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10 Dicas Para Criar um Cardápio Que Vende

Nos últimos anos, o número de restaurantes e estabelecimentos que trabalham como a venda e delivery de refeições aumentou consideravelmente. Como consequência disso, a competitividade é muito maior, e é necessário se destacar para que você consiga vender mais e satisfazer seus clientes. Para isso, existem diversas maneiras de agregar valor aos seus produtos, como os sistemas de delivery, que trazem mais velocidade e eficiência para os pedidos realizados pela internet, assim como outras ferramentas tecnológicas. Apesar disso, itens clássicos, como os cardápios, continuam importantíssimos, e é extremamente necessário que você capriche nestes itens para conseguir agradar os clientes. Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas dicas interessantíssimas para você criar e utilizar um cardápio atrativo e possa fazer com que seu restaurante venda mais.

1 – Capriche na organização do seu cardápio

Começaremos com uma dica geral, mas que não deixa de ser importantíssima para qualquer estabelecimento: capriche na organização do seu cardápio. Isso porque um cardápio organizado fará total diferença para a sua empresa, agradando todos os clientes, solucionando as dúvidas e aumentando a facilidade do atendimento. Para isso, seja qual for o modelo de cardápio escolhido, capriche na organização e posicionamento das informações, mantendo sempre um padrão de imagens e letras, e isso certamente irá agradar aos seus clientes.

2 – Utilize imagens profissionais e de alta qualidade

Outra dica importantíssima é utilizar imagens profissionais e com boa qualidade. Em um restaurante, bar ou lanchonete, o aspecto visual faz muita diferença, e seus clientes poderão ser atraídos por uma imagem bem feita dos produtos oferecidos. Desta maneira, utilize imagens profissionais, caprichando na iluminação e posicionamento dos itens, que farão com sua imagem fique limpa e agradável. Mais do que isso, utilize imagens preferencialmente reais sobre o seu produto, uma vez que o cliente terá uma melhor percepção em relação ao produto oferecido e estará ciente sobre o pedido realizado. Sem dúvidas, as imagens são fundamentais para qualquer cardápio que envolva refeições, e você deverá utilizar isso em prol do seu comércio.

3 – Conheça o público do seu estabelecimento

Conhecer o pública alvo do seu restaurante também pode ser muito interessante para definir as estratégias do seu cardápio, uma vez que você poderá utilizar de recursos especiais que agradem ao seu público. Por exemplo, se o seu público alvo principal forem as crianças, você poderá utilizar um cardápio mais colorido e demonstrando como o seu restaurante se comporta em relação às crianças. Em um outro exemplo, se o seu público alvo principal são os jovens, você pode apostar em conteúdos e memes da internet para conquistar ainda mais este grupo. Além do cardápio, entender melhor o público do seu estabelecimento trará uma série de benefícios para o as suas finanças.

4 – Não se esqueça da inclusão dos cardápios

Grande parte dos estabelecimentos atuais estão sendo reconhecidos por uma atitude nobre e que muitas vezes acaba sendo deixada em segundo plano, que é a acessibilidade. Quando falamos em acessibilidade de cardápios de restaurante, você pode pensar em fazer um cardápio com letras maiores, para pessoas com limitações visuais, cardápios em braile, que são cada vez mais importantes e utilizados e diversas outras maneiras. Ao apostar na acessibilidade do seu estabelecimento, você irá conquistar um público fiel e também poderá servir de inspiração para outros comércios do entorno, uma vez que este tipo de atitude chamará a atenção positivamente!

5 – Utilize também um cardápio digital

Outra dica de grande importância está diretamente relacionada com a tecnologia. De uma forma geral, seja qual for o seu público alvo principal, os clientes ficarão felizes com a utilização de itens tecnológicos. Com o rápido desenvolvimento de soluções para restaurantes, existem cada vez mais recursos que podem ser utilizados em seu estabelecimento, como é o caso dos cardápios digitais. Os cardápios digitais funcionam de uma forma muito simples, e podem ser acessados pelos clientes através de links compartilhados nas principais redes sociais e também por meio de QR Codes, que podem estar posicionados em locais estratégicos do seu restaurante. A utilização destes cardápios traz muita praticidade para atender aos pedidos online, e também pode ser alterado de uma forma muito simples. Além disso, com o cardápio digital do InstaDelivery você visualizará os pedidos diretamente no painel de pedidos da sua cozinha, o que aumenta a praticidade e velocidade de preparação dos pedidos, resultando em um menor tempo de espera e maior satisfação dos clientes.

6 – Mantenha seus cardápios atualizados

Outra dica que deve ser sempre lembrada na hora de montar o seu cardápio é manter os cardápios sempre atualizados. Com certeza você já foi a algum lugar e, após selecionar um item do cardápio, foi informado de que o preço real era outro, e a experiência é sempre desagradável. Desta maneira, você não pode deixar que isso ocorra dentro do seu estabelecimento! Mesmo que as alterações sejam pequenas, sempre deixe registrado em seu cardápio estas mudanças, que servirão de guia para as decisões dos clientes. Apesar disso, cuidado para não deixar o seu cardápio muito poluído, o que também se torna desagradável. Ao perceber a necessidade destas mudanças, não hesite em criar um cardápio novo.

7 – Fique de olho no cardápio da concorrência

Isto não quer dizer que você deva copiar a sua concorrência, mas reconhecer os seus pontos positivos e adaptá-los para a sua situação! Esta dica, que é valida para todos os setores de comércios de todas as áreas, também é válida para cardápios. Com isso, você pode aproveitar os cardápios de concorrentes para criar novas ideias e até mesmo promover os seus diferenciais em relação aos concorrentes. A atenção ao redor é importantíssima para qualquer empreendedor, e você deve utilizá-la sempre!

8 – Categorias podem ser interessantes em um cardápio

Agrupar os seus produtos em categorias também é importante, e fará com que seus clientes possam encontrar os produtos com maior facilidade. Além disso, ao definir as categorias para os seus produtos, você pode criar categorias em destaque, assim como indicar sugestões e até mesmo promoções semanais. Lembre-se também de organizar os produtos de forma simplificada e não repita muitos produtos em categorias diferentes, uma vez que isso traria um aspecto visual ruim para o seu cardápio.

9 – Possua cardápios suficientes para os clientes

Ao realizar o planejamento dos seus cardápios, é de fundamental importância que você garanta a existência de cardápios suficientes para todos os clientes do estabelecimento. Se o orçamento estiver positivo, é recomendado que você possua cardápios suficientes para atender pelo menos 50% da capacidade máxima do estabelecimento, mas você pode variar este número de acordo com a necessidade observada e também de acordo com o orçamento disponível. Outras opções interessantes são os cardápios digitais, acessados através de links ou QR Codes já mencionados aqui!

10 – Faça a revisão final e certifique de que não há nada errado

Chegada a hora de finalizar o seu cardápio, é importantíssimo realizar uma revisão completa e dedicada sobre o cardápio produzido. Certifique-se de que não ficou faltando nenhum item, confira se os preços estão todos corretos e também faça uma avaliação geral do seu cardápio. Esta etapa também é importante uma vez que os cardápios não serão produzidos em intervalos de tempo pequenos, e você irá utilizar este recurso por meses! Portanto, capriche!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação 10 dicas importantes que devem ser levadas em consideração na hora de produzir o seu próprio cardápio. Como mencionamos no início, o número de restaurantes e estabelecimentos do setor de refeições aumentou consideravelmente nos últimos anos, o que traz mais competitividade para a categoria e faz com que você precise se destacar para vender mais. Entre estes destaques, um cardápio bem elaborado pode ser fundamental para a tomada de decisão do cliente, e as dicas apresentadas farão com que você desenvolva um cardápio eficiente, organizado e prático para os clientes. Com isso, você perceberá os resultados de um cardápio bem feito nas receitas da sua empresa!

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