentos zero açúcar. Diante da necessidade deste grupo de consumidores, oferecer opções zero açúcar em seu cardápio digital é uma excelente forma de atrair novos consumidores, visto que são poucos os estabelecimentos que possuem opções para este grupo e também pela preocupação demonstrada pelo seu delivery, que fará total diferença para estes clientes.

4 – Opções sem glúten

Menos comentada que as doenças anteriores, a doença celíaca também acomete milhares de pessoas no Brasil e pode representar um público interessante para o seu estabelecimento. A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, que está presente em cereais como o trigo, cevada, centeio, entre outros. Com isso, uma grande parte dos alimentos não pode ser consumida pelos portadores desta doença, mas é possível trabalhar em refeições e alimentos especialmente para este grupo! Isso demonstrará toda a preocupação da sua empresa com a inclusão e trará benefícios para este grupo, que irá te recompensar com o aumento do faturamento.

5 – Alimentos e produtos Low Carb

Por fim, você também poderá utilizar e incluir opções Low Carb em seu cardápio digital. As opções Low Carb são destinadas às pessoas que se encontram em uma dieta mais restritiva, diminuindo o consumo de alimentos ricos em carboidratos ao mesmo tempo em que aumenta a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos. Sendo assim, as refeições originais do seu delivery podem ser modificadas de modo a oferecer opções Low Carb em seu cardápio digital, o que é uma maneira de incluir clientes com dietas restritivas em seu estabelecimento!

Como o InstaDelivery te ajuda a disponibilizar alimentos inclusivos em seu cardápio digital?

Depois de conhecer melhor os alimentos inclusivos, motivos importantes para utilizá-los e opções interessantes que podem ser disponibilizadas em seu cardápio digital, é fundamental que você implemente estas soluções em seu menu, e o InstaDelivery pode te ajudar nestes momentos!

O InstaDelivery é um sistema de PDV e delivery completo, que reúne todas as funcionalidades e ferramentas que seu delivery precisa para crescer na internet e redes sociais, além de realizar o gerenciamento de forma clara e eficiente. Sendo assim, este sistema é uma excelente alternativa para criar seu cardápio digital, além de incluir e modificar as opções inclusivas com muita facilidade e agilidade.

Além disso, deve ser destacado que com o sistema do InstaDelivery possui a versão completa disponível gratuitamente para todos os usuários que faturarem menos de R$ 2 000,00 por mês. Acima deste faturamento, será cobrada uma parcela fixa de R$ 59,90 para receitas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 através da plataforma, e R$ 109,90 para receitas mensais superiores a R$ 5 000,00 através da plataforma.

Ou seja, com valores totalmente acessíveis você poderá criar seu cardápio digital e adicionar elementos inclusivos entre as opções do menu digital. Mais do que isso, você também terá acesso a um dos sistemas mais completos do mercado nacional, ficando livre das comissões cobradas pelos marketplaces de delivery e aproveitando toda a liberdade que a sua própria plataforma de delivery pode proporcionar!

Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação os principais conceitos, motivos para utilização e sugestões de alimentação inclusivas para seu cardápio digital. Com o aumento substancial da concorrência entre os deliverys no mercado nacional e internacional, é necessário dispor de diferenciais para atrair novos clientes ou para fidelizar os já existentes.

Dentre estas opções, a alimentação inclusiva é uma alternativa muito viável, uma vez que possui um público muito interessante no Brasil e que precisa destas alternativas, que ainda não são ofertadas por boa parte dos estabelecimentos que trabalham com o comércio de refeições no país. Sendo assim, ao oferecer estas opções em seu cardápio digital, você certamente irá se destacar e conquistar um público muito importante em sua categoria, o que será refletido no faturamento do seu empreendimento.

Além disso, você também pôde acompanhar que com o sistema do InstaDelivery estas opções podem ser adicionadas ao seu cardápio digital com facilidade, visto que nosso sistema foi desenvolvido com esta finalidade. Portanto, além das demais funcionalidades deste sistema de PDV e delivery, o InstaDelivery te disponibiliza tudo o que é necessário para oferecer alimentos inclusivos para os clientes do seu delivery online!

Ative o plano gratuito do InstaDelivery hoje mesmo! É o sistema mais simples e completo do mercado. Clique aqui para acessar nossa homepage e chame nosso comercial no WhatsApp para começar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *