Desde o surgimento dos primeiros marketplaces de delivery no país, era esperado que estes mercados transformassem a realidade das entregas de refeições no mundo, e foi isso o que aconteceu. Os aplicativos de delivery, como é o caso do iFood, Uber Eats e Rappi conquistaram muito espaço de mercado e, quando falamos especificamente do Brasil, estes apps contam com milhões de usuários diariamente. Justamente por isso, a grande maioria dos estabelecimentos que trabalham com o comércio de refeições vendem a maior parte dos pedidos por meio destes marketplaces, e alguns até mesmo optam por vender exclusivamente através dos apps de delivery. No entanto, existem diversos motivos para você utilizar a sua própria plataforma, e você poderá contar com o InstaDelivery para isso. Sendo assim, vamos apresentar a seguir algumas dicas interessantes para fidelizar os clientes destes marketplaces em sua própria plataforma, destacando também como você pode utilizar o InstaDelivery para fidelizar estes clientes.
Principais Marketplaces de Delivery da Atualidade
Antes de apresentarmos as dicas mais importantes para você fidelizar estes clientes em sua própria plataforma de delivery, vamos apresentar a seguir alguns dos principais marketplaces de delivery em utilização no Brasil. Como apresentamos no início e reforçaremos adiante, estes aplicativos possuem grande importância para os estabelecimentos do setor, uma vez que contam com milhões de usuários ativos diariamente, sendo importantes para fortalecer o seu negócio. Dito isso, veja os apps de delivery mais utilizados no Brasil:
- iFood: O iFood é o aplicativo de delivery de refeições com maior número de usuários no Brasil, sendo também um dos mais importantes e com maior volume de investimentos. Fundado no ano de 2011, o iFood se tornou uma das referências no país em relação ao delivery de alimentos, tendo também uma das maiores áreas de cobertura em todas as regiões.
- Rappi: Fundado em 2015, o Rappi também é de grande popularidade no país, rivalizando com o iFood e Uber Eats nas maiores cidades do país. Além disso, o Rappi também oferece o delivery de outros produtos além das refeições, o que contribuiu para o crescimento deste marketplace em meio à pandemia de COVID-19.
- Uber Eats: Inicialmente, a ideia da Uber, um dos maiores e mais importantes grupos do planeta, era utilizar os veículos para realizar a entrega de refeições e outros produtos. Com o passar dos anos, a empresa percebeu que seria mais interessante desenvolver uma categoria especialmente voltada para o delivery de refeições. Sendo assim, o Uber Eats cresceu em popularidade no país, sendo utilizado por usuários que já conhecem o grupo e a excelência do serviço.
- Delivery Much: Uma vez que o Brasil é um país de dimensões continentais, os grandes apps de delivery até aqui apresentados não ocuparam todas as regiões do país, especialmente as cidades interioranas, que tendem a possuir um número menor de usuários ativos. Pensando nisso, o Delivery Much foi criado com o objetivo de atender estas cidades do interior, e os resultados foram amplamente positivos! Sendo assim, se o seu negócio está localizado no interior, fique de olho no marketplace do Delivery Much, que pode conter um número interessante de usuários na sua região.
- Aiqfome: Da mesma forma, o Aiqfome surgiu com o objetivo de levar o delivery para cidades do interior com um número de usuários menor, atingindo um sucesso semelhante ao Delivery Much, visto que ainda existem diversas cidades em todo o país que ainda não possuem acesso a estes apps de delivery.
Motivos Para Continuar Utilizando os Marketplaces de Delivery
Apresentados os principais apps de delivery de refeições utilizados no Brasil, é interessante que você conheça e estude a sua região para perceber quais destes apps são os mais utilizados no local em que você deseja iniciar o seu delivery. Dito isso, também é de grande importância que você continue investindo nestes marketplaces mesmo após montar a sua própria plataforma de delivery, visto que isso pode resultar em benefícios para o seu restaurante, bar ou lanchonete.
O principal motivo para continuar utilizando estes marketplaces é, sem dúvidas, o elevadíssimo número de usuários disponíveis nestas plataformas. Como mencionamos anteriormente, estes apps contam diariamente com dezenas de usuários ativos diariamente, o que contribui de uma forma significativa para o aumento das suas vendas. Desta forma, se você está pensando em montar um delivery e conquistar novos clientes, não deixe de utilizar estes marketplaces.
Outro motivo importante para você utilizar os marketplaces é a visibilidade. Para se manterem entre os mais populares do país, estes marketplaces costumam investir pesado em ações de marketing e publicidade, resultando em uma maior captação de clientes e maior visibilidade para o app e também para os estabelecimentos que estão dentro dele. Sendo assim, é muito mais provável que você seja encontrado dentro de um dos maiores marketplaces de delivery do Brasil do que em sua própria plataforma.
Por fim, temos mais um atrativo interessante, que é a confiabilidade. Justamente pelas grandes dimensões destes aplicativos, a confiabilidade oferecida é muito maior, uma vez que estes apps possuem um apelo muito maior, assim como um maior número de avaliações. Desta maneira, se você está começando no setor de delivery e deseja fortalecer a sua marca, utilizar estes marketplaces pode ser uma alternativa muito interessante, devido aos benefícios oferecidos por estes apps. No entanto, os benefícios oferecidos estão ligados a algumas desvantagens, que serão explicadas em nosso próximo tópico e que demonstram a necessidade e importância de possuir a sua própria plataforma de delivery.
Motivos Para Utilizar a Sua Própria Plataforma
Apesar dos benefícios oferecidos pelos maiores marketplaces de delivery de refeições do Brasil, é fortemente recomendado que você também possua a sua própria plataforma de delivery, que também te fortalecerá de outras maneiras. Dito isso, vejamos a seguir quais são os principais motivos para você possuir e utilizar a sua própria plataforma:
- Ausência de comissão por pedido: Um dos maiores benefícios que a sua própria plataforma de delivery pode te oferecer é livrá-lo das comissões cobradas por pedidos. Obviamente, todos os benefícios oferecidos por estas plataformas de delivery seriam cobrados de alguma maneira, e a maneira mais utilizada são as comissões cobradas por cada pedido realizado. No entanto, estas taxas costumam ser altas, superando a casa dos 10%, o que diminui significativamente a sua margem de lucro ou torna os seus produtos menos competitivos no mercado. Desta maneira, ao utilizar uma plataforma de delivery como o InstaDelivery, você estará livre destas comissões, uma vez que as taxas cobradas (quando existem!) pelo InstaDelivery são fixas e independem do número de pedidos recebidos. Você poderá utilizar todos os recursos do nosso sistema de delivery gratuitamente, desde que fature menos de R$ 2 000,00 mensais através da plataforma. Para faturamentos mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 será cobrada uma taxa fixa de R$ 49,90 e um valor fixo de R$ 99,90 será cobrado para faturamentos mensais acima de R$ 5 000,00. Ou seja, o InstaDelivery é uma excelente alternativa para quem deseja se livrar das comissões cobradas por estes apps de delivery!
- Fortalecimento da sua base de dados de clientes: Outra vantagem interessantíssima de utilizar a sua própria plataforma de delivery é a criação da sua própria base de dados de clientes. Isso porque, quando trabalhamos com os marketplaces de delivery, os clientes não podem ser considerados efetivamente seus, e sim do marketplace. Ao utilizar a sua própria plataforma de delivery, todos os clientes que comparem serão seus de forma efetiva, o que traz benefícios interessantíssimos para a saúde do seu negócio, como a identificação com o cliente e também a criação e fortalecimento da sua própria base de dados dos clientes, que pode ser empregada em diversas situações.
- Liberdade de utilização e negociação: também é interessante destacarmos que, ao utilizar a sua própria plataforma de delivery, você terá muito mais liberdade para realizar suas ações e negociar. Quando utilizamos uma plataforma de terceiros, teremos que aceitar as ações que são disponibilizadas pela plataforma. No entanto, quando utilizamos nossa própria plataforma de delivery, podemos tomar as ações da forma que julgarmos adequadas, o que garante uma maior liberdade para a sua empresa negociar com o cliente.
Como Fidelizar os Clientes na Sua Própria Plataforma com o InstaDelivery
Depois de entendermos a importância de possuir a sua própria plataforma de delivery, vamos apresentar agora uma alternativa muito interessante e eficaz para atrair novos clientes destes marketplaces para a sua plataforma, utilizando o sistema do InstaDelivery. Para isso, vamos utilizar os cupons de desconto, que conquistaram muito espaço no mercado atual e que costumam atrair muitos clientes para as empresas.
Ao acessar o painel Web do seu sistema do InstaDelivery, você encontrará dentro do menu Marketing a opção cupons de desconto. Esta opção permitirá a você configurar um novo cupom de desconto, que pode ser gerado para cada um dos marketplaces que você atua (note que é possível utilizar o mesmo cupom para todos os marketplaces, mas o uso separado permitirá a você identificar de qual plataforma estão migrando estes novos clientes!) Para isso, você poderá definir qual o tipo de desconto aplicado, que pode ser percentual, valor fixo ou ainda frete grátis. Feito isso, defina também o código do cupom (por exemplo, se você está preparando um cupom de desconto para clientes do iFood, coloque o nome de “iFood” e assim por diante). Por fim, defina também o valor do desconto, antes de informá-lo aos clientes. É possível definir também o limite de utilização deste cupom e determinar se o cliente poderá utilizar o mesmo cupom mais de uma vez. Após clicar em Criar Cupom de Desconto seu cupom já estará disponível para utilização!
No painel de visualização dos seus cupons de desconto, você poderá acompanhar informações interessantes sobre estes cupons, como o número de Leads, Clicks e pedidos feitos com este cupom, além de acompanhar relatórios ainda mais completos sobre cada um destes cupons. Neste mesmo painel, você poderá gerar e imprimir um QR Code com o cupom de desconto, que levará o cliente diretamente para a sua plataforma do InstaDelivery e aplicará o cupom de desconto de forma automática. Uma ótima sugestão de utilização é imprimir estes cupons e grampeá-los na embalagem dos pedidos que serão entregues, o que facilitará para o cliente escanear e encontrar o seu estabelecimento. Realizando este processo, você certamente conseguirá atrair uma quantidade interessante de clientes destas plataformas, e a qualidade do seu produto será capaz de fidelizar os clientes quando aliada ao InstaDelivery!
Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação uma dica interessante para atrair clientes do iFood, Uber Eats, Rappi e outros marketplaces de delivery para a sua própria plataforma de delivery. Como você pôde acompanhar, os marketplaces de delivery estão sendo cada vez mais utilizados, contando com milhões de usuários ativos diariamente e oferecendo condições interessantes para os lojistas. Apesar disso, possuir a sua própria plataforma de delivery é ainda mais interessante, e você poderá utilizar estes marketplaces para atrair novos clientes para a sua plataforma. Diante disso, os cupons de desconto são aliados interessantes, e o InstaDelivery conta com uma ferramenta completa destinada a esta aplicação. Mais do que isso, em nosso sistema você também encontrará diversos outros recursos de um sistema de PDV e Delviery completos!
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