Não há dúvidas de que a alimentação é de extrema importância em todo o planeta. Todos os dias, os mais de 7 bilhões de habitantes do planeta precisam se alimentar para realizar suas atividades diárias, e isso torna os comércios que trabalham com alimentação ainda mais importantes. Diante desta importância da alimentação, os estabelecimentos que comercializam alimentos e refeições possuem destaque em todo o mundo, e algumas redes aproveitaram o seu sucesso local para se expandir e conquistar o mercado global. Desta forma, vamos apresentar a seguir as 10 maiores franquias de alimentação do mundo, comentando sobre a importância destas franquias e sobre a atuação destas redes no Brasil.
1 – 7-Eleven
Na primeira colocação deste ranking, a 7-Eleven é considerada a maior rede de franquias do mundo, sendo também amplamente conhecida em todo o mundo. Curiosamente, a maior rede de franquias do mundo não possui nenhuma unidade no Brasil, sendo a única rede de franquias desta lista que não está presente em nosso país. A 7-Eleven é uma rede de lojas de conveniência (servindo de inspiração para redes brasileiras como AM/PM e BR Mania), que atua no mercado americano desde 1927. Com o sucesso rápido e popularidade conquistada no país, a rede iniciou seu franchising na década de 1960, possuindo mais de 55 mil unidades espalhadas pelo mundo atualmente. Apesar de não possuir unidades no Brasil, a rede de franquias instalou unidades em solo brasileiro, começando no ano de 1995. No entanto, a 7-Eleven não conseguiu replicar seu sucesso como em outros países, e optou por deixar o mercado brasileiro pouco tempo depois.
2 – Subway
Na segunda colocação desta lista, o Subway é uma franquia amplamente conhecida pelos brasileiros e que também está entre as mais populares do mundo. A rede de franquias do Subway iniciou suas atividades no ano de 1965 nos Estados Unidos, com o objetivo de oferecer uma alimentação mais saudável para seus clientes. Além disso, o Subway contou com mais um diferencial que permitiu o desenvolvimento rápido da rede de franquias, que a liberdade para o cliente montar o lanche da forma que preferir. Diante deste cenário, a empresa se expandiu globalmente e ocupa a segunda colocação em relação ao total de unidades, com mais de 42 mil unidades espalhadas por mais de 110 países. No Brasil, a franquia ocupa a terceira colocação em número de unidades, contando com um modelo de negócio diferente que não possui restrição em relação ao número de habitantes para instalação de uma nova franquia.
3 – McDonald’s
Completando nosso top 3, o McDonald’s é a franquia mais popular do mundo quando se trata de fast food. Em atuação constante desde o ano de 1955, a rede de franquias do McDonald’s não demorou para conquistar habitantes de todo o planeta. Apesar de ocupar apenas a terceira colocação do ranking em relação ao número de lojas (o McDonald’s possui cerca de 33 mil unidades em todo o mundo, ou seja, está distante do Subway e mais ainda da rede 7-Eleven), quando o assunto é faturamento a empresa lidera com folgas, apresentando ano após ano o crescimento em suas receitas e lucros. No Brasil, a rede é a segunda em número de unidades, sendo uma das mais conhecidas e populares em nível nacional.
4 – Kentucky Fried Chicken (KFC)
Na quarta colocação desta lista, a Kentucky Fried Chicken, popularmente conhecida como KFC, é uma referência mundial e conhecidíssima pelo seu frango frito no balde. Com a primeira loja fundada em 1952 pelo Coronel Harland Sanders, o KFC teve um sucesso muito rápido e expressivo, aumentando rapidamente o número de estabelecimentos da franquia nos Estados Unidos. Com o sucesso em solo americano, o KFC se expandiu e conquistou o mundo, possuindo unidades em mais de 120 países! No Brasil, o KFC não possui tanta força quanto em outros países, uma vez que a rede possui apenas 50 franquias no país, que estão majoritariamente concentradas nas regiões Sudeste e Nordeste. Apesar disso, a rede planeja aumentar a sua atuação no Brasil, levando o KFC para mais regiões e cidades.
5 – Burger King
Chegando na metade do nosso ranking o Burger King é uma rede de grade popularidade no Brasil e no mundo, sendo a principal rival do McDonald’s em todo o mundo. Fundada em 1954 no estado da Flórida (EUA), o Burger King se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos e, a partir de 1975, iniciou a sua jornada de expansão ao redor do mundo. No Brasil, a empresa iniciou suas operações em 2004 e somente a partir de 2011 iniciou a sua operação própria em solo nacional, possuindo um crescimento rápido e atingindo todo o país. Apesar de também ocupar a quinta colocação no total de franquias no Brasil, o Burger King está crescendo em ritmo acelerado, podendo atingir novos patamares em breve!
6 – Domino’s Pizza
Na sexta colocação deste ranking, a Domino’s é mais uma rede de franquias americana e a primeira a trabalhar com o comércio de pizzas, um dos alimentos mais populares em todo o planeta. Fundada em 1960, a empresa apresentou um crescimento muito rápido nos Estados Unidos, o que se deve a estratégia de criar franquias de pequeno porte e direcionada para bairros. Tamanho sucesso fez que com que a Domino’s Pizza expandisse suas operações e alcançasse a marca de 16 mil unidades espalhadas pelo mundo. No Brasil, a primeira unidade da franquia foi fundada em 1993, e a Domino’s já possui mais de 200 franquias em solo brasileiro.
7 – Pizza Hut
Quando falamos em pizzarias, sem dúvidas o nome Pizza Hut é um dos primeiros que nos vem à cabeça! Isso porque, além de ser uma das grandes redes de pizzaria no Brasil, a empresa também faz muito sucesso nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo. Fundada em 1950, o sucesso da Pizza Hut foi tão grande que logo no primeiro ano a empresa deu início ao processo de franchising. Se expandindo para outros países a partir de 1968, ano em que inaugurou a sua primeira unidade no Canadá, a Pizza Hut possui cerca de 14 mil unidades espalhadas pelo mundo, das quais centenas destas estão presentes no Brasil!
8 – Dunkin’ Donuts
Na oitava colocação do ranking, temos mais uma rede de franquias americana e que não é tão conhecida no Brasil. Criada no ano de 1950, a Dunkin’ Donuts segue o estilo das tradicionais cafeterias norte-americanas, conhecida pelos seus Donuts, as tradicionais rosquinhas. Muito popular nos Estados Unidos, a Dunkin’ Donuts visa se espalhar ainda mais pelo mundo, uma vez que as mais de 12 mil unidades da franquia estão espalhadas em apenas 33 países. No Brasil, a marca já esteve presente, mas o modelo de negócio não prosperou e as unidades fecharam. Apesar disso, a rede pretende retornar ao nosso país em breve com um novo modelo de negócios, visando a expansão em solo nacional.
9 – Dia%
Na penúltima colocação da nossa lista, temos a primeira (e única) marca europeia entre as maiores franquias de alimentação do mundo. Em um ranking amplamente dominado pelas empresas dos Estados Unidos, a Dia% foi fundada em 1979 e iniciou seu processo de franchising 10 anos depois. Fortalecida pelo seu modelo de negócios inovador para a categoria e pelos preços baixos praticados e, apesar de estar instalada em apenas 5 países (inclusive o Brasil), a rede Dia% possui mais de 7 unidades nestes países. Como destacamos, a rede está instalada em solo nacional, e você pode encontrar supermercados da rede dia com facilidade no estado de São Paulo, por exemplo.
10 – Papa John’s
Para completarmos o nosso ranking de franquias de alimentação, a rede Papa John’s é considerada uma referência mundial nos serviços de take-away, ou seja, quando o alimento é retirado e consumido em outros locais. Além disso, a empresa americana, que foi criada em 1983, está instalada em mais de 37 países, sendo mais uma rede de pizzarias norte-americana amplamente reconhecida em todo o mundo. Apesar de não estar presente em solo nacional, foi anunciado recentemente que a Papa John’s está trabalhando em um plano de expansão da sua rede de franquias para a Europa e América Latina, o que possivelmente incluiria o Brasil como um de seus alvos. Vamos aguardar!
Desta maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação 10 franquias com maior número de instalações em todo o mundo. Ao tratarmos deste ranking, é claro que dezenas de redes muito populares e que poderiam fazer parte desta lista acabaram ficando de fora, uma vez que o critério utilizado foi o número de franquias e não o faturamento e popularidade. Ao considerarmos outros fatores, é claro que teríamos alterações nestes posicionamentos, o que torna o estudo e análise das franquias ainda mais interessante!
Ative o plano gratuito do InstaDelivery hoje mesmo! É o sistema mais simples e completo do mercado. Clique aqui para acessar nossa homepage e chame nosso comercial no WhatsApp para começar.