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Como Utilizar os QR Codes no Atendimento de Mesas no InstaDelivery

Ao longo dos últimos dois anos, o delivery foi o foco principal dos estabelecimentos que trabalham com o comércio de refeições e alimentos. Isso porque, em função das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19, comércios como restaurantes, bares e lanchonetes tiveram que suspender seu atendimento presencial, tornando o delivery indispensável para a sobrevivência deste tipo de negócio. Diante disso, ferramentas e sistemas de delivery conquistaram espaço no mercado nacional e internacional, oferecendo recursos que auxiliam os comércios da categoria a venderem mais e com maior qualidade.

Felizmente, a pandemia parece caminhar para o final no Brasil, o que resulta no processo de reabertura dos estabelecimentos e, consequentemente, no retorno do atendimento presencial nestes estabelecimentos em todas as regiões do país. Mesmo com o fortalecimento do delivery, que definitivamente manterá a sua utilização em todas as categorias de serviços no Brasil, o atendimento presencial também é muito importante para comércios de refeições e alimentos, sendo uma fonte de confiabilidade para os clientes e também facilitando o processo de fidelização dos usuários, quando combinado com um atendimento de qualidade, eficiente e tecnológico.

Pensando nisso, o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery oferece, além dos já conhecidos recursos para seu delivery online, um sistema de QR Code que podem ser utilizados nas mesas do salão do seu restaurante ou lanchonete, cuja utilização é muito eficiente e permite um atendimento rápido e prático para os garçons e também para seus clientes. Com base nessas informações, vamos apresentar a seguir como funciona o sistema de QR Code para os pedidos em mesas no InstaDelivery, comentando sobre a importância deste recurso para os usuários e também sobre a melhor forma de utilizá-los em se estabelecimento.

Como utilizar os QR Codes no atendimento de mesas no InstaDelivery

Os QR Codes são formas interessantíssimas de modernizar o atendimento em seu restaurante ou lanchonete. Utilizando estes códigos, que podem ser gerados através do sistema do InstaDelivery, você poderá disponibilizar para o cliente seu cardápio digital, assim como utilizar um código exclusivo para cada mesa ou usuário, para os casos em que os clientes optem por comandas separadas. Sendo assim veja a seguir um passo a passo para utilizar os QR Codes para o atendimento das mesas do seu estabelecimento utilizando o sistema do InstaDelivery.

O primeiro passo para acessar os QR Codes e todos os outros recursos que podem ser aproveitados no salão do seu restaurante ou lanchonete é realizar o cadastro no InstaDelivery. O cadastro em nossa plataforma é totalmente gratuito, e você também poderá aproveitar a versão completa do sistema gratuitamente até atingir o faturamento mensal de R$ 2 000,00 através da plataforma, ou seja, você só começará a pagar pelo sistema do InstaDelivery quando estiver colhendo os resultados em seu estabelecimento! Feito o cadastro em nossa plataforma, você poderá acessar o dashboard do seu sistema com o e-mail e senha cadastrados na plataforma. Ao acessar o dashboard, você deverá selecionar a opção marketing e, em seguida, clicar sobre a opção QR Code Mesa.

Feito isso, você já irá encontrar o QR Code que será utilizado para o recebimento de pedidos através das mesas do seu estabelecimento comercial. Perceba ainda que, logo acima do QR Code, já existe um botão para a impressão do código, facilitando ainda mais este processo para o lojista. Nesta mesma página, você também poderá encontrar o link para o qual o QR Code está direcionando o atendimento e também poderá ler o código antes de imprimir, utilizando a câmera do seu smartphone.

Para o processo de impressão dos QR Codes, é recomendado que você imprima um volume suficiente de códigos, ou seja, o total de códigos deverá ser suficiente para todas as mesas e ainda para atender comandas separadas. Além disso, é importante que você realize a marcação do número da mesa (ou da comanda com QR Code), para que o cliente realize a identificação durante a realização dos pedidos. Para os casos em que a identificação seja da mesa, o número pode estar localizado diretamente na mesa. Já para as mesas em que a comanda será dividida de forma individual, é importante que o número da comanda acompanhe o QR Code. Desta maneira, você poderá preencher manualmente o número de cada comanda, ou realizar este preenchimento utilizando um software de computador, que trará um resultado visualmente melhor. Independente da forma de identificação utilizada, é indispensável que o cliente saiba identificar a sua comanda, uma vez que esta será fundamental para o recebimento e também para o pagamento dos pedidos.

Recebimento e fechamento das comandas no sistema do InstaDelivery

Depois de entendermos como funciona a utilização das comandas via QR Code do InstaDelivery, também é importante compreendermos como é realizado o processo de fechamento das comandas. Para isso, basta acessar a seção de lançamento dos pedidos do seu delivery, informar o número da comanda/mesa e clicar sobre a opção fechar. Feito isso, o fechamento será realizado de forma automática e você poderá conferir e adicionar algumas informações importantes às comandas, como:

  • Horário de abertura da comanda: É importante que você confira se o horário de abertura da comanda está de acordo, para evitar comandas abertas de forma errada ou ainda pedidos que não foram devidamente finalizados.
  • Descrição dos pedidos: Outro item que não poderia faltar no fechamento da sua comanda é a descrição dos pedidos realizados naquela comanda. Além do valor total dos pedidos, você também poderá acompanhar todos os itens que foram solicitados pelos clientes, conferindo também o valor de cada item. É importante conferir com os clientes se os itens estão corretos, passando credibilidade e confiança em relação ao seu negócio.
  • Taxa de serviço: Ao fechar o pedido pela primeira vez, o valor total apresentado será o valor dos itens consumidos pelo cliente. Sendo assim, se você e o seu estabelecimento utilizam a taxa de serviço de 10%, será necessário adicioná-la antes de imprimir o valor total da comanda. Lembre-se também de avisar aos clientes sobre a taxa de serviço, apesar de a grande maioria dos usuários já estarem acostumados com este tipo de serviço.
  • Desconto percentual ou em valor bruto: Outra opção que também está disponível na seção de fechamento da comanda são os descontos. Os descontos podem ser aplicados de diversas formas em seu cardápio digital, mas também podem ser aplicados de forma manual para os pedidos recebidos através do atendimento nas mesas. Para isso, você poderá informar o desconto concedido de duas formas diferentes, o desconto percentual sobre o total da compra ou o desconto de um valor bruto.
  • Divisão da comanda: Mais uma opção interessante e que pode ser utilizada pelos restaurantes e lanchonetes é a divisão do valor da comanda. Como destacamos anteriormente, as comandas podem ser utilizadas de forma individual, para os casos em que os clientes realizam os pedidos separadamente. No entanto, outra situação muito comum ocorre quando os clientes utilizam uma única comanda, mas realizam o pagamento em uma divisão igual. Com isso, ao informar o número de pessoas na qual deseja-se dividir o valor da comanda, o sistema do InstaDelivery irá calcular automaticamente o valor que deverá ser pago por cada cliente!
  • Forma de pagamento: Por fim, você deverá selecionar a forma de pagamento que será utilizada para a comanda, como cartão ou pix. As opções que estarão disponíveis para o seu estabelecimento serão aquelas já configuradas no seu cardápio digital. Desta maneira, reforçamos novamente a importância de aceitar diferentes formas de pagamento, o que reflete em uma maior facilidade e comodidade para o cliente final.

Selecionadas e preenchidas as informações apresentadas acima e recebido o pagamento, a conta poderá ser fechada pelo estabelecimento, ou ainda há a opção de imprimir o pedido para conferência. Caberá a você definir qual a melhor situação para a impressão (ou não) das comandas. Depois de fechada, a comanda poderá novamente ser utilizada por outros clientes, organizando de uma forma prática e eficiente o recebimento dos pedidos no salão do seu comércio.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações sobre o sistema de pedidos via QR Code para as mesas com o InstaDelivery. Como foi destacado, os sistemas de delivery foram fundamentais para o atendimento destes estabelecimentos durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, uma vez que foram os principais responsáveis pela geração de receita nos estabelecimentos e também possibilitaram a organização e qualidade do atendimento de bares, restaurantes e lanchonetes. Com a pandemia chegando ao fim, o atendimento presencial já foi retomado na grande maioria das regiões, sendo mais um aliado do delivery para a geração de receita em seu comércio. Para isso, também é necessário se modernizar, e o sistema de delivery do InstaDelivery permite a você utilizar os QR Codes para a realização de pedidos nas mesas do seu salão.

Além dos pedidos via QR Code nas mesas, o sistema do InstaDelivery oferece dezenas de outros recursos e ferramentas, sendo um dos sistemas de PDV e delivery mais completos disponíveis no mercado. Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, o delivery seguirá muito forte durante os próximos anos, com a tendência de um crescimento ainda maior, tornando interessantíssima a atuação de um sistema que auxilie nas duas áreas de atendimento do seu negócio, como o InstaDelivery oferece. Além disso, nosso sistema merece mais um destaque importantíssimo, que é a possibilidade de utilizar todos os recursos da plataforma gratuitamente, uma vez que a versão completa do InstaDelivery é totalmente gratuita para usuários que faturarem menos de R$ 2 000,00 mensais através da nossa plataforma. Acima deste faturamento, será cobrado um valor fixo de R$ 59,90 para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para faturamentos mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores totalmente acessíveis você poderá usufruir de um dos sistemas mais completos do mercado, aproveitando recursos que organizam o seu delivery e também o interior do seu restaurante!

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