O setor de alimentação e delivery está cada vez mais disputado em todo o número de bares, lanchonetes e restaurantes cresce há alguns anos, e isso gera mais concorrência para os integrantes desta categoria. Sendo assim, é interessante que seu estabelecimento encontre maneiras e alternativas para se tornar diferente dos demais, expandindo as ações e conquistando mais clientes.
Um destas alternativas é o delivery, que conquistou muito destaque nos últimos anos, e possui inúmeras ferramentas para quem deseja utilizar estes sistemas. Com a pandemia de COVID-19, o delivery se tornou fundamental para a grande maioria dos comércios desta categoria, assumindo papel indispensável na interface entre clientes e lojistas. No entanto, o delivery não é a única opção disponível.
O sistema de retirada no balcão, que também recebe o nome de Take Away, é uma alternativa muito interessante para boa parte dos estabelecimentos que trabalham com o comércio de refeições. Nesta modalidade, o cliente é o responsável por retirar o pedido no balcão da sua loja, e isso pode trazer benefícios atrativos quando utilizado da maneira correta.
Sendo assim, serão apresentados a seguir cinco motivos para você oferecer a retirada no balcão da sua empresa, destacando a importância e relevância de cada um destes motivos. Além disso, também será apresentada a diferença entre Drive-thru, delivery e Take Away. Por fim, será apresentado também como o sistema do InstaDelivery pode ser utilizado para implementar o sistema de retirada no balcão em seu delivery!
Qual a diferença entre drive-thru, delivery e take away?
O primeiro ponto para entender melhor a importância de oferecer o take away em seu estabelecimento é compreender a diferença entre drive-thru, delivery e take away. Estas três alternativas podem ser interessantes para seu negócio, mas devem ser devidamente planejadas e levar em consideração o investimento, tipo de produto oferecido e também a localização da sua empresa. Dito isso, veja a seguir a principal diferença entre estas três opções para o cliente:
- Drive-thru: O drive-thru já é uma modalidade muito conhecida pelos clientes, e também muito utilizada em grandes cidades ou locais com grande circulação de pessoas e veículos. Nesta modalidade, o cliente faz a compra sem sair do carro, assim como realizar o pagamento e até mesmo receber o pedido, que normalmente são alimentos. Sendo assim, esta é uma modalidade que traz muita praticidade para os clientes, mas que exige algum esforço e condições para o estabelecimento. Por exemplo, será necessário destinar um colaborador para cuidar do drive-thru, e os alimentos e refeições devem ser preparados rapidamente, para evitar desapontar o cliente durante o pedido. Além disso, se o seu prédio comercial não foi desenvolvido com esta opção, serão necessárias várias adaptações para que você possa oferecer o serviço de drive-thru para seus usuários.
- Delivery: Outra modalidade já conhecida pelos clientes é o delivery. Com um amplo crescimento durante a pandemia de COVID-19, o delivery se tornou fundamental para os comércios que trabalham com a venda de alimentos e refeições. Nesta modalidade, o cliente faz o pedido pelo telefone, WhatsApp ou cardápio digital, e este pedido é levado por um entregador (normalmente um motoboy) até a sua residência. Também muito prática para os clientes, o delivery exige algum esforço para os lojistas, que deverão realizar toda a logística das entregas, além de contratar motoboys para suprir esta demanda. O delivery é uma ótima opção também para dark kitchens, que não possuem nenhuma espécie de atendimento presencial.
- Take away: Por fim, temos o take away. Menos conhecido que as outras duas modalidades apresentadas anteriormente, o take away também tem é uma excelente alternativa para seu delivery, e deve ser aproveitado sempre que possível. Também conhecido como retirada no balcão, o take away é a modalidade de entrega na qual o cliente realiza o pedido de forma não presencial, como através do seu cardápio digital, e ao invés do item ser levado pelo motoboy, é o próprio cliente que fará a retirada do item em seu estabelecimento. Com isso, o take away tem benefícios atrativos para os lojistas e até mesmo para clientes, e deve ser aproveitado da melhor maneira possível. A seguir, você poderá acompanhar alguns destes benefícios!
5 motivos para implementar o Take Away em seu comércio de refeições
Depois de conhecer melhor o take away e quais as suas principais diferenças para o delivery e para o drive-thru, chegou a hora de entender melhor quais são os benefícios desta modalidade e como o take away pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes. Assim, veja abaixo alguns destes motivos:
- Menos etapas para gerenciar: Uma das principais vantagens de oferecer o serviço de take away em seu delivery é a diminuição da quantidade de etapas para gerenciar. Quando tratamos do serviço de drive-thru, é necessário realocar colaboradores especificamente para este setor. Da mesma forma, o delivery exige mais uma etapa em seu planejamento e produção de pedidos, que é a entrega. Já ao utilizar o take away, você não terá estas preocupações, uma vez que o pedido poderá ser recebido pela mesma pessoa que era responsável pelo recebimento (ou até mesmo pelo seu sistema de delivery, como no InstaDelivery!), e também não terá preocupações com a entrega, visto que o cliente irá retirar o pedido diretamente na sua empresa. Sendo assim, o número menor de etapas para gerenciar é um grande diferencial oferecido pelo take away para os lojistas.
- Maior controle sobre a entrega do pedido: Aliado ao tópico anterior, o take away também traz mais um benefício interessantes para os lojistas, que é o aumento do controle sobre o processo de entrega do pedido. Quando tratamos especificamente do delivery, os motoboys possuem papel fundamental, uma vez que são responsáveis por uma etapa importantíssima no caminho do produto até o cliente e o seu controle é dificultado, pois estes colaboradores estão fora da sua empresa. No entanto, a partir do momento em que a sua empresa oferta o take away, seu pedido só sairá de dentro do restaurante/delivery quando estiver diretamente na mão do cliente. Com isso, seu controle sobre os processos é facilitado, e você poderá realizar este tipo de controle da forma que preferir.
- Possibilidade de atrair clientes fora da sua região de entrega: Mais um benefício muito interessante que o oferecimento do take away traz para a sua empresa (especialmente no caso dos deliverys) é a possibilidade de atrair clientes que estão fora da sua região de entregas. Qualquer estabelecimento possui uma área de abrangência de entregas, e é certo que existem clientes fora desta área de cobertura que desejam consumir seus produtos. Sendo assim, ao oferecer o take away, você dá ao cliente a possibilidade de consumir seu produto sem a necessidade de modificar a área de entregas, uma vez que o cliente fará a retirada. Assim, seu delivery poderá alcançar um número maior de clientes, ao mesmo tempo que garante a sua satisfação com esta opção!
- Maior velocidade para o cliente: Outro benefício que esta modalidade de atendimento oferece para os clientes é o aumento da velocidade de entrega do pedido para o cliente. Se o objetivo do usuário é a alcançar a maior velocidade possível, o take away é uma alternativa excelente, uma vez que não será necessário esperar pela preparação do produto, como ocorre no atendimento via drive-thru. Com isso, o cliente precisará apenas realizar o pedido com a antecedência correta e o produto estará pronto para a retirada assim que ele chegar, evitando qualquer tipo de espera e ocasionando um atendimento muito rápido e eficiente!
- Confiabilidade e divulgação: Por fim, mas não menos importante, o serviço de take away também traz muita confiabilidade para sua empresa, principalmente no caso dos deliverys. Isso porque, a partir do momento em que você disponibiliza um espaço físico para atender o cliente, e saberá com clareza onde encontrá-lo. Com isso, os usuários tendem a ficar mais satisfeitos com seu delivery, e a confiabilidade da empresa também é incrementada. Além disso, esta estratégia pode ser utilizada na divulgação do seu delivery, para alcançar ainda mais usuários, como aqueles que estão fora da sua área de entrega, e foram destacados no terceiro tópico da lista.
Como utilizar o InstaDelivery para implementar o Take Away em seu delivery?
Depois de conhecer a diferença entre drive-thru, delivery e take away, assim como conhecer os principais motivos para oferecer esta modalidade de entrega em seu restaurante, bar ou lanchonete, chegou a hora de entender como esta modalidade pode ser ofertada por seu delivery, e a implementação de um sistema de take away pode ser feito com extrema facilidade utilizando o sistema do InstaDelivery.
Com o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery, você terá acesso a todos os recursos necessários para prosperar seu delivery de alimentos, como a criação e divulgação do seu cardápio digital. Ao adicionar os itens ao seu cardápio digital, você poderá habilitar a opção Disponível para retirada no balcão, que tornará o item disponível para a retirada pelo cliente. Sendo assim, você poderá selecionar quais itens podem ser retirados pelo cliente, o que torna a gestão do seu estabelecimento ainda mais facilitada.
Feito isso, sempre que o cliente desejar pela retirada, será necessário apenas selecionar esta opção em seu cardápio digital, resultando em muita praticidade para estes usuários também. Deste modo, com o sistema do InstaDelivery, você e seu cliente terão muita praticidade para selecionar e retirar produtos e pedidos no balcão do seu estabelecimento!
Sendo assim, foram apresentados ao longo desta publicação cinco motivos para você oferecer as opções de take away para seus clientes, assim como a diferença entre take away, drive thru e delivery. Com o visível aumento da competitividade no setor de alimentação e refeições, é cada vez mais importante que seu negócio possua diferenciais para atrair novos usuários. Dentre estas opções, o take away é uma excelente alternativa.
Além de ser uma opção que possibilita atrair clientes que estão fora da sua região de entrega, o take away também minimiza os custos do seu estabelecimento e diminui a quantidade de colaboradores necessárias para que o produto chegue até o cliente, tornando o controle e gerenciamento do seu delivery ainda mais fácil. Mais do que isso, com o sistema do InstaDelivery, você poderá implementar este sistema com extrema facilidade.
O sistema do InstaDelivery também conta com dezenas de outras ferramentas e recursos para a sua empresa, sendo um dos sistemas de PDV e delivery mais completos que estão à disposição no mercado nacional. Além disso, o InstaDelivery conta com mais um diferencial atrativo, o preço. Isso porque você poderá utilizar a versão completa do nosso sistema gratuitamente, desde que possua um faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00. Acima deste valor, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, com valores que cabem no seu bolso, você aproveita um dos sistemas mais completos do país, usufruindo de toda a liberdade que uma plataforma própria pode te proporcionar!
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