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Como Utilizar as Datas Comemorativas Para Vender Mais Com Seu Delivery

No segundo domingo do mês de maio, tradicionalmente é comemorado o dia das mães, uma das datas comemorativas mais importantes e conhecidas em todo o planeta. Neste cenário, há toda uma preparação e situações especiais envolvendo o dia das mães, o que ocasiona um maior movimento em restaurantes e também em deliverys. Portanto, é fortemente recomendado que você e seu delivery aproveite o dia das mães e também outras datas comemorativas para vender mais, e isso exige planejamento e ações especiais. A seguir, vamos apresentar os principais motivos para você se preparar e criar campanhas especiais para estas datas comemorativas, assim como algumas ações que podem ser adotadas pelo seu delivery de refeições e as principais datas comemorativas que devem ser aproveitadas pelo seu comércio. Por fim, vamos destacar algumas ações que podem ser adotadas em conjunto com o sistema do InstaDelivery para facilitar ainda mais as suas campanhas em meio às datas comemorativas.

Quais são as principais datas comemorativas do ano?

Antes de entendermos como utilizar as datas comemorativas do ano em seu delivery de refeições, é importante conhecermos cada uma destas datas, para que você possa organizar melhor o seu delivery e se preparar para realizar campanhas especiais nestas épocas (ou ainda contratar mais funcionários, caso a demanda seja ainda maior). A seguir, estão algumas das datas comemorativas com maior movimento no comércio, com uma breve descrição sobre a sua importância:

  • Ano novo: O feriado de confraternização universal, popularmente conhecido no Brasil como Ano Novo, é uma das datas com maior comemoração em todo o planeta, sendo também uma das mais importantes para o comércio de refeições no Brasil. Sendo assim, é interessante que você prepare o seu delivery para este feriado, divulgando de forma massiva as opções especiais ofertadas e também o horário de funcionamento. Muitos deliverys e comércios fecham durante estes feriados, o que pode ser uma boa oportunidade para vender mais em seu delivery, especialmente se a sua cidade receber turistas durante o período.
  • Páscoa: Dando sequência aos feriados e datas comemorativas com maior movimento no país, a Páscoa é um evento de extrema importância para o comércio. Sempre ocorrendo em um domingo dos meses de março ou abril, a Páscoa é uma data importante para os católicos e para as crianças, em função dos ovos de chocolate. Sendo assim, se você trabalha com chocolates e doces, a Páscoa é uma excelente opção para impulsionar seu delivery! Você pode aproveitar a semana Santa, que antecede o domingo de Páscoa, para incluir peixes e outros pratos da época em seu delivery, uma vez que estes produtos são muito consumidos durante o período.
  • Dia das mães: O dia das mães não é considerado feriado, mas é considerada uma das datas comemorativas mais importantes para o setor de alimentação e delivery. Comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, o dia das mães é uma das maiores celebrações do país, o que resulta em um grande movimento em mercados e restaurantes, para proporcionar um dia especial para todas as mães do país. Em função disso, você pode realizar promoções e campanhas exclusivas para este período, atraindo a atenção do público da sua região.
  • Dia dos namorados: Enquanto em outros lugares do mundo o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, o dia dos namorados no Brasil é celebrado no dia 12 de junho. Certo é que ambas as datas movimentam muito a economia, em especial nos restaurantes. Desta forma, para você impulsionar seu delivery nesta data, é interessante trabalhar em ações para atrair a atenção de casais, que certamente perceberão as atitudes interessantes de seu comércio.
  • Dia dos pais: Seguindo os eventos e datas comemorativas mais importantes para o setor de alimentação e delivery no Brasil, o dia dos pais também atrai a atenção de grande parte dos brasileiros. Comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto, o dia dos pais é também um dia de grande movimento em estabelecimentos que trabalham com refeições e alimentos, sendo importantes para qualquer delivery do país.
  • Dia das crianças: No dia 12 de outubro, o feriado nacional é consagrado a Nossa Senhora Aparecida. No entanto, na mesma data também é comemorado o dia das crianças, sendo mais uma data comemorativa para seu delivery ficar de olho. Para esta data, o segredo é atrair a atenção das crianças, o que pode ser feito com brinquedos, doces e campanhas atrativas, que possuem muito apelo para estes usuários.
  • Natal: Por fim, o natal é um feriado importantíssimo e que está entre os feriados com maior movimento em todo o país. Celebrado no dia 25 de dezembro, as comemorações do Natal movimentam muito a economia do país no fim de ano, sendo uma oportunidade interessante para deliverys e restaurantes do país se destacarem. Por estar próximo do ano novo, é interessante que você dedique uma atenção especial em toda a semana que separa estas duas datas, já que é um período marcado por celebrações e reuniões familiares.

Desta forma, foram apresentadas sete datas comemorativas e feirados importantíssimos em todo o país, o que é muito importante para você se planejar e atrair a atenção de novos clientes, ou ainda para reforçar a relação comercial com os já existentes. No entanto, é importante reforçar que as datas apresentadas acima são as de maior apelo para o setor, mas existem ainda vários outros feriados nacionais e municipais que devem ser aproveitados pelos deliverys da categoria, uma vez que causam um aumento no movimento e podem atrair turistas para a sua região.

Datas comemorativas da gastronomia também podem ser aproveitadas!

Apesar de os feriados e datas comemorativas apresentados acima possuírem um apelo muito maior para a grande maioria da população, as datas comemorativas da gastronomia também podem ser aproveitadas pelo seu delivery, utilizando as datas importantes para o seu setor e realizando campanhas exclusivas durante o período. Dito isso, veja a seguir algumas datas comemorativas da gastronomia:

  • 26/03: Dia do chocolate.
  • 14/04: Dia mundial do café.
  • 24/04: Dia do churrasco.
  • 10/05: Dia da Cozinheira.
  • 24/05: Dia nacional do café.
  • 28/05: Dia mundial do hambúrguer.
  • 01/06: Dia do leite.
  • 07/06: Dia nacional do vinho.
  • 06/07: Dia da culinária e gastronomia mineira.
  • 10/07: Dia da pizza.
  • 07/08: Dia internacional da cerveja.
  • 17/08: Dia do pão de queijo.
  • 31/08: Dia do bacon.
  • 09/09: Dia do cachorro quente.
  • 12/09: Dia do Milk Shake.
  • 13/09: Dia nacional da cachaça.
  • 23/09: Dia do sorvete.
  • 09/10: Dia nacional da sobremesa.
  • 16/01: Dia mundial da alimentação.
  • 16/10: Dia mundial do pão.
  • 25/10: Dia nacional do macarrão.
  • 01/11: Dia do sushi.
  • 01/11: Dia do vegano.
  • 12/11: Dia do supermercado.

Você ainda pode realizar campanhas especiais para outras ocasiões interessantes, como o dia da mulher, dia do homem, dia do amigo, dia das bruxas e assim por diante. Até mesmo marcos nas estações do ano podem ser destacadas e utilizadas pelo seu delivery para “justificar” uma ação comemorativa, o que é muito bem visto pelos clientes e também mantem as suas redes e delivery em ação.

Como utilizar as datas comemorativas em meu delivery?

Depois de conhecermos melhor as datas comemorativas e feriados com o maior apelo comercial no país, chegou a hora de entendermos melhor como você pode utilizar estas datas para vender mais. Afinal, apesar de estas datas já representarem um maior movimento para os estabelecimentos da categoria, é necessário trabalhar em campanhas para atrair novos clientes.

  • Utilize a data para justificar a oportunidade de compra: O primeiro passo para utilizar estas datas comemorativas em seu delivery é usar a própria data para justificar uma oportunidade de compra por parte do cliente. Desta maneira, é importante para você e seu delivery escolher a data (como o dia das mães, já que estamos muito próximos de uma deste dia!) e pensar em como utilizar este dia para justificar a compra pelo cliente. Para o dia das mães, ideias para justificar o pedido não faltam, seja para agradar a sua mãe, para ter mais tempo livre e assim por diante. Assim, seja qual for a data comemorativa, é indispensável que você encontre o motivo para justificar a compra por parte do cliente!
  • Promova um produto ou condição especial: As datas comemorativas também podem ser oportunidades muito interessantes para promover um novo produto em seu estabelecimento ou mesmo novas combinações. Esse produto pode ser um produto já existente com pouca saída, um novo prato por tempo limitado ou mesmo um combo especial para a data comemorativa. É importante que o cliente entenda a condição especial deste produto, para que a data se torne ainda mais importante e justifique a compra por parte do usuário. Este tipo de ação pode ser feito de forma recorrente (por exemplo, um produto que retorna em todas as datas comemorativas, funcionando como uma marca registrada do seu delivery) ou ainda de forma totalmente especial (por exemplo, um prato que seja servido apenas no dia das mães). Esse tipo de escolha dependerá da ideia que você possui em relação ao delivery e como planeja atingir o público!
  • Promova condições especiais para a compra: Como a competitividade neste setor é cada vez maior, certamente existirão outros deliverys que farão campanhas similares às do seu comércio. Sendo assim, é necessário oferecer ainda mais diferenciais para atrair os clientes, e isso pode ser feito de forma prática e eficiente através do sistema do InstaDelivery. Por exemplo, você pode criar um cupom de desconto exclusivo para o período da data comemorativa, assim como utilizar links com desconto enviados diretamente para o WhatsApp dos clientes. Isso fará com que seus clientes percebam ainda mais vantagens ao comprar com a sua empresa, facilitando a realização das compras e a fidelização destes usuários. Com isso, ao utilizar a combinação de justificativa, produto especial e condição especial, tudo o que é necessário para motivar o usuário estará criado!
  • Divulgue seu delivery o máximo possível: Como adiantamos no final do último tópico, todas as condições que motivam o cliente a realizar o pedido nas datas comemorativas foram criadas. Sendo assim, resta apenas uma etapa para alcançar os clientes, que é a importantíssima divulgação do delivery. Com isso, você deverá trabalhar em campanhas e ações para atingir o maior número de clientes em sua cidade ou região, divulgando e fortalecendo o seu delivery nas redes sociais, utilizando anúncios patrocinados e até mesmo campanhas exclusivas com influenciadores digitais da sua região. Como a etapa de divulgação é extremamente importante, quanto maior o número de formas encontradas para divulgar seu delivery, maior será a probabilidade de sucesso das campanhas. Desta maneira, trabalhe duro nesta etapa e não deixe de utilizar sua imaginação para agregar novos diferenciais aos seus produtos.
  • Tenha agilidade na preparação e entrega: Já discutimos em diversas publicações e você deve ter percebido em seu delivery de refeições a importância da agilidade de entrega. Isso porque os clientes não querem esperar muito tempo pela refeição, sendo necessário produzi-la com qualidade e entrega-la com a maior eficiência possível. Sendo assim, para o sucesso destas campanhas em seu delivery, pode ser interessante reforçar o quadro de entregadores, assim como trabalhar a motivação dos motoboys, que serão parte fundamental do processo de satisfação dos clientes. Além disso, organize da melhor forma possível a sua cozinha, para que a qualidade das refeições seja mantida mesmo acelerando o processo produtivo.

Como utilizar o InstaDelivery para vender mais durante as datas comemorativas?

Depois de entendermos melhor tudo o que está relacionado com as datas comemorativas e como utilizá-las para vender mais com seu delivery de refeições, chegou a hora de verificarmos como o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery pode ser utilizado para auxiliar nestas campanhas. Como você sabe, o sistema do InstaDelivery é um dos mais completos do mercado, e algumas das nossas ferramentas podem auxiliá-lo de forma muito eficiente nestes períodos! Veja a seguir as principais ferramentas do InstaDelivery para auxiliá-lo nas vendas durante datas comemorativas:

  • Base de dados de clientes: Reforçamos em diversas publicações a importância da base de dados de clientes para qualquer delivery, e nas datas comemorativas esta informação se mostra novamente importante. Com a base de dados de clientes formada em seu painel do InstaDelivery, você poderá enviar uma mensagem especial de dia das mães com extrema facilidade, o que permite ao seu delivery realizar estas campanhas com um esforço menor. Sendo assim, a base de dados de clientes do InstaDelivery é um recurso muito importante e que deve ser aproveitado durante as principais datas comemorativas do ano!
  • Integração com o WhatsApp: Outro recurso muito importante do nosso sistema e que permitirá a você realizar as campanhas com maior facilidade é a integração com o WhatsApp Business. Há alguns anos o WhatsApp se destaca como o mensageiro mais importante do país, e você pode utilizá-lo em seu delivery com muita facilidade, uma vez que o InstaDelivery oferece uma integração direta com o WhatsApp Business. Assim, você conseguirá receber os pedidos de uma forma centralizada, o que minimiza a ocorrência de erros e garante que nenhum pedido seja esquecido, o que ajuda a aumentar a satisfação dos clientes. Afinal, ninguém gostaria de ter o pedido esquecido pelo delivery, ainda mais em uma data especial!
  • Banco de imagens para redes sociais: As redes sociais são importantíssimas para qualquer delivery, uma vez que facilitam a interação com os clientes e também aumentam a confiabilidade percebida pelos usuários em relação ao seu delivery. Desta maneira, é muito importante que você mantenha as suas redes sociais ativas, especialmente durante as datas comemorativas. No entanto, entendemos a dificuldade e tempo que exige a preparação de imagens para suas publicações, e desenvolvemos um banco de imagens prontas para seu delivery utilizar na internet. Desta forma, através do menu de marketing do InstaDelivery, você poderá encontrar imagens para os dias da semana e também para as datas comemorativas (como o dia das mães), que podem ser customizadas com o logo da sua empresa!
  • Cupons de desconto: Por fim, mais um recurso muito importante que pode ser utilizado pela sua empresa durante as datas comemorativas são os cupons de desconto. Apesar de comemorar as datas especiais, sabemos que grande parte dos brasileiros possui o orçamento apertado, e um cupom de desconto exclusivo para estes dias pode fazer total diferença na realização do pedido! Sendo assim, você pode criar e utilizar os cupons de desconto através do sistema do InstaDelivery e compartilhar com seus clientes através do WhatsApp e redes sociais, o que é importantíssimo para alcançar um número maior de usuários e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Desta maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais datas comemorativas existentes no Brasil, assim como a importância destas datas para os proprietários de deliverys e como você pode utilizar o sistema do InstaDelivery para vender mais durante estas datas. Como foi destacado, as datas comemorativas são de grande importância para o comércio e para os deliverys, em função da grande mobilização dos brasileiros durante estas datas comemorativas, que resultam em um aumento do consumo destes usuários. Sendo assim, é interessante trabalhar em ações para promover o seu delivery durante as datas comemorativas, o que pode ser feito com cupons de desconto exclusivos, mensagens e convites especiais para clientes e também com imagens e publicações em suas redes sociais. Com o sistema do InstaDelivery, você pode utilizar todos os recursos mencionados ao longo do texto, promovendo o seu delivery e vendendo ainda mais durante as datas comemorativas.

Além das ferramentas apresentadas nesta publicação, o sistema do InstaDelivery é composto por dezenas de outros recursos, sendo um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do Brasil. Além disso, é importante destacar que você pode utilizar o sistema do InstaDelivery gratuitamente, já que a versão completa do nosso software está disponível de forma gratuita para todos os usuários com faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00. Acima deste faturamento, você pagará apenas um valor fixo de R$ 59,90 para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 mensais e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores que cabem no seu bolso, você poderá aproveitar um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país, impulsionando as vendas do seu delivery na internet e diminuindo as comissões cobradas pelos maiores marketplaces da categoria.

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