Se você possui uma lanchonete, bar ou restaurante, certamente deve ter percebido uma série de mudanças no setor nos últimos anos. Com a pandemia de COVID-19, os estabelecimentos desta categoria tiveram que passar por mudanças significativas em suas relações de trabalho e atendimento, uma vez que o atendimento presencial nestes comércios foi suspenso durante grande parte dos últimos dois anos. Sendo assim, estes estabelecimentos tiveram que desenvolver rapidamente o seu atendimento pela internet, o que foi um grande desafio para boa parte destes comércios. Felizmente, diversas ferramentas foram disponibilizadas e utilizadas durante este momento de dificuldade, como é o caso dos sistemas de delivery, que oferecem dezenas de recursos para você organizar seus pedidos e vender mais pela internet. Outro recurso interessante que pode (e deve) ser utilizado por estes comércios são os cartões de visita digitais, que divulgam as informações mais importantes do seu negócio de uma forma rápida e prática. Sendo assim, vamos apresentar a seguir alguns dos benefícios dos cartões de visita digitais, destacando também as informações que não podem faltar em seu cartão de visitas digital.
Quais são as vantagens de utilizar um cartão de visitas digital?
Antes de explicarmos sobre o processo de criação de um cartão de visitas digital, vamos explicar algumas das vantagens de utilizar este recurso. Afinal, antes de dedicar tempo e esforço nesta criação, você deve estar ciente dos benefícios oferecidos por estes cartões.
- Interatividade: Sem dúvidas, a interatividade é o maior trunfo dos cartões de visitas digitais. Quando utilizamos os cartões de visitas tradicionais feitos em papel, pouquíssimas pessoas realmente acessar as informações em função da falta de praticidade destes cartões. Já com os cartões digitais, com apenas um clique as pessoas poderão acessar a informação desejada, aumentando assim o alcance do seu comércio.
- Compartilhamento ilimitado: outra vantagem muito interessante é o fato destes cartões não possuírem limite de compartilhamento. Os cartões convencionais são adquiridos de forma limitada, enquanto os digitais não possuem limite de utilização e compartilhamento, reduzindo os custos com a produção e alcançando mais usuários, ou seja, dois benefícios em um único tópico!
- Ecologicamente corretos: Além dos benefícios já apresentados, os cartões de visitas digitais são ecologicamente corretos e sustentáveis, uma vez que estes cartões dispensam o uso de papel. Desta maneira, você pode disfrutar de benefícios para o seu delivery ao mesmo tempo em que preserva o planeta!
- Facilidade de alteração: Outra vantagem que merece destaque para os cartões de visitas digitais é a facilidade de alteração das informações. Com uma cópia destes cartões salva em seu computador ou celular, em apenas alguns cliques você poderá alterar uma informação, enquanto para os cartões de papel isso seria impraticável.
O que não pode faltar em um cartão de visitas digital?
Depois de entender quais são as vantagens de possuir o seu cartão de visitas digital, é importante conhecermos também algumas das principais informações que deve estar presentes neste cartão. Apesar do pequeno tamanho destes cartões de visita, eles carregam uma quantidade interessantíssima de informações, que permitem aos clientes acessar rapidamente tudo o que precisam saber sobre o seu negócio. Dito isso, veja a seguir o que não pode faltar no seu cartão de visitas digital:
- Link para seu cardápio digital: Sem dúvidas, o link mais importante que deve estar presente em seu cartão de visitas digital é um link que direcione o cliente para o seu cardápio digital. Os cardápios digitais se tornaram indispensáveis para qualquer estabelecimento da categoria, uma vez que auxiliam não só os clientes, mas também os comerciantes a organizar e gerir as vendas. Sendo assim, se você ainda não possui o seu cardápio digital, não deixe de criá-lo com o InstaDelivery. Além da criação do seu cardápio digital, no InstaDelivery você encontrará ainda dezenas de ferramentas para auxiliar na realização de vendas com o seu negócio, resultando em um sistema de PDV e Delivery completos. Você poderá usufruir de todos estes recursos gratuitamente, desde que fature menos de R$ 2 000,00 mensais por meio da plataforma do InstaDelivery. Acima deste faturamento, será cobrada uma taxa de R$ 49,90 para faturamentos mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00, e uma taxa fixa de R$ 99,90 para faturamentos mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, além de acessar dezenas de recursos que permitem a realização de vendas pela internet, você também ficará livre das comissões cobradas pelos marketplaces de delivery.
- Tutorial para a realização de um pedido: Como mencionamos no início desta publicação, uma quantidade significativa de proprietários de estabelecimentos desta categoria passou por dificuldades com a utilização de um sistema online para recebimento e gerenciamento dos pedidos. Com os clientes, isso não é diferente, uma vez que parte destes usuários não está acostumada com a realização de pedidos online. Sendo assim, também é indispensável que você crie um pequeno vídeo ensinando os usuários a realizar um pedido em sua plataforma, deixando disponível em seu cartão de visitas digital. Com isso, os usuários que sentirem dificuldade em comprar na sua plataforma poderão assistir ao vídeo explicativo e realizar o pedido sem maiores dificuldades.
- Link para seu WhatsApp: O WhatsApp se tornou rapidamente o mensageiro mais utilizado em todo o Brasil. Atingindo cada vez mais pessoas, o mensageiro se tornou também um aliado importantíssimo para quem deseja vender mais pela internet. Sendo assim, ao criar o seu cartão de visitas digital, não deixe de adicionar uma opção para o cliente clicar e entrar em contato com você diretamente através do seu WhatsApp. Como destacamos, o mensageiro mais utilizando no país se tornou importantíssimo para a realização de vendas pela internet, especialmente após o surgimento do WhatsApp Business, que também é totalmente gratuito e foi desenvolvido para este tipo de uso.
- Link para as suas redes sociais: Assim como o WhatsApp, as redes sociais como um todo se tornaram referências importantes para os compradores, que costumam comprar e confiar mais em estabelecimentos que possuem as redes sociais ativas e com informações sobre o negócio. Sendo assim, é de fundamental importância que você mantenha as suas redes sociais ativas, postando o link do seu cardápio digital em todas as redes, publicando também conteúdos relacionados ao seu negócio, além de divulgar estas redes sociais o máximo possível. Para os cartões de visita, estes links para as redes sociais aumentarão a confiança do cliente em relação ao seu comércio, permitindo também conhecer melhor sobre os seus produtos e serviços. Portanto, não deixe de compartilhar as redes sociais do seu empreendimento!
- Localização do seu estabelecimento: Principalmente para comércios que estão iniciando as atividades ou estão localizados em grandes centros urbanos, nem sempre é fácil ser encontrado pelos clientes. No entanto, desde o surgimento do Google Maps, este tipo de localização ficou mais fácil e prática, uma vez que com apenas alguns cliques seu aparelho celular irá te guiar até o local indicado. Desta forma, se você oferece a possibilidade de retirada dos pedidos ou quer que o cliente saiba aonde você está localizado, uma ótima alternativa é inserir nestes cartões de visita digitais a sua localização, em forma de um link no Google Maps. Assim, o cliente poderá te encontrar de uma forma totalmente eficiente, aumentando a quantidade de feedbacks positivos!
- Link para o feedback dos clientes: Já começamos a tratar dos feedbacks no tópico anterior, e você deve estar ciente de que a opinião dos clientes é de fundamental importância para o sucesso do seu negócio. Deste modo, crie também um link para que seus clientes possam avaliá-lo depois de receber um pedido, para que você possa acompanhar os feedbacks destes usuários e trabalhar para melhorar ainda mais o seu estabelecimento. Além disso, feedbacks positivos podem ser utilizados para motivar a sua equipe, que com certeza ficará satisfeita em receber avaliações positivas dos clientes!
Como criar o meu cartão de visitas digital?
Entendidos os conteúdos que não podem faltar em seu cartão de visitas digital, chegou a hora de criar o seu próprio cartão! Como destacamos na seção anterior, o primeiro passo para desenvolver um cartão de sucesso é criar o seu cardápio digital no InstaDelivery. Sendo assim, se você ainda não possui o nosso cardápio digital, crie agora mesmo! Terminado o cardápio digital, o passo seguinte é reunir todos os links que destacamos nos tópicos anteriores, uma vez que isso facilitará o seu processo de criação. Terminada esta etapa, devemos procurar um editor de imagens para criarmos nosso cartão de visitas digital. Atualmente, existem no mercado centenas de editores interessantes, que podem ser utilizados por usuários iniciantes, intermediários e avançados. Para este uso específico, uma alternativa muito interessante é o Canva, um software de edição de imagens com uma versão gratuita repleta de ferramentas, e com uso muito simplificado. No entanto, se você conhece e deseja utilizar outras opções de software, fique à vontade! Selecionado o software, basta criar a sua imagem em PDF com os links agregados. Se tiver dificuldade no momento de criação, existem centenas de tutorias dentro do próprio Canva, além de muito conteúdo interessante disponível na internet, ou seja, opções não faltam!
Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações para auxiliá-lo na criação do seu cartão de visitas digital. Com as mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19, os bares, lanchonetes e restaurantes que queriam se manter no mercado tiveram que se reinventar durante este período de dificuldade, suspendendo o atendimento presencial e vendendo somente via delivery. Para auxiliar neste momento de dificuldade, os sistemas de delivery, como o InstaDelivery, ofereceram recursos interessantes para vender e desenvolver seu negócio na internet. Além disso, os estabelecimentos podem (e devem) aproveitar os recursos disponíveis na internet para incrementar ainda mais estes softwares. Um exemplo importante são os cartões de visita digitais, que trazem benefícios importantíssimos para a divulgação do seu comércio, uma vez que são capazes de reunir as principais informações e links úteis do seu negócio em uma só imagem. Para criar estes cartões digitais, você pode utilizar serviços gratuitos e eficientes da Web, inserindo os links importantes para os clientes conhecerem e comprarem através da sua plataforma. Por fim, se você deseja acompanhar um exemplo de cartão de visitas pronto, utilize o vídeo inicial desta publicação como inspiração, já que o cartão apresentado é interessante e reúne todas as informações que precisamos!
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