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Como Reduzir Desperdícios em Seu Delivery de Refeições

Na grande maioria das publicações ressaltamos a competitividade no mercado de alimentação e delivery. Afinal, esta constante batalha pelos clientes é uma das responsáveis pela melhoria na qualidade dos serviços de delivery, assim como no avanço das tecnologias e soluções para os mercados nacional e internacional.

Dessa maneira, é comum discutirmos estratégias e ações para aumentar suas vendas, aumentando o faturamento do comércio e também o valor bruto de renda mensal. Estas ações são muito importantes, mas antes de pensarmos em desenvolver soluções para vender mais, é necessário olharmos para as ações do delivery e trabalhar para reduzir ao máximo os desperdícios.

Reduzir os desperdícios é importante para qualquer estabelecimento que trabalha com o comércio de refeições, em especial para aqueles que utilizam alimentos frescos ou com data de validade curta, que são os mais comuns no Brasil. Apesar disso, reduzir estes desperdícios nem sempre é fácil, e será necessário trabalhar duro para desperdiçar menos em seu delivery.

Dessa forma, serão apresentadas a seguir algumas das principais ações que podem ser adotadas pelo seu delivery com o objetivo de reduzir os desperdícios no dia a dia. Além disso, também mostraremos que reduzir estes desperdícios não é fácil, mas os benefícios dessa ação são importantes e trarão diferenciais para seu estabelecimento. Por fim, você entenderá como o InstaDelivery pode auxiliar na redução dos desperdícios em seu estabelecimento!

Desperdícios mais comuns em deliverys

Antes de mais nada, é importante que você entenda quais são os desperdícios mais comuns em deliverys, que já está disponível em nosso blog. De uma forma resumida, os desperdícios mais comuns nos deliverys são:

  • Deterioração de ingredientes frescos;
  • Falta de aproveitamento dos ingredientes;
  • Produtos fora da data de validade;
  • Produção acima do necessário;
  • Armazenagem incorreta dos alimentos.

Além destes desperdícios, que estão diretamente relacionados com os alimentos e ingredientes utilizados em seu estabelecimento, existem também desperdícios de embalagens e principalmente de tempo, que certamente influenciarão nos resultados do seu delivery.

Dessa maneira, é fundamental trabalhar no desenvolvimento de soluções que diminuam ou eliminem os desperdícios em seu comércio de alimentos, uma vez que estas ações trarão diversos benefícios para o seu delivery, que serão discutidos no próximo tópico.

Quais são os benefícios da redução de desperdícios em um delivery?

Como foi mencionado no início desta publicação, reduzir ou eliminar os desperdícios em seu delivery trará uma série de benefícios e possibilidades para a empresa. Afinal, sempre que falamos em reduções (sem diminuir a qualidade), estamos aumentando a competitividade do delivery, além de tornar todo o processo produtivo mais fluido e eficiente. Portanto, confira a seguir os principais benefícios da redução de desperdícios em seu delivery:

  • Aumento da margem de lucro;
  • Preço de venda mais competitivo;
  • Maior eficiência dos processos de produção;
  • Menor tempo de preparação e entrega;
  • Maior competitividade do negócio.

Aumento da margem de lucro

Em primeiro lugar, um dos fatores que mais motivam as empresas é o dinheiro. Afinal, o lucro destes locais é o responsável pela sua renda extra ou mesmo pela renda principal de algumas famílias, então aumentar a margem de lucro é um excelente benefício.

A partir do momento em que seu delivery diminuir qualquer tipo de desperdício, serão utilizados menos recursos para a preparação dos mesmos produtos. Ou seja, essa diminuição dos desperdícios irá reduzir também as despesas do delivery, o que trará uma maior margem de lucro para o estabelecimento, desde que o preço seja mantido. Portanto, para faturar mais, eliminar qualquer tipo de desperdício é uma ótima opção!

Preço de venda mais competitivo

No tópico anterior, foi destacado que é possível aumentar a sua margem de lucro ao manter o mesmo preço de venda de um item. Apesar disso, a redução dos desperdícios em seu delivery também permite reduzir o preço de venda dos itens, ou seja, tornar o preço mais competitivo, o que pode fazer com que seu delivery tenha ainda mais destaque no mercado.

Caso a margem de lucro do estabelecimento esteja dentro do programado, ao reduzir os desperdícios pode ser interessante trabalhar com a redução dos preços dos itens em seu delivery. Com isso, os clientes ficarão ainda mais satisfeitos com os resultados da sua empresa, e o processo de fidelização será aprimorado. Mais do que isso, em mercados com alta competitividade, o preço pode ser decisivo na escolha por uma empresa, e ao aliar preço baixo e qualidade, seu delivery certamente irá se destacar!

Maior eficiência dos processos de produção

Ao eliminar quaisquer desperdícios em seu delivery de refeições, o processo de produção das refeições será muito mais eficiente, resultando não só em menores custos de itens e tempo de serviço, mas também em uma maior produtividade e melhor qualidade dos itens produzidos.

Sendo assim, reduzir desperdícios em todas as etapas do seu delivery é fundamental para aumentar a eficiência da empresa, o que deve ser buscado por qualquer negócio de sucesso. A maior eficiência de produção em seu delivery será revertida também em outros benefícios, como motivação dos colaboradores, então melhore ao máximo o ambiente de trabalho!

Menor tempo de preparação e entrega

Com a redução dos desperdícios citada, a tendência é que seu delivery consiga melhorar o tempo de preparação e entrega dos produtos. Em um mercado cuja velocidade de entrega é cada vez mais importante, acelerar estas etapas pode ser um diferencial importantíssimo em relação aos outros negócios da sua região.

Com o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery será possível avaliar este tempo médio de entrega ou mesmo o tempo médio de preparação dos pedidos, o que é muito interessante para os deliverys que desejam aumentar a sua velocidade de produção. Assim, com este recurso do nosso sistema, é possível avaliar se as medidas de redução de desperdício estão sendo eficientes!

Maior competitividade do delivery

Por último, podemos considerar que todos os benefícios trazidos até então contribuem para que seu delivery se torne mais competitivo. A competitividade é uma palavra-chave no mercado atual de delivery, uma vez que os estabelecimentos precisam cada vez mais competir entre si para alcançar clientes e fidelizá-los.

Dessa forma, foi destacado que a redução dos desperdícios pode diminuir o preço ou ainda aumentar a velocidade de preparação e entrega. Ou seja, com estas ações, será possível aumentar sua credibilidade em dois quesitos fundamentais para os clientes de deliverys, facilitando assim as etapas de fidelização e atração de novos clientes para a sua empresa!

Reduzir desperdícios é fácil?

Depois de conhecer os principais benefícios da redução dos desperdícios em seu delivery, fica claro como estas ações são importantes e trarão resultados interessantes para a sua empresa. Com isso, é possível que você faça a seguinte pergunta: Se a redução de desperdícios é tão boa, por que não são todos os comércios que trabalham nestas ações?

E a resposta para esta pergunta é muito simples. Reduzir os desperdícios não é tarefa fácil, e exige muito planejamento, dedicação e atenção por parte do seu delivery de refeições. Assim, esta dificuldade é o que impede que vários deliverys diminuam os desperdícios, e é por isso que estas ações podem se tornar diferenciais dentro do seu negócio.

Sendo assim, para reduzir os desperdícios em um delivery de refeições é necessário um ótimo planejamento, que deve estar associado com muita dedicação e acompanhamento, para garantir que tudo saia conforme a expectativa da sua empresa!

Como reduzir desperdícios em seu delivery de refeições?

No tópico anterior, destacamos que reduzir os desperdícios em seu delivery não é tarefa fácil, exigindo esforço e dedicação por parte do proprietário. Apesar disso, as ações abaixo, quando executadas corretamente, contribuem para eliminar os desperdícios dentro do delivery:

  • Aproveite ao máximo cada ingrediente;
  • Adquira somente o necessário para a sua empresa;
  • Compre somente aquilo que pode armazenar;
  • Tenha uma estimativa das vendas de seu delivery;
  • Utilize uma solução de cardápio digital.

Aproveite ao máximo cada ingrediente

Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes para combater os desperdícios em seu delivery é o aproveitamento máximo de cada ingrediente. Ao montar o cardápio do seu estabelecimento, os produtos devem ser planejados de modo a utilizar tudo o que uma determinada matéria-prima pode te oferecer.

Por exemplo, se alguma receita do seu estabelecimento utiliza apenas a gema do ovo, é importantíssimo desenvolver outras refeições que utilizem somente a clara. Dessa forma, o ingrediente será utilizado por inteiro, e os desperdícios em seu delivery serão reduzidos.

Adquira somente o necessário para a sua empresa

Com frequência encontramos promoções de produtos, e aquele preço que estava muito barato pode se tornar um prejuízo em seu delivery, desde que não seja utilizado. Sendo assim, é fundamental adquirir somente o necessário para o funcionamento do seu delivery, uma vez que produtos em excesso podem estragar e ocasionar desperdícios.

Outra alternativa neste caso são as promoções. Por exemplo, ao adquirir determinado item em grande quantidade, pode ser feita uma oferta de produtos de seu cardápio digital que contenham o item adquirido por um preço mais baixo. Dessa forma, será possível aumentar as vendas para equilibrar a quantidade de produtos adquiridos.

Compre somente aquilo que pode armazenar

Embora possa parecer simples, muitos deliverys e restaurantes cometem o erro de comprar alimentos além da capacidade de armazenamento do negócio. Com isso, a tendência é que os produtos estraguem ou percam as suas propriedades originais, o que resultará em desperdícios e até mesmo em quedas na qualidade dos itens do delivery.

No Brasil, grande parte dos produtos utilizados são frescos, e é necessário fornecer as condições ideais de armazenamento para prolongar a vida destes alimentos. Dessa forma, o armazenamento correto dos itens é indispensável para quem deseja eliminar os desperdícios no dia a dia.

Tenha uma estimativa das vendas em seu delivery

As três dicas anteriores ressaltam a importância de adquirir somente o que é necessário e está dentro da capacidade de armazenamento do seu estabelecimento. Para isso, é de grande importância que você saiba quanto seu delivery vende diariamente (ou semanalmente), para que seja possível programar as compras e evitar qualquer tipo de desperdício.

As etapas de controle são fundamentais para o sucesso de seu delivery, e possuir uma estimativa de vendas é indispensável para saber quanto comprar e também para prever o tempo de preparação e até mesmo número de funcionários necessários. Ou seja, estimar ou calcular as vendas do seu delivery é mais um passo importantíssimo para diminuir ou eliminar os desperdícios!

Como o InstaDelivery pode ajudar na redução dos desperdícios?

Depois de conhecer os benefícios da redução dos desperdícios e também ações que podem auxiliar nessa redução, é importante conhecer ferramentas que auxiliam na implementação destas ações, e o InstaDelivery é uma excelente ferramenta!

Além de conter todas as ferramentas de um sistema de PDV e delivery completos, com o InstaDelivery você também poderá acessar recursos que auxiliam na redução dos desperdícios em seu estabelecimento comercial. Por exemplo, você poderá acessar relatórios de vendas e até mesmo da lucratividade, que auxiliam na verificação dos desperdícios e pontos que devem ser melhorados em seu delivery.

Além disso, toda a gestão de pedidos será aprimorada ao utilizar nosso sistema, e isso é revertido em um menor desperdício de tempo em seu delivery, assim como outros benefícios para a empresa e para os colaboradores. Outro detalhe que deve ser destacado no sistema do InstaDelivery é o preço, uma vez que você poderá utilizar a versão completa do nosso sistema gratuitamente, desde que possua um faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00 através da nossa plataforma.

Acima deste faturamento, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores totalmente acessíveis você poderá utilizar um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país, aproveitando toda a liberdade que o sistema do InstaDelivery pode oferecer e auxiliando na redução dos desperdícios em seu comércio!

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