É muito comum escutarmos que em um mercado tão competitivo como o de alimentação e delivery no Brasil é indispensável possuir o máximo de eficiência possível para se destacar entre os consumidores. Afinal, o número crescente de estabelecimentos de qualidade na categoria torna necessária a eficiência e qualidade dos processos, que não podem esquecer de nenhum item.
Diante disso, é muito importante que o seu delivery de refeições e alimentos se preocupe com a qualidade de cada item, assim como garantir a melhor eficiência de processos possível, com os objetivos de reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos clientes. No entanto, alguns estabelecimentos não focam em um item importantíssimo do delivery, que são as embalagens.
Atualmente, as embalagens possuem um papel muito maior do que apenas acomodar os itens que serão transportados. Estes itens são responsáveis por garantir que o pedido chegue para o cliente da forma como saiu do seu estabelecimento, assim como divulgar o seu delivery e até mesmo levar diferenciais até os clientes.
Sendo assim, serão apresentados a seguir cinco motivos pelos quais você deve investir nas embalagens do seu delivery, comentando sobre a importância destes itens em cada uma das vantagens destacadas na publicação.
5 motivos para investir nas embalagens de seu delivery
Quando trabalhamos com itens que impactarão no preço final do produto, normalmente a ação esperada é reduzir ao máximo os custos destes itens. Apesar disso, quando se trata de embalagens de itens para delivery, vale a pena investir um pouco mais.
Afinal este investimento a mais pode trazer benefícios muito interessantes para o cliente, resultando em mais facilidade de divulgação. Além disso, seu delivery colherá outros benefícios atrativos, como a divulgação da marca e maior eficiência dos processos. Dessa forma, os cinco motivos para investir nas embalagens para seu delivery são:
- Melhor acondicionamento da refeição;
- Divulgação da marca de seu delivery;
- Manutenção da temperatura;
- Agregar valor ao produto;
- Melhor experiência de consumo para os clientes.
A seguir, vamos comentar sobre cada um destes pontos importantes!
Melhor acondicionamento da refeição
Sem dúvidas, o primeiro e principal objetivo de uma embalagem para alimentos e refeições é o acondicionar a refeição da melhor forma possível. Uma das maiores decepções que um delivery pode proporcionar para o cliente é entregar um produto que chega totalmente diferente do que saiu da cozinha, e as embalagens cumprem um papel importante para garantir que isso não ocorra.
Dessa maneira, ao investir em uma embalagem de qualidade, você garante que seu produto seja acomodado da melhor maneira possível. Com isso, o produto chegará ao cliente da mesma forma que saiu da sua cozinha. É claro que tudo isso também depende da etapa de transporte (que também é muito importante!), mas as embalagens precisam cumprir seu papel da melhor forma possível.
Além de acomodar adequadamente o alimento, as embalagens terão também outros papéis, que também se mostram importantes para o desenvolvimento do seu delivery e que impactarão diretamente na experiência dos clientes. A manutenção da temperatura é um destes destaques.
Manutenção da temperatura
Além de acomodar melhor os alimentos produzidos em seu delivery, as embalagens também cumprem um papel importantíssimo na manutenção da temperatura das refeições adquiridas. Como foi ressaltado no primeiro tópico desta publicação, o objetivo principal das embalagens é fazer com que o alimento chegue ao cliente de maneira mais próxima possível ao que saiu do delivery.
Portanto, as embalagens devem atuar para manter o calor de refeições quentes, assim como evitar que as refeições frias esquentem. Isso é importantíssimo para que os clientes recebam produtos de qualidade, e essa qualidade está diretamente associada com a embalagem que é utilizada para cada produto. Neste caso, o investimento realizado é muito importante, e os resultados serão percebidos pelos clientes e por seu faturamento.
Assim como foi ressaltado no tópico anterior, manter a temperatura dos produtos também é uma das responsabilidades da etapa de entrega. Por isso, também é importante fornecer a estrutura necessária para os entregadores, como mochilas térmicas e sistemas que agilizem o processo de entrega, garantindo que a velocidade do delivery seja suficiente para que a refeição não perca calor.
Divulgação da sua marca
Além de cumprir com os seus objetivos de acomodação e manutenção da temperatura, as embalagens utilizadas em seu delivery também desempenham um papel muito interessante que está relacionado com a divulgação da sua marca. Afinal, as embalagens personalizadas exteriorizam a sua empresa, e permite que muitas outras pessoas vejam o seu delivery.
Por exemplo, considere a situação em que uma pessoa peça por uma refeição do seu delivery no local de trabalho. Ao receber o pedido, todos os companheiros de trabalho desta pessoa verão a embalagem, e permite que estes usuários te encontrem com mais facilidade. Sendo assim, ao utilizar as embalagens personalizadas em seu delivery, você também contribuirá com a divulgação da empresa!
É claro que produzir uma embalagem personalizada será mais caro do que utilizar as embalagens convencionais. No entanto, a partir do momento em que você transforma este custo adicional em uma ação de marketing, os resultados e valores obtidos se tornam interessantíssimos! Assim, utilizar as embalagens para divulgar seu delivery é uma alternativa muito viável!
Agregar valor ao produto
Os três tópicos até então apresentados já trazem esta informação de uma forma indireta, mas é muito importante compreender que a utilização de embalagens especiais e de boa qualidade irão agregar valor ao seu produto. De uma forma geral, uma melhor embalagem trará mais qualidade para o produto, o que pode ser refletido no valor final para o usuário.
É claro que esta relação entre o valor da embalagem e o valor do produto deve ser equilibrada, para evitar custos muito elevados para o cliente e também para gastar o necessário para obter itens de qualidade e customizados. Ou seja, é fundamental que você sempre preste atenção nestes valores, e nos resultados que a mudança de embalagens trouxe para seu delivery.
Ao tomar os devidos cuidados com estas práticas, seu negócio certamente irá colher os resultados da utilização de embalagens de qualidade. Estes resultados serão percebidos através de feedbacks dos clientes, assim como no volume de vendas e de novos usuários.
Melhor experiência de consumo
Podemos finalizar esta lista de motivos resumindo tudo o que foi dito até agora. Ao utilizar embalagens de maior qualidade, que divulguem a sua marca, mas também sejam capazes de transportar o produto da melhor forma possível até o cliente e manter a temperatura do produto, a experiência de consumo dos usuários será incrementada, e isso certamente irá refletir na fidelização e captação de novos clientes.
Além disso, uma prática atual é realizar a abertura das embalagens em gravações ou transmissões ao vivo, a fim de divulgar para os seguidores das redes sociais a sua experiência com o produto. Ao oferecer um produto de qualidade que esteja acompanhado de uma bela embalagem, seu delivery certamente irá se destacar e atrair novos clientes, o que é o objetivo de qualquer empresa.
Ou seja, o investimento realizado em embalagens customizadas e de qualidade, mesmo apresentando um custo maior do que as embalagens convencionais, trarão resultados do ponto de vista financeiro para o seu delivery, principalmente pela experiência de consumo dos clientes, que será muito melhorada!
Dessa maneira, foram apresentados ao longo desta publicação cinco motivos para investir na qualidade e personalização das embalagens de seu delivery. A competitividade no setor de delivery e de alimentação não para de crescer, tornando fundamental o oferecimento de diferenciais que convençam o cliente a comprar com você.
Entre estes diferenciais, oferecer um produto de altíssima qualidade é uma das melhores opções, e toda essa qualidade começa por uma boa embalagem. O primeiro passo para se destacar em relação às embalagens é oferecer um produto que cumpra com excelência a sua função, ou seja, garanta que a refeição chegue até o cliente da mesma forma que deixou seu delivery, e também mantenha a temperatura por mais tempo.
Apesar disso, as embalagens podem ser customizadas para divulgar a sua marca, seja através da divulgação indireta ou mesmo pela divulgação direta dos clientes em suas redes sociais, o que certamente o ajudará a atrair novos clientes para o delivery.
Assim, as embalagens não devem ser vistas apenas como uma despesa a mais, e sim como mais uma ferramenta de marketing e um diferencial para seu delivery. Associado a outras ferramentas de qualidade em seu delivery, como o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery, seu comércio possui tudo o que é necessário para se destacar em meio a uma concorrência feroz!
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