O atendimento é uma das partes mais importantes em qualquer negócio. Em função disso, é indispensável caprichar na qualidade do seu atendimento para alcançar novos clientes, e essa qualidade passa pela agilidade em que este atendimento é realizado.
Com o avanço da internet e das tecnologias, os clientes buscam cada vez mais velocidade em todas as atividades. Em função disso, você deverá fornecer um atendimento bom e de maneira rápida, a fim de fidelizar estes usuários em sua plataforma. No entanto, sabemos que isso não é tarefa fácil, e os robôs de atendimento facilitam este tipo de contato com o usuário.
Dessa forma, você acompanha a seguir um passo a passo para criar um chatbot ou robô de atendimento no WhatsApp. Além disso, você também poderá entender melhor como funcionam estes chatbots e também quais são os principais motivos para utilizar estas ferramentas em seu delivery de refeições e alimentos.
O que são chatbots e robôs de atendimento?
Antes de entender sobre o funcionamento e todo o processo de criação dos robôs de atendimento, é muito importante conhecer o que é essa ferramenta. Para isso, é necessário utilizar alguns recursos da Inteligência Artificial), a fim de entender melhor como os chatbots funcionam.
Os chatbots utilizam a Inteligência Artificial para automatizar o processo de respostas, seja através do WhatsApp ou mesmo de qualquer outra plataforma de atendimento. Assim, existem exemplos clássicos de chatbots já consolidados no mercado, como é o caso da Bia, do Bradesco.
Com isso, sempre que um cliente enviar uma mensagem para seu delivery, a resposta será feita de forma automática, especialmente para as mensagens nas quais seu robô está configurado para responder. Ou seja, com os chatbots você terá muito mais velocidade e agilidade nas respostas do cliente, uma vez que a resposta será dada alguns segundos depois!
Por que utilizar robôs de atendimento em seu delivery?
Depois de entender como funcionam os chatbots em seu delivery, é possível compreender uma série de vantagens que este tipo de atendimento pode te oferecer. Assim, vamos destacar a seguir quatro dessas vantagens competitivas do uso de chatbots, que podem elevar o nível de atendimento do seu delivery.
- Velocidade de resposta;
- Automação de ações repetitivas;
- Qualidade das informações; e
- Redução de custos.
Velocidade de resposta
Em primeiro lugar, a velocidade de resposta é o grande trunfo do uso de chatbots em seu delivery. A partir do momento em que você implementa os chatbots em seu estabelecimento, as respostas para as principais perguntas dos clientes são dadas em alguns segundos.
Em função disso, a velocidade de atendimento do delivery é incrementada e você com certeza colherá os frutos dessa agilidade! Como destacado no início do texto, a velocidade é um fator decisivo para realizar um bom atendimento, com isso, as chances de agradar o cliente aumentam de forma considerável.
É claro que também é possível responder de maneira rápida manualmente. No entanto, ao automatizar este tipo de ação, a velocidade será ainda maior. Com isso, além de a velocidade de atendimento e de resolução de pequenos problemas será um dos destaques em seu estabelecimento.
Automação de ações repetitivas
Em segundo lugar, a automação de ações repetitivas é um ponto muito interessante. Afinal, realizar tarefas repetitivas não é agradável e pode impactar na motivação do colaborador responsável pelo atendimento, o que poderia trazer prejuízos para a qualidade do contato com clientes da sua empresa.
Assim, ao automatizar as respostas por meio de um robô de atendimento, o chatbot será o responsável por realizar as ações repetitivas, como informar o cardápio ou mesmo outros dados do delivery para o cliente. Com isso, o colaborador terá mais tempo livre para realizar outras tarefas, e sua motivação não sofrerá alteração pela repetição de ações.
Qualidade das informações
Outro ponto muito interessante do uso de um robô de atendimento é a qualidade das informações prestadas aos clientes. De maneira geral, as mensagens enviadas por uma pessoa estão sujeitas a critérios emocionais. Por outro lado, ao utilizar um robô para as respostas, seu delivery também trará ainda mais qualidade no que diz respeito às informações.
Afinal, o robô não terá erros em relação a dados ou mesmo em relação a uma cópia equivocada. Assim, seu cliente sempre receberá as informações padronizadas da forma correta, o que inclui dados do cardápio e chaves ou link para pagamentos em sua plataforma.
Redução de custos
Por fim, o uso de um robô de atendimento em seu delivery poderá trazer uma redução de custos em seu negócio. Afinal, não será necessário ter um funcionário específico apenas para cuidar do atendimento via WhatsApp, e isso trará benefícios financeiros para a sua empresa.
Desse modo, para os casos em que seu delivery possuía um colaborador só para atender o WhatsApp, será possível designá-lo para outras atividades, o que pode melhorar ainda mais seu delivery. No caso do atendimento compartilhado, seus colaboradores terão mais tempo livre. Ou seja, ambas as situações são interessantes!
Como criar um chatbot ou robô de atendimento para WhatsApp?
Depois de entender sobre os principais benefícios do uso do chatbot para o atendimento do seu delivery via WhatsApp, chegou a hora de entender como criar o seu próprio robô de atendimento para o WhatsApp, e esse processo é mais simples do que você imagina!
Antes de mais nada, você deverá entender que a automatização das respostas via chatbot para WhatsApp será feita por meio de um aplicativo, que está disponível somente para a plataforma Android. Para isso, basta buscar pelo nome “Auto Reply” na Google Play Store e instalar o aplicativo em seu celular.
Depois de instalado em seu celular, o aplicativo já terá algumas respostas e ações pré-configuradas. No entanto, é recomendado que você siga as etapas de configuração em seu aparelho, a fim de aproveitar ao máximo tudo o que seu aplicativo pode oferecer. Assim, mesmo no caso das mensagens pré-definidas, você poderá editá-las ou mesmo excluí-las.
Para criar uma nova mensagem automática, o primeiro passo é ativar os botões do Auto Reply, que são encontrados no menu inicial do aplicativo. Feito isso, basta clicar sobre a opção “+”, localizada no canto inferior direito do seu aplicativo. Em seguida, você deverá iniciar o processo de criação das mensagens automáticas personalizadas.
Ao definir a sua mensagem automática, será necessário definir qual é o tipo de WhatsApp que será utilizado para enviar as mensagens automáticas. Nesse caso, as opções disponíveis são: WhatsApp Oficial, WhatsApp Business (Negócio WA), WhatsApp GB e WhatsApp OG. Em seguida, adicione um asterisco no campo “Padrão de mensagens recebidas” e selecione a opção “Todos”, localizada logo abaixo.
Feito isso, chegou a hora de criar a sua mensagem de resposta. Nesse momento, é muito importante que você crie uma mensagem chamativa e que ofereça para os clientes as principais informações sobre seu negócio. Por exemplo, você poderá numerar as informações para que o cliente escolha o que deseja saber, como:
- Link para seu cardápio digital no InstaDelivery;
- Horário de funcionamento;
- Principais dúvidas;
- Formas de pagamento aceitas;
- Chave Pix;
- Acompanhamento de pedidos.
Após preencher a mensagem automática, você poderá manter a resposta padrão nos demais campos. Além disso, preencha o campo “Repetir regra” com o número 1 e o campo “Regra de pausa para contato” com o número 2. Feito isso, basta confirmar para criar a sua regra.
Como criar e utilizar novas mensagens automáticas
Uma dica muito interessante para oferecer todas as opções listadas acima é utilizar números para identificá-las. Por exemplo, você poderá utilizar o número 1 para identificar o Link do cardápio, o número 2 para informar o horário de funcionamento e assim por diante.
Com isso, você deverá configurar novas mensagens automáticas, para cada opção oferecida aos clientes. Para isso, no campo “Padrão de mensagens recebidas” selecione a opção “Combinação exacta” e insira o número 1 para criar a primeira mensagem. Além disso, lembre-se de alterar a mensagem automática para a informação desejada e salve a mensagem. Repita o processo para as outras mensagens!
Dicas para melhorar ainda mais seu chatbot
O atendimento via robô de atendimento com certeza irá melhorar o desempenho do seu delivery. No entanto, existem também algumas formas de melhorar ainda mais esse atendimento, tornando seu chatbot ainda mais eficiente. Para isso, é recomendado que você faça testes e mantenha as informações sempre atualizadas.
A realização de testes é muito importante para qualquer produto. Desse modo, assim que concluir a configuração do seu robô de atendimento, faça todos os testes possíveis para garantir que a ferramenta está funcionando da maneira correta. Isso o ajudará a garantir que o chatbot está configurado da forma correta e seu cliente poderá aproveitar tudo o que o produto pode oferecer.
Em seguida, lembre-se de conferir se as informações estão atualizadas. Mais do que informar o cliente, é importante fornecer informações de qualidade e corretas. Assim, mantenha os dados atualizados, e confira sempre se os dados estão preenchidos corretamente. Com isso, seu cliente poderá aproveitar ao máximo todas as vantagens do chatbot.
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação como criar e configurar um robô de atendimento via WhatsApp para seu delivery. Os robôs de atendimento estão crescendo na mesma velocidade que a Inteligência Artificial, e seu delivery deve aproveitar estes recursos para atrair e fidelizar clientes.
Com o guia descrito no texto e o vídeo no início da publicação, você poderá configurar seu chatbot da melhor maneira possível, fornecendo informações de qualidade e que motivem o cliente a comprar de você, com uma velocidade impressionante. Além disso, vale destacar que a ferramenta é totalmente gratuita!
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