O crescimento do setor de delivery de refeições e alimentos durante os últimos anos (especialmente durante o período da pandemia de COVID-19, que teve um fortalecimento ainda maior do setor!) fez com que um número cada vez maior de empreendedores procurasse o setor, em busca de negócios rentáveis e que tragam resultados interessantes. Diante deste crescimento do número de concorrentes, a competitividade dentro do setor de delivery aumentou de forma significativa, sendo necessário oferecer diferenciais atrativos para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Entre estes diferenciais, a qualidade do produto e organização do estabelecimento são fundamentais para qualquer empresa e, para o setor de delivery, existe um recurso muito importante que pode auxiliá-lo nestas duas áreas de forma simultânea, que é a ficha técnica de produtos. As fichas técnicas de produtos são ferramentas de administração interessantíssimas e que funcionam como uma espécie de receita para determinado produto. Desta maneira, vamos apresentar a seguir uma breve descrição sobre as fichas técnicas de produtos, comentando também sobre itens que não podem faltar nesta ferramenta, os principais motivos para utilizá-los e também como você poderá utilizar os resultados da sua ficha técnica com o sistema do InstaDelivery.
O que é uma ficha técnica de produto?
Como foi destacado no início desta publicação, a ficha técnica de um produto é de grande importância para qualquer estabelecimento. No entanto, antes de apresentarmos os principais motivos e benefícios da utilização destas fichas, vamos entender melhor o que é a ficha técnica de um produto. A ficha técnica de um produto é um documento que contém todas as etapas de preparação, quantidade de material utilizado e custos destes materiais. Desta maneira, a ficha técnica pode ser entendida como uma espécie de receita da refeição servida em seu delivery, mas é claro que esta “receita” possui alguns dados a mais. Veja a seguir os principais dados que devem estar presentes na ficha técnica de um produto:
- Ingredientes: O primeiro e um dos mais importantes itens que devem estar presentes na sua ficha técnica dos produtos do seu delivery são os ingredientes. Como foi destacado, é possível entender a ficha técnica como uma espécie de receita detalhada. Com isso, os ingredientes são indispensáveis para este documento, e devem ter sua quantidade total informada, assim como a marca dos produtos utilizados. Essa padronização é importante para garantir a repetitividade dos seus produtos, garantindo um padrão de produção para a sua empresa.
- Modo de preparo: Assim como os ingredientes, o modo de preparo deve ser muito bem detalhado na ficha técnica do seu produto, uma vez que o modo de preparo influencia diretamente no resultado do seu produto. Desta maneira, procure informar com o máximo de detalhamento possível estas etapas, destacando tempos de forno, geladeira ou mesmo de descanso dos itens. Tudo isso contribuirá para a padronização dos produtos, então vale a pena dedicar seus esforços nesta etapa de preparação!
- Custos: Outro item que não pode faltar na etapa de preparação da sua ficha técnica são os custos envolvidos no processo. Poderíamos passar algumas horas falando sobre a importância dos custos para a sua empresa, mas é muito provável que você já esteja ciente disso! Retornando para a nossa ficha técnica, lembre-se de informar os custos de cada ingrediente utilizado no preparo do produto, assim como computar custos de instalação (que podem ser incluídos separadamente) e também os custos com embalagens. Informar corretamente os custos com o seu produto será fundamental para determinar um preço justo e correto para este item, assim como organizar o seu estabelecimento da melhor maneira possível.
- Equipamentos para preparação: Para utilizar uma ficha técnica completa, também é muito importante informar quais são os equipamentos utilizados para a preparação de um produto. Isso facilitará toda a etapa de preparação, uma vez que os itens podem ser reservados e organizados antes de iniciar o processo de produção. Desta maneira, se você pretende construir uma ficha técnica completa para um produto, será necessário informar os equipamentos utilizados no processo.
- Sugestão de venda: Outro item importante que deve estar presente na ficha técnica dos seus produtos é a sugestão de venda. Com os custos devidamente calculados, como destacamos nos itens anteriores, você poderá também aplicar a sua margem de lucro pré-estabelecida e calcular o preço de venda do seu produto. Desta maneira, será possível aplicar um preço justo, mas que mantenha a lucratividade da sua empresa.
- Imagem do produto: Por fim, é interessante que a sua ficha técnica também contenha uma imagem do produto final, podendo até mesmo representar a sugestão de empratamento e decorações. Com isso, seja qual for a forma de preparação da refeição, o cozinheiro terá uma ideia de onde será necessário chegar, facilitando o processo de montagem do item representado na ficha.
Vale destacar que as fichas técnicas de produtos não possuem formatos e itens obrigatórios. Todos os itens que foram apresentados acima são considerados relevantes para a sua ficha técnica, mas você poderá deixar de utilizar itens que não julgue relevantes para a situação do seu estabelecimento, assim como adicionar novas informações, conforme julgar necessário. Você também poderá encontrar na internet dezenas de sugestões de modelos de ficha técnica, verificando quais destes modelos mais se adequam a seu negócio e realizando pequenas adaptações para torná-lo ideal para a sua empresa!
Motivos para utilizar a ficha técnica de produtos
Depois de entendermos melhor o que é uma ficha técnica de um produto e quais itens são indispensáveis para esta lista, algumas das suas vantagens ficam claras para parte dos usuários. Apesar disso, para destacarmos ainda mais a importância das fichas técnicas para qualquer estabelecimento que trabalhe com o comércio de refeições, vamos apresentar a seguir os principais motivos para utilizar estas fichas em seu estabelecimento:
- Padronização: Sem dúvidas, um dos principais benefícios da utilização de fichas técnicas para seus produtos é a padronização da produção. A padronização é extremamente importante para qualquer negócio que trabalhe com a venda de refeições, uma vez que será responsável por garantir ao cliente a mesma experiência em todas as interações com seu estabelecimento. A padronização das preparações faz com que você não fique dependente de um único cozinheiro, assim como diminui a ocorrência de variações nos seus produtos, o que não é desejado por nenhum estabelecimento desta categoria. Sendo assim, a padronização é um dos motivos mais convincentes para utilizar a ficha técnica de produtos em seu delivery!
- Controle de qualidade: Aliado à padronização dos seus produtos, o controle de qualidade das refeições produzidas pode ficar ainda mais rigoroso, evitando qualquer tipo de variação de qualidade em seus produtos. Assim, o controle de qualidade ajudará a fiscalizar as marcas utilizadas, a quantidade de produto que é empregado em uma receita e também as formas de preparo, garantindo que tudo saia conforme o planejado. Portanto, o controle de qualidade do seu estabelecimento ficará muito melhor com as fichas técnicas de produtos, resultando em uma maior satisfação dos clientes.
- Controle de custos da produção: Outra vantagem interessante do uso das fichas técnicas é o melhor controle de custos de todo o seu negócio. Como os custos de cada ingrediente foram devidamente informados na preparação da sua ficha técnica, você terá o custo real do seu produto diretamente informado nesta ferramenta. Com isso, você poderá também considerar os custos fixos que estão envolvidos com o seu delivery e precificar os produtos da melhor maneira possível, além de possuir um controle rigoroso dos custos do seu estabelecimento comercial.
- Melhoria das rotinas da sua cozinha: Outro benefício muito interessante da utilização de fichas técnicas de produtos em seu delivery é a melhoria das rotinas da sua cozinha. Com uma maior organização proporcionada por estas fichas, sua cozinha ficará muito mais organizada durante o expediente, uma vez que os passos para a preparação dos produtos foram cuidadosamente detalhados para garantir a melhor organização possível. Com o passar do tempo, esta organização será mantida de uma forma natural, o que facilitará consideravelmente o convívio e jornada de trabalho, proporcionando um ambiente mais agradável para você e seus colaboradores.
Como utilizar os resultados da ficha técnica de produtos com o sistema do InstaDelivery?
Depois de conhecermos melhor sobre a ficha técnica dos produtos e entendermos a sua importância para qualquer delivery ou estabelecimento que trabalhe com o comércio de refeições e alimentos, é interessante também compreendermos como esta interessante ferramenta pode ser utilizada em conjunto com o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery. Como você pôde acompanhar, um dos principais itens presentes em cada ficha técnica dos produtos são os custos de cada item presente na sua refeição. Assim, você poderá acompanhar com facilidade o custo total do seu produto. Ao criar este produto no seu cardápio digital do InstaDelivery, é necessário informar o preço de venda deste item, mas você também poderá alimentar o sistema com o custo de cada produto do seu cardápio digital. Ao informar o custo da refeição no sistema do InstaDelivery, calcularemos automaticamente o lucro que você terá em um período de tempo, sendo mais um relatório importante gerado automaticamente pelo nosso sistema, facilitando ainda mais toda a gestão do seu delivery.
Desta maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais informações e a importância da utilização da ficha técnica para os produtos do seu delivery. Como destacamos, a ficha técnica dos produtos é um importante recursos de administração do seu estabelecimento, uma vez que padroniza todas as receitas, garantindo que o cliente receba sempre o mesmo produto, e também organiza os custos e etapas produtivas, facilitando todo o gerenciamento do seu delivery e trazendo mais um embasamento para a sua tomada de decisão. Além disso, também vimos uma dica para utilizar os dados da sua ficha técnica em conjunto com o sistema do InstaDelivery, para obter os relatórios de lucratividade de forma automática através de um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país.
Além destes relatórios, indispensáveis para qualquer delivery de sucesso, com o sistema do InstaDelivery você terá acesso a dezenas de outas ferramentas importantíssimas, que irão auxiliar na realização de vendas pela internet e também em todo o processo de controle e gerenciamento do seu delivery. Além disso, também é importante destacar o preço do nosso sistema, que pode ser utilizado em sua versão completa gratuitamente por todos os usuários com faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00. Acima deste faturamento, você pagará uma parcela de R$ 59,90 para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, você só começará a pagar pelo nosso sistema quando estiver colhendo os benefícios do InstaDelivery, e poderá aproveitar (com valores que cabem no seu bolso), toda a liberdade que a utilização de uma plataforma de delivery própria te proporciona!
Ative o plano gratuito do InstaDelivery hoje mesmo! É o sistema mais simples e completo do mercado. Clique aqui para acessar nossa homepage e chame nosso comercial no WhatsApp para começar.