Seja qual for o empreendimento, conhecer sobre o mercado e todas as variáveis que fazem parte do setor é de fundamental importância. Quando tratamos especificamente do delivery de refeições e alimentos, este conhecimento é ainda mais importante, em função da competitividade do setor, que torna cada centavo importante para o sucesso do seu delivery. Para se tornar competitivo, é necessário que você possua o controle sobre seu delivery, e uma das variáveis mais importantes que devem ser controladas é o custo do delivery. Controlar os custos de qualquer estabelecimento é indispensável para o seu sucesso, visto que isso irá impactar diretamente no valor final do seu produto, na sua margem de lucro e até mesmo no equilíbrio financeiro do seu delivery. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir os principais custos que estão envolvidos na operação de um delivery, comentando sobre a importância do controle de cada uma destas variáveis e também sobre como o InstaDelivery poderá ajudá-lo a diminuir os custos do seu empreendimento.
Quais são os principais custos em um delivery de refeições?
Como foi ressaltado no início desta publicação, os custos são importantes para qualquer negócio e, no caso dos deliverys, devem ser acompanhados de perto para que você possa praticar os melhores preços possíveis. Sendo assim, serão apresentados a seguir os principais custos que estão presentes na rotina de um delivery de refeições, destacando também alternativas para você controlar e diminuir estes gastos dentro do seu delivery.
- Matéria-prima: Sem dúvidas, o principal custo envolvido na operação de um delivery de refeições é o custo com matéria-prima, ou seja, com os alimentos necessários para a preparação das suas refeições. Seja qual for a refeição preparada, os ingredientes utilizados terão impacto significativo no resultado final e também no custo final do seu produto. Deste modo, você deverá controlar muito bem esta variável do seu estabelecimento, organizando da maneira correta as despesas com ingredientes em seu delivery. Certamente você sabe que utilizar os produtos com menor qualidade e preço nem sempre é uma boa opção, uma vez que a qualidade final da sua refeição será prejudica e isso irá afetar a experiência do cliente. Deste modo, é muito importante encontrar um equilíbrio entre qualidade e preço, o que será possível somente com testes e muita pesquisa de mercado. Ficar sempre de olho em promoções e novos produtos também podem ser saídas interessantes para diminuir os custos com matéria-prima em seu delivery, especialmente em um momento com tantas variações e oscilações de preços como estamos enfrentando atualmente. Portanto, os ingredientes ocuparão uma parcela significativa dos custos do seu delivery, e será a área que necessitará de maior atenção da sua parte, para manter a qualidade das refeições gastando o mínimo possível!
- Infraestrutura: Outra despesa que estará presente em todos os deliverys são os custos de infraestrutura. Apesar disso, os custos com infraestrutura são mais fáceis de controlar, uma vez que são considerados gastos fixos e possuem pouca variação em pequenos intervalos de tempo. Quando falamos em gastos com infraestrutura, estamos tratando do espaço físico no qual o seu delivery irá ocupar, seja em uma área comercial ou até mesmo residencial, o que irá depender da proposta do seu estabelecimento e do oferecimento de atendimento presencial. Além disso, também podem ser inseridos nas despesas com infraestrutura os equipamentos necessários para o funcionamento do seu delivery. Note que, estes equipamentos iniciais também podem ser computados no seu investimento inicial. No entanto, se você adquirir estes equipamentos com durante o funcionamento do seu delivery, pode ser interessante definir um valor fixo mensal para a aquisição de novos equipamentos. Para diminuir os custos com infraestrutura em seu delivery, você pode procurar opções com aluguéis mais baratos (tenha cuidado para não se mudar para locais distantes da sua clientela), ou ainda utilizar a sua própria residência para preparar as refeições e comercializá-las. Outra saída muito utilizada recentemente são as dark kitchens, em que deliverys diferentes dividem a mesma cozinha profissional em intervalos de tempo diferentes, o que pode ser muito interessante para aqueles estabelecimentos que não possuem atendimento presencia e desejam reduzir as despesas com infraestrutura.
- Pessoal: Mais um custo importantíssimo e que deve ser devidamente computado pelo seu delivery são as despesas com pessoal. Estas despesas envolvem todos os colaboradores do seu estabelecimento, e devem ser consideradas para uma melhor formação de preço dos seus produtos. Para o caso específico deste custo, falar em redução dos custos não é muito interessante, uma vez que irá desmotivar os funcionários e também poderá resultar em uma menor capacitação técnica dos seus colaboradores. Sendo assim, é recomendado que você ofereça salários e benefícios atrativos para seus funcionários, o que irá gerar toda uma cadeia de resultados satisfatórios e culminará na satisfação dos clientes, que será revertida em diversos benefícios para o seu delivery. Mais do que isso, as despesas de pessoal podem englobar também treinamentos e capacitações, para que o atendimento do seu estabelecimento seja a melhor possível e isso seja revertido em benefícios para o seu comércio. Mas não se esqueça de computar estas despesas em seu delivery!
- Propaganda: Destacamos em diversas publicações que a competitividade no setor de delivery está cada vez maior, tornando importantíssimas as ações de publicidade e propaganda para fortalecer o seu delivery. Diante disso, é interessante que você destine uma parte do orçamento do seu delivery para a realização destas campanhas, envolvendo cupons de desconto para usuários, desenvolvimento e fortalecimento das suas redes sociais, parcerias com influenciadores digitais e até mesmo campanhas publicitárias pagas. Certo é que você precisará reservar uma parcela do seu orçamento para estas ações, e os valores utilizados devem ser computador para precificar seus produtos da maneira correta. Para reduzir os custos com as ações de propaganda, o segredo é colocar a mão na massa! Você mesmo poderá realizar diversas destas ações, basta se preparar da maneira correta e também possuir tempo disponível para isso. Além disso, ao utilizar o sistema do InstaDelivery, você terá acesso a diversas ferramentas de marketing para o seu delivery, que te ajudarão a realizar estas campanhas com um menor custo e de forma mais rápida!
- Entrega: Outra etapa muito importante para os deliverys de refeições e que merecem destaque entre os custos do seu estabelecimento é a etapa de entrega. É claro que poderíamos acrescentar os motoboys e entregadores na seção de pessoal, mas esta etapa é tão importante que precisa ser contabilizada sozinha. Para o seu delivery funcionar corretamente, é necessário possuir uma quantidade suficiente de motoboys, para evitar demora nas entregas ao mesmo tempo em que evita que estes profissionais fiquem parados. Para isso, você deverá observar atentamente a rotina de entregas do seu delivery e verificar quais ações podem ser feitas para diminuir estes custos sem alterar a eficiência das entregas. Os relatórios de entrega fornecidos pelo InstaDelivery poderão te ajudar nesta etapa de uma forma muito interessante, entregando dados completos e interessantes para facilitar e organizar a sua tomada de decisão.
- Apps de delivery: Por fim, devemos considerar também mais um custo muito importante e significativo para a grande maioria dos deliverys de refeições do Brasil, que é o custo com os apps de delivery. Apesar da importância destes marketplaces (como iFood e Rappi) para o mercado nacional de delivery, as comissões cobradas por estes apps sobre cada pedido são altíssimas, se aproximando da casa dos 30% do valor cobrado pelo produto. Desta maneira, será muito importante considerar estas comissões cobradas pelos marketplaces e trabalhar em alternativas para reduzir as despesas com estas comissões. Uma saída muito interessante e cada vez mais utilizada pelos proprietários de delivery é criar a sua própria plataforma de delivery e cardápio digital, o que pode ser feito com o sistema do InstaDelivery, reduzindo ou eliminando as comissões para os grandes marketplaces e ainda aproveitando de toda a liberdade que a plataforma do InstaDelivery oferece para o lojista.
Perceba que, além destes importantes custos destacados ao longo do texto, você também terá que considerar despesas eventuais e que não estavam previstas no seu orçamento inicial. Com isso, é muito importante que o seu delivery possua uma pequena margem de segurança em relação aos custos, evitando que uma pequena situação se torne um grande problema para a sua empresa.
Como o InstaDelivery pode ajudar a reduzir os custos no seu delivery?
Depois de conhecermos melhor sobre cada um dos custos que estão envolvidos em um delivery de refeições, você certamente deve ter mais facilidade para pensar em ações e soluções que possam diminuir os custos envolvidos em seu comércio. Sem dúvidas um dos custos que mais chamam a atenção para esta categoria são as comissões gastas com as plataformas de delivery, uma vez que estes valores percentuais são altíssimos e podem alcançar até mesmo a casa dos 30%! Sendo assim, mesmo com a importância destas plataformas, uma solução extremamente viável para o seu restaurante ou lanchonete é utilizar uma plataforma própria de delivery, como é o caso do InstaDelivery. O sistema do InstaDelivery permitirá a você criar o seu cardápio digital e vender pela internet, de uma forma rápida e eficiente, além de estar disponível de forma gratuita para todos os estabelecimentos com faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00 e não cobrar nenhum tipo de comissão sobre os pedidos. Com isso, você poderá diminuir as comissões pagas aos apps de delivery, e usufruir de diversos outros recursos que nosso sistema oferece.
Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação os principais custos que estão envolvidos em um delivery de refeições, destacando também a importância do controle de cada um destes custos. Entender e controlar os custos de um estabelecimento é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa, especialmente no setor de delivery, uma vez que a concorrência dentro da categoria é feroz e você precisará utilizar tudo o que for possível para superar os concorrentes. Sendo assim, conhecer cada um dos custos que estão envolvidos em seu delivery e mobilizar esforços para reduzir estas despesas sem diminuir a qualidade do atendimento e do produto será a chave para o sucesso do seu delivery. Na parte final da publicação, também foi apresentada a participação e importância do sistema do InstaDelivery para reduzir os custos com os marketplaces de delivery, uma vez que estes apps cobram comissões elevadas sobre cada pedido, e você pode reduzir estes gastos com nosso sistema de PDV e delivery.
O sistema do InstaDelivery permitirá a você reduzir os custos com marketplaces de delivery pelo fato de não cobrar comissões sobre os pedidos recebidos em sua plataforma. Vendendo menos que R$ 2 000,00 mensais através da nossa plataforma de delivery, você não precisará pagar nada pela versão completa do InstaDelivery! Acima deste faturamento, você pagará uma parcela fixa de R$ 59,90 para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 mensais e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Além disso, poderá desfrutar também de dezenas de outras ferramentas interessantíssimas para seu delivery, já que o InstaDelivery é um dos sistemas com maior quantidade de recursos disponíveis no mercado!
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