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Como Precificar os Seus Produtos de Delivery e Alimentação

Em um mercado de delivery que está cada vez mais competitivo e equilibrado, todos os fatores que estão relacionados com o preço dos produtos serão de fundamental importância para o sucesso de restaurantes, bares e lanchonetes. Isso porque, embora existam outros fatores que influenciam significativamente na decisão dos clientes, o preço ainda é decisivo para a escolha final. Desta maneira, você deve vender seus produtos pelo menor preço possível, evitando valores que estejam muito acima ou abaixo do recomendado, que poderiam causar instabilidades em seu negócio. Com base nisso, vamos apresentar a seguir uma regra importantíssima e simples que pode ser aplicada para precificar seus produtos da maneira adequada, explicando também como você pode agir para equilibrar esta regra e a melhor maneira de conseguir controlar os gastos do seu estabelecimento!

Regra dos 40%

Quem está começando no setor de delivery e alimentação certamente deve ter percebido que precificar um produto não é tão simples quanto aprece. Isso porque, para precificar adequadamente os seus produtos, será necessário possuir um bom controle interno dos custos envolvidos na produção de uma refeição e até mesmo conferir quais são os preços praticados pela concorrência, caso você tenha rivais com produtos semelhantes. Apesar desta dificuldade, existe uma regra fácil e prática, aplicada há anos por nossos especialistas em alimentação e delivery, que é a regra dos 40%. Vamos explicá-la com detalhes a seguir.

A regra dos 40% diz que, o custo envolvido com a matéria prima utilizada para preparar o seu produto (o que inclui a matéria prima necessária e também eventuais perdas ou quebras de materiais) não deve passar de 40% do valor final do seu produto. Considere um exemplo no qual você comercialize as suas refeições pelo valor unitário de R$ 10,00. Neste caso, os custos relacionados com a matéria prima utilizada para a preparação da refeição não devem ser superiores a R$ 4,00. Apesar de ser extremamente simples, a regra dos 40% é muito funcional e eficiente, permitindo a você colher resultados satisfatórios ao aplicar esta regra. No entanto, você deve trabalhar para computar todos os custos de matéria prima envolvidos na produção, e trabalhar em alternativas para diminuir esse percentual caso o valor gasto seja maior que 40%. Vejamos a seguir algumas alternativas interessantes.

Como controlar o percentual gasto com matéria prima no meu estabelecimento?

Depois de avaliar e calcular o custo envolvido com a matéria prima do seu produto, chegou a hora de tomar decisões envolvendo a regra dos 40%. Para isso, vamos apresentar as principais ações que podem ser realizadas em relação a esta regra:

  • Percentual inferior a 40%: Se o percentual de gastos com matéria prima estiver inferior a 40% significa que os preços praticados pelo seu estabelecimento estão de acordo com o valor investido em produtos. Desta forma, não é necessário se preocupar com cortes ou reduções, apenas monitorar os custos e verificar se não há aumentos. Inclusive, se você conseguir equilibrar estes custos na casa dos 30%, seria um dos melhores cenários para o lucro, fazendo com que seus ganhos fossem ainda maiores. Apesar dessa recomendação, até os 40% não há motivos para mudanças e preocupações exageradas.
  • Percentual igual a 40%: Este é o sinal de alerta na nossa regra. Se o seu custo de produção está atingindo os 40% do valor do produto final, é necessário começar a pensar em alterações que podem ser realizadas para diminuir este percentual. Caso contrário, você precisará estar muito atento em relação aos custos, para evitar que este percentual aumente e prejudique o seu negócio.
  • Percentual superior a 40%: No entanto, se o percentual calculado for superior a 40% do valor final do produto, será necessário que você realize alterações no seu restaurante ou delivery para reajustar estes valores. As alterações podem ser feitas de duas formas, sobre os custos do produto ou ainda em relação ao valor final do produto. Quando falamos em alterações que influenciam no custo da matéria prima, você deverá procurar por novos fornecedores que possam te oferecer materiais mais baratos. Observe também a qualidade, que não pode ser muito influenciada pela troca de materiais. Já em relação ao valor final, se não houver outra saída, você poderá reajustar o valor de venda do seu alimento ou refeição. Essa é uma alternativa que preza totalmente pela manutenção da qualidade do produto, mas que afetará o bolso do cliente. Portanto, avalie cada situação e veja o que pode ser feito para resolver o problema da melhor forma possível. Note que também é possível mesclar essas duas alterações, ou seja, reduzir parte dos gastos com matéria prima e reajustar levemente o valor do produto final.

Como calcular os gastos com matéria prima do meu produto?

Entendida a regra dos 40% e a importância de monitorar este parâmetro, será necessário agora que você monitore os gastos com a matéria prima, uma vez que este fator fará total diferença nos seus resultados. Para isso, é importante ressaltar que existem diversas formas de monitorar estes gastos, e nenhuma delas é tão fácil quanto parece.

O modo mais simples, eficiente e barato de realizar este controle é somar todos os valores de boletos pagos aos fornecedores durante um mês, e dividir este resultado pela receita gerada no mesmo período. Realizando o cálculo desta maneira, você terá uma noção muito boa dos valores e custos que estão presentes no seu estabelecimento. Há ainda a opção de dividir estes custos e receitas de acordo com os produtos específicos, que também pode ser uma alternativa viável e eficiente.

O método destacado acima é muito eficiente e prático, mas não é o único. Existem programas computacionais que realizam este tipo de cálculo, onde você terá que levar em consideração também o tempo necessário para aprender sobre este recurso e os custos de instalação e manutenção dos softwares, que não são nada baratos. Outra opção utilizada é a realização de cálculos teóricos envolvendo o custo e valor de venda dos produtos. No entanto, esta opção não é recomendada por não considerar as perdas, o que pode levar a discrepâncias em relação ao valor final. Sendo assim, recomendamos que siga as sugestões dadas, realizando um controle simples e eficiente que te permitirá focar totalmente nas vendas do seu restaurante ou delivery.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação tudo o que é necessário para que você possa conhecer e aplicar a regra dos 40%. Em um mercado cada vez mais competitivo como o mercado de deliverys e restaurantes, é muito importante que você ofereça preços competitivos e que convençam os clientes, mas é necessário também monitorar os custos para oferecer um preço que esteja de acordo com os custos de produção do produto. Diante disso, a regra dos 40% funciona de uma forma muito interessante, parametrizando os custos em relação ao total de vendas do seu estabelecimento. Mantendo os custos com matéria prima abaixo dos 40% suas chances de sucesso são boas, ao mesmo tempo que valores superiores aos 40% se tornam preocupantes. Para isso, você deve controlar os custos da melhor maneira possível, utilizando um dos métodos que foram mencionados no texto.

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