Com o crescimento do setor nos últimos anos, é cada vez maior o número de restaurantes, bares, lanchonetes e até mesmo empreendedores individuais que trabalha com o comércio de refeições. Diante disso, como já era esperado, a concorrência aumenta consideravelmente e é necessário extrair o melhor do seu estabelecimento para conquistar o sucesso desejado nas vendas. Isso incluiu desde as instalações e materiais utilizados, chegando nos profissionais que serão responsáveis pelo atendimento. Quando falamos em atendimento, o primeiro profissional que nos vem à cabeça são os garçons, e os garçons possuem um papel fundamental na satisfação do cliente em seu estabelecimento. Afinal, se o atendimento for ruim, nem mesmo a melhor comida do mundo será capaz de segurar o cliente. Entendida a importância dos garçons, vamos apresentar a seguir algumas dicas importantes para melhorar o atendimento destes profissionais em seu restaurante.
1 – Capacitação e treinamento
Tudo começa pela capacitação e dos treinamentos do seu profissional. É extremamente comum que a maioria dos garçons de um estabelecimento sejam jovens, que estão em seu primeiro emprego ou possuem pouca experiência na área. Diante disso, é necessário que você trabalhe na capacitação e treinamento destes profissionais, que nem sempre estão acostumados com a rotina do seu restaurante. Durante o treinamento, você poderá ensinar sobre os valores da sua empresa, qual o tipo de relacionamento com o cliente desejado e também poderá ensinar aspectos técnicos para os garçons. Estes treinamentos, que podem ser dados por você mesmo ou por empresas capacitadas do setor, farão com que o atendimento dos garçons melhore consideravelmente, e os clientes ficarão muito mais satisfeitos com as ações.
2 – Remuneração atrativa para o setor
No tópico seguinte, trabalharemos sobre um conceito extremamente importante para o seu restaurante (e para qualquer negócio), que é a motivação dos funcionários. No entanto, a motivação começa por um tópico extremamente importante, que é o salário oferecido para os garçons. Quanto mais atrativos os salários, maior será a qualificação do seu colaborador, assim como a vontade do profissional será maior. Sendo assim, se você deseja contar com os melhores profissionais da sua região, é fundamental que você conheça os valores oferecidos pela concorrência e ofereça salários acima disso. Além disso, garçons recebem gorjetas em diversas ocasiões, e a forma com que você lidará com essas gorjetas também impactará na qualidade do atendimento dos garçons.
3 – Reconhecimento e motivação
Apesar de toda a importância do salário citada ao longo do tópico anterior, este não é o único ponto avaliado por um profissional dentro de uma empresa. Aspectos como a qualidade e união do grupo, benefícios, motivação e reconhecimento são cada vez mais importantes, e contribuem para criar um ambiente de trabalho amigável e agradável. Diante de um ambiente tranquilo, o profissional certamente desempenhará uma melhor função, e o atendimento dos seus garçons sairá melhor que o esperado!
4 – Seja o maior exemplo
Ao contratar um novo garçom, também é muito importante que o responsável pelo salão (que pode ser até mesmo você, como é o caso de estabelecimentos pequenos) dê o exemplo. Portanto, é de fundamental importância que você trate os clientes da melhor forma possível, com atenção e eficiência, para que você seja visto e tomado como referência pelos novos garçons. Além disso, sempre incentive o trabalho em equipe e a união dos colaboradores, visto que isso fará total diferença no atendimento final. Com referências boas para o novo garçom, o padrão de qualidade de atendimento oferecido será mantido!
5 – Incentive os cuidados com a aparência
Para os clientes, em diversas situações a aparência inicial é o que fica. Sendo assim, você e seus garçons devem prezar sempre pelos cuidados com a aparência. Aos garçons, cabe utilizar o uniforme sempre o mais limpo possível, assim como utilizar os sapatos adequados e tomar os devidos cuidados com cabelo, unhas e assim por diante. Já para você, proprietário, ficará responsável pelo fornecimento de uniformes de qualidade e também pela motivação e estrutura necessária para que seus garçons possam se preparar da melhor forma possível.
6 – Invista em tecnologias
A tecnologia também pode ser uma aliada interessante para melhorar o atendimento dos seus garçons. Cada vez mais presente e necessária, você pode adotar recursos tecnológicos interessantes para o setor, como é o caso dos cardápios digitais. Através dos cardápios digitais, o cliente poderá acessar suas opções disponíveis através de links ou QR Codes e, assim que o garçom anotar o pedido, os pedidos serão mostrados diretamente na tela de preparação da sua cozinha. Com este recurso do sistema de PDV e Delivery do InstaDelivery, seus garçons passarão mais tempo no salão, e poderão dar mais atenção para os clientes, o que certamente resultará em uma maior satisfação dos clientes e até mesmo em um maior consumo dentro do seu estabelecimento.
7 – Escute sempre a opinião dos clientes
Também é de fundamental importância para o sucesso do seu estabelecimento escutar a opinião dos clientes. Para isso, você pode passar pelas mesas perguntando sobre a qualidade do atendimento e maneiras de melhorar, ou ainda pedir para que seus clientes deixem um feedback no final do atendimento. Em diversas ocasiões, o ponto de vista do cliente pode mostrar pontos que necessitam de melhoria e nem sempre eram reconhecidos. Além disso, ao ouvir a opinião dos clientes sobre o atendimento, eles perceberão a preocupação do estabelecimento e dos garçons com sua satisfação, o aumenta a chance de fidelização destes usuários.
8 – Tente criar um padrão de atendimento ao cliente
É claro que cada garçom terá uma abordagem e atendimento diferente do outro, uma vez que as pessoas são diferentes e isso é totalmente normal. No entanto, a criação de um padrão de atendimento pode trazer uma série de benefícios para seus garçons e para o estabelecimento, uma vez que você e seus clientes estariam totalmente adaptados ao modelo de atendimento. Isso evitaria que clientes procurassem por garçons específicos ou ainda deixassem de frequentar o estabelecimento por causa de um garçom. Portanto, a padronização do atendimento resulta em benefícios atrativos para o seu negócio!
9 – Dê liberdade (e instrução) para os garçons resolverem os problemas
Durante o dia a dia em um restaurante, é completamente normal que ocorram problemas, e estes problemas devem ser solucionados de uma forma rápida e eficiente. Apesar disso, se o garçom tiver que procurar um supervisor sempre que algo der errado, a qualidade do atendimento será seriamente prejudicada. Desta maneira, é importante que você dê liberdade para seus garçons resolverem estes pequenos problemas, levando somente os mais complicados para os superiores. Note que também é importantíssimo que você treine e oriente seus colaboradores para que possam resolver os problemas da melhor maneira possível!
10 – Incentive a realização de vendas pelos garçons
Por fim, temos amis uma dica de grande importância. Além de um bom atendimento, você também deve incentivar a realização de vendas pelos seus garçons. Além de trazer benefícios financeiros para o seu estabelecimento, isso fará também com que seu garçom se desenvolva ainda mais e trabalhe novas habilidades, ou seja, serão colhidos resultados positivos para você e para seu garçom!
Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação 10 dicas interessantes e importantes para melhorar o atendimento dos garçons em seu estabelecimento. Como citamos no início do texto, a competitividade entre os restaurantes e estabelecimentos que comercializam refeições está cada vez maior, e é de suma importância que você desenvolva diferenciais para o seu negócio, como é o caso do atendimento dos garçons. Com as dicas acima fornecidas, você terá uma melhor satisfação de clientes e colaboradores, o que será facilmente refletido em benefícios financeiros para o seu negócio. Além disso, você também criará um ambiente de trabalho amigável e as dificuldades encontradas serão solucionadas da melhor forma possível. Sendo assim, estas dicas se mostram interessantíssimas e devem ser aproveitadas pelos estabelecimentos que desejam se destacar em relação ao atendimento dos garçons!
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