Nos últimos anos, o delivery em geral conquistou muito espaço de mercado, impulsionado fortemente pelo desenvolvimento e acesso à internet pelos usuários, que está disponível não só em computadores, mas também na grande maioria dos aparelhos celular. Isso fez com que aplicativos de delivery, como é o caso do iFood e Loggi, tivessem um crescimento significativo ao longo dos últimos anos, se tornando referências nacionais e internacionais em suas categorias.
Quando falamos especificamente no delivery de alimentos, este setor apresentou um crescimento significativo ao longo dos últimos anos, especialmente durante os anos de 2020 e 2021, uma vez que a grande maioria dos restaurantes e estabelecimentos do setor tiveram que atender somente via delivery durante este período, em função da necessidade de controle da pandemia da COVID-19. Com isso, o delivery de alimentos passou de coadjuvante para o principal responsável pelo funcionamento dos bares, lanchonetes e restaurantes da sua região.
Aliado a isso, é claro que os estabelecimentos também precisariam melhorar a sua estrutura de atendimento online para comportar um maior número de usuários, e é aí que os sistemas de delivery conquistam espaço. Um sistema de delivery é aquele que disponibilizará para os lojistas dezenas de ferramentas de delivery interessantíssimas, que podem ser utilizadas para captar mais clientes ou ainda facilitar o processo de organização da sua empresa. Dentre estes sistemas, o InstaDelivery é um dos que possuem maior destaque na atualidade, o que se deve ao atendimento e suporte oferecidos pelo nosso sistema, assim como a quantidade de ferramentas disponíveis, que são oferecidas por um preço extremamente competitivo. Com base nisso, vamos apresentar a seguir todas as funcionalidades do aplicativo mobile do InstaDelivery, comentando brevemente como estes recursos podem ajudá-lo durante o dia a dia do seu estabelecimento, organizando melhor o seu negócio ou ainda conquistando e fidelizando novos clientes.
Pedidos Existentes
Ao acessar normalmente o aplicativo do InstaDelivery em seu celular, a primeira opção mostrada será a aba Pedidos Existentes. Como o próprio nome sugere, a opção Pedidos Existentes é utilizada para indicar quais são os pedidos que estão em aberto dentro do seu sistema, assim como acessar os novos pedidos quando você for notificado sobre a atividade. Ao abrir esta opção do app do InstaDelivery, você poderá acessar e verificar todos os pedidos pendentes para o seu estabelecimento, que estão classificados em quatro categorias diferentes: Recebido, Aceito, Pronto e Cancelado. Nesta aba, você também poderá enviar a confirmação do pedido via WhatsApp para o cliente, clicando sobre o ícone do WhatsApp e também designar o motoboy para este pedido, clicando sobre a opção Motoboy. Ao selecionar o motoboy para realizar a sua entrega, você enviará uma confirmação ao profissional através do WhatsApp, contendo também dois links diferentes, sendo um para que o motoboy possa confirmar a recepção do pedido pelo cliente e o outro contendo a localização do endereço através do Google Maps. Na opção cancelamento, é interessante destacar que você poderá informar o motivo do cancelamento, o que pode ser importante para os registros e controles realizados pelo seu negócio. Você ainda poderá visualizar todas as informações do cliente e do pedido ao selecionar a opção Mais Informações, que está representada no formato de uma lupa no canto superior direito do pedido!
PDV – Lançar Pedido
Seguindo a nossa descrição das funcionalidades do InstaDelivery, a segunda ferramenta principal que está disponível recebe o nome de PDV – Lançar Pedido. Nesta opção, você deverá lançar o pedido no seu sistema, para que possamos contabilizar e realizar o controle adequado dos pedidos feitos em seu estabelecimento. Dentro desta categoria, é possível agrupar os pedidos em quatro categorias diferentes, que são: Delivery, Retirada Balcão, Balcão Express e Pedido Mesa. Para cada opção selecionada você deverá preencher adequadamente as informações do cliente, o que facilitará o seu controle posteriormente. Por exemplo, ao selecionar a opção Delivery, você deverá informar os seguintes dados: Telefone do cliente, nome, endereço completo e observações. Feito isso, será possível adicionar os produtos solicitados pelo cliente e salvar o pedido. Este tipo de lançamento é importante para os pedidos que não foram realizados através do link do seu cardápio digital, uma vez que isso permitirá a você obter relatórios periódicos completos, contabilizando quais foram as vendas reais realizadas.
Dentro do mesmo menu, a opção Mesa também merece destaque especial. Isso porque, ao selecionar esta opção, você poderá controlar de forma rápida e eficiente as mesas do seu estabelecimento. Ao selecionar esta opção, você deverá informar o número da mesa e as informações iniciais do pedido. Feito isso, a mesa já aparecerá em seu painel de pedidos como aberta, e será possível adicionar mais itens ou encerrar a conta. Além disso, será possível também verificar qual foi o horário de entrada dos clientes desta mesa, imprimir a nota da mesa e até mesmo oferecer descontos (que podem ser em valores fixos ou percentuais), assim como definir a cobrança ou não da taxa de serviço. Para o pagamento da mesa, você poderá selecionar a divisão da conta de acordo com o número de pessoas da mesa e também definir qual será o meio de pagamento utilizado. Desta maneira, é possível perceber que o lançamento dos pedidos das mesas do seu estabelecimento e também do delivery são bastante completas, permitindo realizar o gerenciamento eficiente dos pedidos de uma forma totalmente facilitada e intuitiva, visto que nosso aplicativo permite utilizar suas funções com apenas alguns cliques.
Controle de caixa
Se você possui qualquer estabelecimento comercial certamente já deve conhecer a importância do controle de caixa. Isso porque, sejam quais forem os valores envolvidos, o controle de caixa será o responsável por fechar todas as contas e recebimentos, permitindo a você gerenciar o seu negócio e definir as melhores estratégias para a sua empresa. Assim, o InstaDelivery também oferece esta incrível ferramenta no aplicativo, para que você consiga controlar o seu caixa na tela do seu celular. Ao selecionar a opção Controle de caixa no menu inicial do app do InstaDelivery, você será direcionado para uma caixa de diálogo do nosso app, devendo informar qual foi o valor de abertura do caixa. Feito isso, você também poderá adicionar as operações de entrada ou retirada que aconteceram durante o dia, independente de quantas operações deste tipo foram realizadas. Ao encerrar as atividades e recebimentos do dia, selecione a opção fechamento de caixa e você já irá obter um relatório interessantíssimo das suas operações do dia, incluindo o valor de abertura, as retiradas e o valor final no caixa ao final do expediente. Também serão descritos os valores de vendas realizadas no cartão, PIX, dinheiro, pagamentos online e até mesmo do iFood, marketplace de delivery no qual possuímos integração. Você também poderá imprimir este relatório, o que facilita ainda mais o controle das operações realizadas em sua loja.
Note que, os valores relacionados com os pedidos realizados já serão computados automaticamente, ou seja, não será necessária nenhuma ação com relação aos pedidos. As entradas e retiradas deverão computar apenas operações feitas de forma manual!
Pontos Fidelidade
Seguindo a nossa apresentação das funcionalidades, o próximo item disponível no app mobile do InstaDelivery é o Pontos Fidelidade. Como já discutimos em diversas publicações, o programa de fidelidade é uma alternativa interessantíssima e amplamente utilizada para a fidelização de clientes em seu estabelecimento. Através do oferecimento de recompensas para seus clientes (que incluem cupons de desconto, brindes e outros benefícios coerentes com o seu estabelecimento) você aumentará a chance de fidelizar seus clientes, que escolherão o seu comércio com o objetivo de acumular pontos para conquistar as recompensas. Ao mesmo tempo, o valor do ticket médio costuma aumentar também, uma vez que estes clientes passam a consumir mais para acumular pontos! Sendo assim, o oferecimento de um programa de fidelidade é importantíssimo para qualquer delivery atual, e você poderá utilizar esta ferramenta importante com o InstaDelivery! Além de computar os pontos dos clientes automaticamente depois de configurado, você poderá adicionar os pontos manualmente em situações especiais, através do menu que dá título a este tópico. Para isso, será necessário apenas adicionar o número de telefone do cliente que receberá os pontos e também a quantidade de pontos que serão fornecidos.
Imprimir QR Code
Recentemente, os QR Codes conquistaram muito espaço no mercado mundial, pela facilidade de identificação e pela acessibilidade dos aparelhos que realizam a leitura destes códigos. Sendo assim, os QR Codes são amplamente utilizados nos deliverys de todo o Brasil e você também poderá usufruir desta ferramenta importante dentro do InstaDelivery. Para acessar e imprimir o QR Code do seu cardápio digital, você poderá acessar esta opção através do menu principal do app do InstaDelivery e clicar sobre a opção Imprimir! Feito isso, se a sua impressora já estiver configurada adequadamente, o QR Code já será impresso e você poderá utilizá-lo da forma que preferir!
Cardápio
Seguindo com a nossa lista de funcionalidades do app mobile do InstaDelivery temos a opção cardápio, onde você poderá realizar algumas modificações importantes em seu cardápio digital. É importante ressaltar que o seu cardápio digital na versão mobile não será tão completa quanto a versão web, uma vez que o objetivo desta versão é realizar apenas modificações rápidas em seu cardápio, como a exclusão ou inclusão de novos produtos. Sendo assim, ao acessar a opção cardápio, você poderá ativar ou desativar as opções já existentes em seu cardápio digital, o que pode ser muito interessante para os casos em que algum produto se esgote rapidamente. Para realizar edições e adicionar novos produtos, você deverá utilizar a versão Web do InstaDelivery, que permitirá a realização destas edições com maior facilidade.
Impulsionar
A penúltima ferramenta da nossa lista de funcionalidades do app do InstaDelivery recebe o nome de impulsionar e também é importantíssima para qualquer delivery da atualidade. Com o fortalecimento da internet e das redes sociais, os estabelecimentos que possuem a intenção de se destacar no mercado de delivery certamente devem possuir as redes sociais ativas e trabalhar de forma correta no fortalecimento do estabelecimento. No entanto, sabemos que boa parte dos empreendedores do setor não possuem tempo suficiente para realizar estas tarefas, e possuímos uma equipe que poderá te ajudar neste momento de dificuldade. Desta maneira, se você deseja impulsionar seu negócio nas redes sociais, como é o caso do Facebook e Instagram, você poderá chamar a nossa equipe no WhatsApp, que cuidará da criação e toda a gestão da arte do seu negócio, fazendo com que você cresça nas redes sociais e possa ter uma preocupação a menos em seu negócio!
Fechar temporariamente
Por fim, a última ferramenta disponível no aplicativo do InstaDelivery recebe o nome de Fechar Temporariamente e é utilizada para os casos em que você precise fechar a sua loja por algum motivo. Ao selecionar esta opção, você poderá manter sua loja fechada até o final do dia ou até realizar a abertura do negócio manualmente. Sendo assim, em situações de emergência, você também conta com uma ferramenta interessante e que poderá te auxiliar durante esta situação de dificuldade!
Todas as ferramentas mostradas acima estão dentro da opção Meu Negócio do InstaDelivery, que será exibida assim que você abrir o nosso aplicativo. No entanto, ainda dispomos de algumas outras ferramentas interessantes, que também serão detalhadas adiante!
Impressoras
Acessada no canto esquerdo da interface do seu aplicativo, a opção Impressoras também é amplamente utilizada pelos lojistas que utilizam o nosso sistema. Através desta opção, você poderá adicionar novas impressoras bluetooth, que são importantíssimas e facilitam consideravelmente o processo de recebimento e produção dos pedidos. Afinal, após conectar as suas impressoras com o sistema do InstaDelivery, seus pedidos serão impressos automaticamente, o que facilita muito na organização e preparação dos pedidos. Desta forma, se você é usuário do sistema do InstaDelivery, não deixe de utilizar o sistema de impressão automática das comandas!
Disparos no WhatsApp
Há alguns anos o WhatsApp lidera com folgas a utilização dos aplicativos de mensagens instantâneas no Brasil. Com funcionalidades interessantes e que podem ser utilizadas na grande maioria dos smartphones em circulação, o WhatsApp passou a ser utilizado também para a realização de vendas, o que se intensificou durante o período de pandemia que estamos enfrentando. Diante disso, o InstaDelivery é um sistema de PDV e delivery que utiliza ao máximo os recursos oferecidos pelo WhatsApp Business, e isso resultará em benefícios percebidos por você e seus clientes. Entre os recursos oferecidos pelo InstaDelivery, os disparos por WhatsApp podem ser utilizados para enviar promoções e cupons de desconto especiais para os clientes que já estejam em sua base de dados. Esse tipo de disparo costuma trazer resultados muito interessantes, visto que o usuário estará sempre em contato com o seu estabelecimento e terá mais um benefício ao realizar o pedido. Portanto, utilize sempre que possível esta ferramenta e também trabalhe no desenvolvimento e fortalecimento da sua própria base de dados de clientes, que será indispensável para este tipo de ação.
Relatórios
Para um controle adequado das finanças do seu estabelecimento, os relatórios são importantíssimos e serão o principal norteio para novas atitudes da empresa. Sendo assim, é indispensável que o seu sistema de PDV e Delivery gere este tipo de documento para você. No aplicativo do InstaDelivery, você poderá acessar os relatórios do seu estabelecimento de uma forma prática e simplificada, garantindo assim o fornecimento de dados que facilitem o seu controle e gestão do delivery. Com os relatórios em mãos, caberá a você avaliar a real situação do seu estabelecimento e quais atitudes devem ser mantidas ou modificadas.
Suporte, Configurações e Deslogar
Para finalizarmos a apresentação do aplicativo do InstaDelivery, temos as opções que aparecem na grande maioria dos aplicativos existentes, mas que não deixam de ser importantíssimas. Ao selecionar a opção Suporte, você poderá entrar em contato com a nossa equipe rapidamente, que estará sempre pronta para atendê-lo de uma forma eficiente e rápida, para que o seu problema seja resolvido o mais rápido possível. Selecionando a opção Configurações você poderá realizar pequenas alterações em seu aplicativo, tornando a interface mais agradável e fácil de utilizar. Por último, a opção Deslogar permite que você faça saia da sua conta no InstaDelivery, o que pode ser interessante para usuários que dividem o aparelho celular ou ainda para proteger os dados e relatórios do seu estabelecimento.
Desta maneira, apresentamos ao longo deste texto as principais informações e funcionalidades do aplicativo mobile do InstaDelivery. Como você pôde observar, o mercado de delivery se tornou muito competitivo para os restaurantes, bares e lanchonetes durante a pandemia da COVID-19, uma vez que estes estabelecimentos foram impedidos de atender presencialmente seus clientes e passaram a utilizar apenas o delivery para realizar suas vendas. Com isso, a necessidade de melhorar o atendimento online se tornou evidente e fundamental para o sucesso destes estabelecimentos durante o período, e os sistemas de delivery se tornaram importantíssimos para facilitar este processo de atendimento, assim como gerenciar os pedidos de uma forma rápida e eficiente. Diante disso, o InstaDelivery se mostrou a melhor alternativa da atualidade para os proprietários de estabelecimentos do setor de alimentação, já que o sistema oferece dezenas de ferramentas em um sistema de PDV e Delivery completos, por um preço totalmente acessível.
Você poderá acessar todos os recursos do InstaDelivery já na versão gratuita do nosso sistema, que está disponível para todos os usuários que faturarem menos de R$ 2 000,00 mensais através da plataforma. Acima deste valor será cobrada uma taxa fixa de R$ 49,90 para faturamentos entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 mensais e um valor fixo de R$ 99,90 para faturamentos mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, não são cobradas comissões por pedidos e você poderá reunir seus clientes em um plataforma prática e extremamente eficientes, que certamente beneficiará você e seus clientes!
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