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5 Inovações Para Atrair Clientes em Seu Delivery

Em diversas publicações sobre o setor de delivery você ouviu falar sobre a competitividade da categoria, que está cada vez maior e tende a crescer nos próximos anos. Afinal, o número de estabelecimentos em qualquer área de delivery não para de crescer, assim como as exigências e vantagens percebidas pelos clientes.

Dessa maneira, é muito importante que seu delivery atue de forma eficiente e produtiva para levar o que há de melhor para os clientes. Somente assim seu delivery terá chances de se destacar em meio a uma concorrência acirradíssima. Apesar disso, somente a eficiência e qualidade não é mais suficiente para atrair e conquistar o coração dos clientes.

A qualidade e redução de desperdícios tem sido práticas comuns nos deliverys. Então, os estabelecimentos desta categoria precisam encontrar diferenciais que motivem o cliente a comprar em um determinado delivery. Estes diferenciais podem ocorrer de forma tecnológica, através do atendimento e assim por diante. A única certeza é que é necessário oferecer algo exclusivo para tornar a experiência dos clientes singular e motivá-los a continuar comprando com você.

Sendo assim, serão apresentadas a seguir cinco áreas de inovação que podem ser abordadas de forma específica pelo seu delivery, destacando algumas formas possíveis para colocar em prática estas inovações e comentando sobre exemplos que deram certo e que podem servir de inspiração para a sua empresa.

Cinco oportunidades de inovação para seu delivery

Antes de apresentarmos quais são as cinco oportunidades de inovação para o seu delivery de refeições, é muito importante compreender alguns conceitos de inovação, para colocá-los em prática com mais facilidade. Para isso, é importante compreender que a inovação pode não estar relacionada com tecnologias e também não estará necessariamente relacionada com ideias completamente novas.

No que diz respeito às tecnologias, você deve compreender que uma inovação em seu delivery não estará necessariamente associada a aplicação de uma tecnologia. Por exemplo, a forma de atendimento é um tipo de inovação muito interessante, assim como a forma de apresentação dos pedidos. Ou seja, a inovação neste caso pode não estar diretamente associada ao uso de uma tecnologia.

Além disso, é importante compreender que a inovação nem sempre estará relacionada com ideias novas, e sim com a adaptação de ideias e conceitos para a realidade do seu delivery. Dessa maneira, não é necessário criar algo ainda não visto pela população, mas adaptar uma ideia interessante para a realidade da sua empresa.

Depois de conhecer melhor o conceito de inovação e como ele poderá ser aplicado em seu delivery, chegou a hora de conhecer cinco possibilidades interessantes de inovação, assim como alguns casos de sucesso que podem ser utilizados como inspiração para o seu negócio!

Utilizar uma plataforma de delivery própria

Uma inovação muito interessante e de fácil aplicação para a sua empresa é a utilização de uma plataforma de delivery própria. Como foi ressaltado no início desta seção, as inovações podem não estar diretamente associadas com ideias novas, e esse é um grande exemplo do caso. Isso porque as plataformas de delivery não são uma ideia nova, mas que podem trazer inovações para seu delivery e também para a sua região.

Afinal, as plataformas de delivery, como o InstaDelivery, possibilitam a você ter o maior controle da plataforma, gerenciando as ações e estratégias para alcançar os clientes. Assim, além da possibilidade de se tornar uma inovação na sua região, as plataformas de delivery ampliam de forma interessante as oportunidades de inovação para a sua empresa.

Com a plataforma do InstaDelivery, por exemplo, seu delivery terá dezenas de ferramentas pensadas exclusivamente para os comércios de refeições online, o que certamente trará para você e para a sua empresa uma série de inovações e diferenciais competitivos. Com essas ferramentas, além da inovação na experiência do usuário, você também terá recursos para trabalhar e desenvolver vários outros diferenciais!

Cardápios inovadores

Além de uma plataforma própria, que permite ao estabelecimento usufruir de toda a liberdade necessária para inovar, as soluções que envolvem o cardápio também podem apresentar inovações interessantíssimas e que são bem-vistas pelos clientes de todo o Brasil.

Um dos primeiros exemplos de inovação foram os cardápios digitais, que deixaram de ser um diferencial para se tornarem indispensáveis para qualquer delivery. No entanto, mesmo com a necessidade de utilização de um cardápio digital, é possível inovar de diversas formas em seu menu digital.

Uma opção que ainda não é tão utilizada são os QR Codes para acessar o cardápio digital. Através dos QR Codes, que são uma inovação tecnológica considerada recente, os clientes poderão acessar seu menu digital de qualquer lugar e a qualquer instante, o que facilita a proximidade com seu delivery.

Além disso, também é possível inovar nos formatos de promoções, como as promoções do dia, combos e promoções especiais e até mesmo produtos sazonais oferecidos em seu delivery. Ou seja, existem algumas opções para diferenciar seu delivery na região e conquistar a atenção dos clientes, que se empolgam com recursos exclusivos.

Outro detalhe que deve ser destacado é a possibilidade de customização do seu cardápio digital com o InstaDelivery. Então, toda a liberdade da sua própria plataforma de delivery está associada também com esta facilidade de criação, o que aumenta as possibilidades de inovação em sua empresa.

Comunicação com os clientes

A comunicação com os clientes em seu delivery também é uma ótima forma de inovar em seu negócio, se destacando em relação aos demais concorrentes. Neste caso, é interessante observar que as ideias apresentadas não são novas, mas podem ser adaptadas para a realidade da sua empresa e/ou região.

De uma forma geral, as inovações dos processos facilitaram a realização de pedidos por parte dos usuários, mas distanciaram a relação cliente-delivery, uma vez que a interação entre ambos foi reduzida com esta praticidade. Assim, é necessário trabalhar para manter esta praticidade no dia a dia do cliente, sem distanciá-lo de seu delivery.

Por exemplo, é possível enviar mensagens especiais para os clientes, que podem ser feitas manualmente ou até de forma automática utilizando o sistema do InstaDelivery. Nosso sistema possibilita a você automatizar este contato em duas situações específicas, que são o aniversário dos clientes e também para clientes que não realizaram pedidos nos últimos 30 dias.

Outras opções são cupons de desconto exclusivos, brindes, programas de fidelidade e até mesmo recados especiais podem fazer com que o cliente se sinta especial, mantendo uma relação sólida com a sua empresa e também atraindo novos usuários para seu delivery. Ou seja, opções não faltam para inovar no atendimento ao cliente, mesmo utilizando ideias que já estão em aplicação!

Embalagens inovadoras

Outro campo que possui muita margem de inovação em seu delivery são as embalagens. Em algumas publicações já discutimos a importância das embalagens em um delivery, e é fundamental que elas cumpram com excelência a sua função inicial, que é transportar o alimento em segurança e garantir que chegue para o cliente exatamente o que saiu de seu delivery.

No entanto, a customização de embalagens pode ser interessantíssima do ponto de vista de divulgação da sua empresa e da experiência dos clientes. Por exemplo, a partir do momento em que sua embalagem estiver customizada e com o logotipo da sua empresa, os clientes saberão exatamente que se trata de um produto do seu delivery.

Outros exemplos interessantes estão em embalagens visualmente bonitas, que podem ser fotografadas e replicadas na internet. O unboxing de embalagens tem sido uma tendência cada vez mais forte e viral nas redes sociais, e se tratando de delivery de refeições, essa divulgação se torna ainda mais interessante, e pode ser uma inovação interessante em seu negócio.

Ainda relacionado com o tópico anterior, você poderá incentivar os clientes a realizarem estas publicações, concedendo descontos exclusivos ou mesmo enviando mimos para quem criou publicações ou stories com o seu produto. Essa ideia impactará positivamente os resultados da sua empresa, além de fortalecer a relação com os clientes e suas redes sociais.

Você também poderá inovar no que diz respeito ao tipo de embalagem, relacionando de alguma forma este produto com a refeição comercializada. Por exemplo, se a refeição comercializada for para consumo rápido, é interessante que sua embalagem seja de fácil abertura e utilização, assim como fácil descarte. Para os casos em que são comercializados produtos naturais e saudáveis, as embalagens biodegradáveis podem fazer sucesso. Por fim, se o produto possui como foco as crianças, embalagens com temas infantis podem melhorar ainda mais a experiência e satisfação dos clientes.

Melhorias de processos

Por último, vale a pena ressaltar que a inovação pode estar presente também nos processos do seu delivery, seja na produção ou na entrega do estabelecimento. Na grande maioria destes casos, a inovação não poderá ser vista pelos clientes, mas com certeza os usuários perceberão os resultados dos processos inovadores.

Por exemplo, uma inovação que reduza o tempo de preparação dos pedidos fará com que os clientes recebam ou retirem os pedidos com uma velocidade maior, o que aumenta a satisfação destes usuários. O mesmo raciocínio vale para o processo de entrega, fazendo com que os clientes recebam os pedidos de forma mais rápida, sem renunciar à eficiência dos processos.

A inovação nos processos pode também reduzir o custo com ingredientes e até mesmo com pessoal, ou ainda eliminar desperdícios que impactam no valor final dos produtos. Nesse caso, a inovação auxilia na redução de custos, impactando no valor final dos produtos e trazendo preços mais atrativos para seu delivery, o que também ajuda de forma interessante a atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Dessa maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação cinco áreas que podem trazer inovações interessantes para seu delivery de refeições, destacando algumas práticas interessantes para efetivar as tendências e como os resultados serão vistos pelos clientes. Além disso, você também acompanhou como o InstaDelivery e os recursos de uma plataforma de delivery própria auxiliam nestes processos de inovação.

Com a competitividade que não para de crescer no setor de alimentação e refeições, é muito importante que os estabelecimentos se preocupem não só em oferecer soluções eficientes para seus clientes, mas também ofertar soluções inovadoras que impactem de alguma forma a experiência e relação dos clientes com seu delivery.

Estas ações podem estar relacionadas com tecnologia, processos e até mesmo a comunicação com o cliente. Além disso, também é importante notar que a inovação não estará relacionada com ações ainda não vistas, mas sim adaptadas para o seu modelo negócio e também para a região. Assim, estes processos podem trazer benefícios para seus clientes, o que irá impactar na atração de usuários para seu delivery e também na fidelização dos clientes.

Uma ferramenta que auxilia de forma interessante nos processos de inovação de seu delivery é o InstaDelivery. Um sistema de PDV e delivery completo como o InstaDelivery traz para a sua empresa todos os recursos necessários para vender pela internet e gerenciar estas vendas, mas também oferece recursos inovadores e que permitem a você se destacar na região.

Vale ressaltar também que os preços do InstaDelivery são convidativos, e você poderá utilizar a versão completa do nosso sistema gratuitamente, desde que possua um faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00 mensais. Acima deste faturamento, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores acessíveis, você poderá aproveitar toda a liberdade de operação do seu próprio sistema de delivery, o que também trará resultados positivos para a inovação do seu delivery de refeições!

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