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Plataforma Própria ou Marketplace? O Que é Melhor Para Meu Delivery?

Antes de iniciar as operações de um delivery, os proprietários destes comércios estão rodeados de dúvidas e definições. Entre essas definições, a escolha entre plataforma própria ou marketplace de delivery é muito comum, e deve ser resolvida antes de iniciar as operações do comércio.

Afinal, este é um tema de grande importância para o sucesso da empresa, e o planejamento estratégico dessas ações terá papel fundamental no crescimento e fortalecimento do delivery. Em ambas as situações, podemos encontrar vantagens e desvantagens de cada um dos modelos de negócio.

Dessa maneira, você acompanha a seguir uma comparação entre a utilização de uma plataforma própria e dos marketplaces de delivery, ressaltando pontos positivos e negativos de cada um desses modelos. Além disso, você também entenderá como o InstaDelivery facilita a organização da sua própria plataforma de delivery!

Marketplace de delivery: uma opção interessante para atrair clientes

Em primeiro lugar, vamos conhecer sobre os marketplaces de delivery. Atualmente, existem diversos marketplaces de delivery no país, cada um com seus diferenciais e áreas de atuação. Os principais marketplaces de delivery são:

  • iFood;
  • Rappi;
  • Delivery Much;
  • Aiqfome.

Estes marketplaces são muito conhecidos no país, e com certeza são importantes para o crescimento e fortalecimento da sua empresa. Em função disso, confira a seguir as principais vantagens e desvantagens dessa categoria.

Vantagens dos marketplaces de delivery

Começando pelas vantagens dos marketplaces de delivery, é possível perceber que a área possui uma série de benefícios não só para os consumidores finais, mas também para os lojistas que vendem pela plataforma. Assim, as principais vantagens dos marketplaces de delivery são:

  • Maior volume de clientes;
  • Confiança para os clientes;
  • Facilidade de divulgação;
  • Alcançar diferentes públicos.

Maior volume de clientes

Sem dúvidas, o principal benefício dos marketplaces de delivery é o maior número de clientes ativos diariamente. Os maiores nomes do mercado, como é o caso do iFood, atraem todos os dias milhões de clientes em busca de refeições e outros produtos, o que é muito importante para negócios que desejam vender mais e alcançar cada vez mais clientes.

Dessa maneira, o grande volume de clientes ativos todos os dias é uma grande vantagem dos marketplaces de delivery. Afinal, em pouquíssimos casos você terá essa enorme quantidade de clientes em sua própria plataforma. Além disso, ao utilizar os maiores marketplaces do mercado, você consegue atingir públicos de diversas categorias.

Alcançar diferentes públicos

Como foi ressaltado no final do tópico anterior, atingir diferentes públicos é mais uma vantagem oferecida pelos marketplaces de delivery. Afinal, dentre os milhões de usuários ativos em um dia, com certeza teremos diferentes idades e também objetivos de buscas. Portanto, essa grande variação é ideal para alcançar ainda mais clientes.

A variedade de públicos permite também a realização de pequenos testes com novos produtos, que serão mais fáceis de vender para um público mais abrangente. Em sua própria plataforma, os clientes tendem a ter preferências mais definidas e emplacar novos produtos nem sempre é tão fácil quanto nos marketplaces.

Confiança para os clientes

Mais uma vantagem competitiva dos marketplaces é a confiabilidade oferecida para os clientes, em especial para os deliverys que estão iniciando no mercado e também para os que não possuíam a marca fortalecida ou atendimento presencial antes do início das operações.

Ao acessar o seu delivery via marketplace, o cliente com certeza saberá que está em uma plataforma segura e conhecida no mercado, o que aumenta a probabilidade da realização dos pedidos. Além disso, o suporte para eventuais problemas será realizado através do marketplace, o que traz ainda mais credibilidade para as suas vendas.

Facilidade de divulgação

Por fim, mais uma vantagem muito interessante dos marketplaces de delivery é a facilidade de divulgação do seu negócio. Para se manter no topo, os marketplaces investem pesado em divulgação em todos os meios. Consequentemente, a exposição do seu delivery também cresce com a divulgação dos aplicativos.

Além disso, os marketplaces já contam com parcerias e outras ações específicas para divulgar o seu delivery, o que também facilita a divulgação e ações de marketing do seu negócio. No entanto, essas ações estão condicionadas à plataforma, e nem sempre serão feitas da forma como seu delivery deseja.

Desvantagens dos marketplaces de delivery

Apesar de possuir vantagens interessantes, os marketplaces de delivery contam com limitações que afetam o uso por parte dos lojistas. Essas desvantagens devem ser percebidas pelos deliverys na hora de utilizar a plataforma, e você deve estar preparado para contornar as dificuldades, que são:

  • Taxas muito altas para pedidos;
  • Menor liberdade de operação;
  • Clientes do marketplace;
  • Menor chance de fidelização.

Taxas muito altas para pedidos

Entre as maiores desvantagens dos marketplaces de delivery, as taxas elevadas para cada pedido certamente são um problema para os proprietários de comércios que trabalham com venda de refeições. Afinal, em alguns casos, essas taxas ultrapassam os dois dígitos.

Com taxas tão altas, os deliverys normalmente precisam aumentar o preço para manter a lucratividade, ou ainda diminuir a margem de lucro para vender pelo marketplace. Assim, as taxas elevadas modificam o planejamento dos deliverys, e esses valores serão repassados aos clientes ou deduzidos do lucro do delivery.

Menor liberdade de operação

Além disso, ao utilizar um marketplace de delivery, você está sujeito às regras e condições impostas por esse aplicativo. Assim, a liberdade de operação dos comércios que operam via marketplace de delivery não é tão grande quando comparada com uma plataforma própria, por exemplo.

Apesar de os marketplaces oferecerem cada vez mais liberdade para os deliverys, você sempre estará sujeito às condições de operação do aplicativo, não só em relação às taxas, mas também em relação às condições das promoções e propagandas do delivery. Desse modo, é importante entender que a sua liberdade não será a maior possível ao usar os marketplaces.

Clientes do marketplace

Mais uma desvantagem dos marketplaces de delivery é que os clientes para os quais você fornecer os produtos não serão de fato seus, e sim do próprio marketplace. O contato dos clientes com os deliverys que operam via marketplace é muito baixo, e isso impacta na relação da sua empresa com o consumidor final.

Além do mais, os clientes podem procurar novos deliverys com muita facilidade, uma vez que existem centenas de empresas operando via marketplace na sua região de operação. Portanto, sempre que utilizar os marketplaces para realizar uma venda, lembre-se de que esses clientes não são seus, mas do próprio marketplace.

Menor chance de fidelização

Totalmente relacionado com o tópico anterior, o fato de os clientes pertencerem ao marketplace dificulta a fidelização por parte do seu negócio. Essa dificuldade é causada pela quantidade de deliverys que existem dentro de um mesmo marketplace, o que sempre traz muitas opções para os clientes que acessam o aplicativo.

Além disso, algumas limitações dos marketplaces impedem ou dificultam as ações de seu delivery para fidelizar os clientes. Os próprios cupons e ações promocionais do aplicativo podem incentivar o cliente a comprar em mais de um delivery, o que dificulta a fidelização da sua parte.

Plataforma de delivery própria: Maior liberdade e menor custo!

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens de utilizar os marketplaces de delivery, chegou a hora de conhecer as vantagens da utilização da sua própria plataforma de delivery. Afinal, essa é a melhor opção para quem deseja superar as desvantagens dos marketplaces de delivery.

Vantagens da plataforma própria de delivery

Ao utilizar a sua própria plataforma de delivery, que pode ser criada com o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery, você poderá aproveitar uma série de vantagens para a sua empresa, como:

  • Redução de taxas e comissões sobre os pedidos;
  • Maior liberdade de operação;
  • Utilização facilitada;
  • Formação de uma base de dados de clientes.

Redução de taxas e comissões sobre os pedidos

Em primeiro lugar, a redução de taxas e comissões sobre os pedidos realizados é a principal vantagem do uso da sua própria plataforma de delivery. Afinal, estamos falando de uma economia que supera com facilidade a casa dos 10% e, em alguns casos, ultrapassa até mesmo os 20%.

Ao utilizar um sistema de PDV e delivery como o InstaDelivery, você não precisará pagar nenhum tipo de comissão sobre os pedidos realizados, ou seja, é possível reduzir os preços para o cliente final ou ainda aumentar a sua margem de lucro. Além disso, nosso sistema pode ser usado em sua versão completa gratuitamente!

A versão completa e gratuita do sistema de PDV e delivery do InstaDelivery está disponível para todos os clientes com faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00 através da nossa plataforma. Acima desse valor, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, são valores muito menores do que você normalmente pagaria com comissões sobre os pedidos.

Maior liberdade de operação

Além disso, a liberdade de operação é mais um grande benefício obtido ao usar a sua própria plataforma de delivery. Com essa liberdade, você pode modelar o delivery da forma como preferir, o que pode gerar resultados muito interessantes em relação a promoções e ações de marketing da empresa.

Com o sistema do InstaDelivery, você poderá criar um programa de fidelidade para os clientes, o que é muito interessante para quem busca a fidelização. Além disso, cupons de desconto, promoções e até mesmo seu cardápio digital podem ser customizados da forma como preferir. Ou seja, é muito mais liberdade para a operação de seu delivery!

Utilização facilitada

Ao mesmo tempo em que você aproveita os benefícios já citados para a sua própria plataforma de delivery, ao utilizar um sistema como o do InstaDelivery, você consegue implementar as ferramentas e recursos com muita facilidade. Afinal, nosso sistema possui uma interface e recursos de utilização simples e prática.

Em função disso, ao contrário do que muitos usuários pensam, é muito fácil operar um delivery em plataforma própria. Se precisar, você pode contar com nosso suporte sempre que precisar, facilitando ainda mais para que você possa aproveitar ao máximo tudo o que nosso sistema pode oferecer!

Formação de uma base de dados de clientes

Por fim, ao utilizar a sua própria plataforma de delivery você pode usufruir de mais um benefício importante, que é a formação da sua própria base de dados de clientes. Essa base de dados será fundamental para fortalecer a sua marca e até mesmo trabalhar a fidelização dos clientes, que é indispensável para o sucesso da sua empresa.

Dessa forma, aproveite ao máximo as vantagens oferecidas pela sua própria plataforma de delivery criada com o InstaDelivery, visto que sua base de dados de clientes será importante para o seu delivery atual e pode ser usada até mesmo em outros deliverys e futuros empreendimentos que você criar!

Desvantagens da plataforma de delivery própria

Apesar de todos os benefícios, a plataforma de delivery própria também conta com algumas desvantagens. Como você poderá perceber a seguir, essas desvantagens são menos relevantes do que os benefícios, mas é importante ficar de olho para acompanhar essas situações, que são:

  • Público mais restrito;
  • Necessidade de fortalecimento da marca;
  • Gestão da empresa e entregas.

Público mais restrito

Em primeiro lugar, ao utilizar a sua própria plataforma de delivery o público certamente será mais restrito. Afinal, um marketplace de delivery recebe todos os dias milhões de usuários, enquanto a sua plataforma receberá um volume de clientes muito menor. Assim, é necessário se planejar para que essa situação não influencie na gestão e operação do seu estabelecimento.

A diminuição do público não é necessariamente um problema, mas você precisará de atenção para verificar se as ações de marketing do delivery estão de acordo e atraindo novos clientes, uma vez que a entrada de novos usuários é indispensável para o crescimento da sua empresa.

Necessidade de fortalecimento da marca

Em especial para os deliverys que estão iniciando, oferecer toda a confiança e segurança necessária para que o cliente se sinta seguro para realizar uma compra não é fácil. Em função disso, ao utilizar uma plataforma de delivery própria você deve estar preparado para garantir que o cliente tenha a segurança necessária para comprar com você.

Para isso, fortalecer a marca é uma das melhores opções, e você deverá trabalhar com campanhas e ações que fortaleçam as redes sociais do seu delivery, assim como coletar feedbacks dos clientes, para garantir que novos usuários se sintam seguros na hora de comprar com você.

Gestão da empresa e de entregas

Por fim, a partir do momento em que você passa a utilizar a sua própria plataforma de delivery, é necessário estar preparado para realizar a gestão da empresa como um todo, ou seja, desde os fornecedores até as entregas e atendimentos pós-venda.

Um sistema de delivery, como o InstaDelivery, facilita (e muito!) a organização e gerenciamento dessas áreas em seu delivery, visto que nosso sistema conta com uma série de ferramentas feitas com essa finalidade. Apesar disso, esteja ciente de que é uma necessidade planejar e organizar todas as áreas do delivery ao utilizar a sua própria plataforma.

Plataforma própria ou marketplace: qual utilizar?

Depois de conhecer os marketplaces de delivery e os benefícios do uso da sua própria plataforma, é possível observar que ambas possuem pontos de muito destaque e que são muito importantes para qualquer delivery. Enquanto uma plataforma própria é mais barata e oferece mais liberdade, os marketplaces possuem um volume enorme de clientes. Então, qual a melhor opção para meu delivery?

A resposta é: ambas! Atualmente, o mercado de delivery está cada vez mais competitivo. Então, quanto maior o número de canais de vendas para seu comércio, melhor! Com isso, é recomendado que você utilize os marketplaces de delivery, mas também possua a sua própria plataforma!

Mais do que isso, a ideia principal é que você atraia os clientes dos marketplaces para seu delivery. Para isso, o primeiro passo é oferecer um atendimento e produtos de qualidade através dos marketplaces, enviando convites e condições especiais para atrair os clientes para a sua plataforma.

Feito isso, sempre que conseguir levar um novo cliente para a sua própria plataforma, não deixe de investir em ações de marketing e condições exclusivas para fidelizá-los, transformando um cliente que era do marketplace em um cliente do seu delivery. Assim, você poderá aproveitar ao máximo o que esses dois canais oferecem para a sua empresa!

Crie a sua plataforma de delivery com o InstaDelivery!

Após entender sobre as vantagens de cada um desses canais de vendas, você com certeza compreendeu como a sua própria plataforma de delivery é importante para o crescimento da empresa. Nesse caso, com o InstaDelivery você pode criar, gerenciar e divulgar a sua própria plataforma de delivery, aproveitando ao máximo tudo o que esse canal pode oferecer!

Além de criar o seu cardápio digital, com o InstaDelivery você também aproveita ferramentas de marketing, relatórios completos sobre o delivery e todos os recursos de um sistema de PDV e delivery completo. Além disso, os preços são totalmente acessíveis, como mostramos anteriormente!

Dessa maneira, foram apresentadas ao longo da publicação as vantagens e desvantagens do uso de marketplaces e da sua própria plataforma de delivery. Em um mercado cuja competitividade não para de aumentar, é indispensável aproveitar ao máximo cada canal de venda, e conhecê-los é o primeiro passo para extrair tudo o que você precisa para a sua empresa.

Tanto os marketplaces quanto a plataforma de delivery própria possuem pontos positivos e algumas pequenas desvantagens. Assim, compete ao gestor do delivery equilibrar as ações para aproveitar ao máximo o que cada uma das plataformas pode oferecer.

Por fim, é recomendado que você utilize ambos os canais, aproveitando o enorme volume de clientes que existe nos marketplaces de os levando para a sua plataforma própria, onde será possível aproveitar toda a liberdade e benefícios que você já conhece! Em ambos os casos, você pode contar com o InstaDelivery!

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