Montar um delivery é uma opção interessante e relativamente barata para quem deseja empreender em 2023. Com muito destaque nos últimos anos, o setor deve manter a tendência de fortalecimento e se ampliar ainda mais a sua participação no mercado nacional nesse ano. No entanto, uma dúvida é comum entre os empreendedores do setor: qual delivery montar em 2023?
A resposta não é simples! Afinal, é necessário avaliar a região de instalação do comércio, assim como concorrentes e até mesmo a preferência da população. Apesar disso, é possível ter como ideias para o delivery em 2023 aqueles que melhor funcionaram em 2022, e o iFood é uma grande referência para isso.
Dessa maneira, você acompanha a seguir 7 ideias de delivery para o ano de 2023, utilizando como referência o levantamento do iFood com as áreas e produtos que mais venderam no aplicativo ao longo do último ano. Além disso, você também encontra sugestões e opções para cada uma dessas áreas.
7 ideias para delivery em 2023
Como foi ressaltado no início da publicação, escolher a área do delivery não é tarefa fácil. Você deverá levar em conta quais são os concorrentes na região, visto que não vale a pena entrar em um mercado local que esteja saturado. Além disso, também pode ser interessante considerar áreas que você já possui experiência, uma vez que isso facilitará a preparação dos produtos e até mesmo a gestão do seu delivery.
Mesmo assim, se você ainda não possui ideia do que iniciar no setor de delivery, confira os sete grupos que mais venderam no iFood em 2022:
- Lanches;
- Comida brasileira;
- Pizza;
- Comida japonesa;
- Açaí;
- Doces e bolos;
- Marmitas.
1 – Lanches
Em primeiro lugar, os lanches representaram cerca de 36% das vendas do iFood em 2022. Isso quer dizer que os lanches são aproximadamente um a cada três pedidos recebidos pelo iFood. Portanto, os lanches são ideias interessantes para quem deseja empreender no setor de delivery e vender pelo iFood.
O carro chefe dessa categoria são os hambúrgueres, que caíram no gosto dos brasileiros e tiveram 115,3 milhões de vendas só pelo iFood em 2022, se mantendo como o item mais vendido na plataforma pelo segundo ano consecutivo. Além disso, itens como o cachorro-quente podem ser alternativas interessantes para diversificar a venda de lanches em seu delivery.
2 – Comida brasileira
Em segundo lugar, a comida típica brasileira também é amplamente procurada dentro do aplicativo. Nesse caso, o leque de opções é gigantesco e irá variar de acordo com a região do país. No entanto, seja qual for a região de instalação do seu delivery, a culinária típica do nosso país é uma opção muito interessante.
Além do mais, os itens da nossa culinária permitem ao seu delivery vendê-los de diversas formas. Temos pratos que podem ser os principais, acompanhamentos, sobremesas e lanches, ou seja, opções não faltam para diversificar seu delivery e oferecer refeições tipicamente brasileiras para os clientes!
3 – Pizza
Em terceiro lugar, as pizzas são referência quando falamos em delivery, e seguem entre os itens preferidos pelos brasileiros para refeições no final do dia. As pizzas foram as primeiras refeições a se popularizarem na categoria de delivery, e mesmo com o crescimento de outros produtos, se mantém firme como um dos itens mais populares no Brasil.
Apesar disso, ao montar a sua pizzaria é necessário muita atenção, uma vez que o mercado de pizzarias costuma ser saturado. Portanto, se a sua opção for entrar nessa área mesmo assim, saiba que é necessário oferecer diferenciais que convençam o cliente a comprar em seu estabelecimento.
4 – Comida japonesa
A comida japonesa começou a ser difundida no país há alguns anos e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. Em função disso, os deliverys e restaurantes que trabalham com comida japonesa atraem muitos clientes e até mesmo churrascarias já incorporam a culinária japonesa ao seu cardápio.
Para montar um delivery de açaí e comida japonesa é importante ter atenção. Afinal, os ingredientes para a maioria dos pratos são frescos e possuem data de validade curtíssima. Assim, planeje bem antes de iniciar as operações do seu delivery de comida japonesa, para evitar ao máximo perder produtos e qualquer outro tipo de desperdício.
5 – Açaí
Na quinta colocação dessa lista, os açaís também se tornaram muito populares nos últimos anos, e os deliverys que trabalham com esse produto levam praticidade e conforto para os clientes. Dessa forma, os deliverys de açaí se fortaleceram no país, e também ocupam o ranking do iFood de itens mais pedidos em 2022.
Durante o planejamento do seu delivery de açaí, é necessária uma atenção ainda maior com a etapa de entrega. Além de fundamental para a satisfação dos clientes, e entrega deve garantir que o produto chegue até o cliente da mesma forma que saiu do seu delivery. Portanto, capriche nas embalagens e acelere o processo de entrega, para garantir que o cliente receba o açaí ideal!
6 – Doces e bolos
Sobremesas também são sempre bem-vindas, e diversos deliverys não trabalham com estes itens, focando apenas nos pratos principais. Com isso, os estabelecimentos que trabalham com a venda específica de doces e sobremesas se destacaram no último ano, ocupando a sexta colocação entre os itens mais vendidos no iFood.
Uma vez que a venda de doces e bolos costuma ficar em segundo plano (afinal, a grande maioria dos clientes foca no prato principal), é importante investir em divulgação para impulsionar suas vendas. Além disso, parcerias com outros deliverys podem trazer resultados interessantes para o crescimento do seu comércio.
7 – Marmitas
Por fim, as marmitas ocupam a sétima colocação entre os itens mais vendidos no iFood em 2022, e são sempre uma ideia excelente para quem deseja montar e trabalhar com delivery, especialmente para aqueles que estão localizados em áreas industriais ou com grande volume de pessoas.
As marmitas são o almoço de grande parte dos trabalhadores brasileiros, e uma refeição de qualidade fará com que você se destaque no iFood e na sua própria plataforma de delivery. Ademais, as marmitas possuem um grande potencial de variação, uma vez que podem ser vendidas marmitas convencionais, fit, para crianças e assim por diante.
Explore também outros mercados!
Depois de conhecer os sete deliverys com maior número de vendas no iFood em 2022, é importante ressaltar que você poderá também explorar outras áreas de vendas, que já são conhecidas pelo consumidor brasileiro e que podem se destacar em 2023, como:
- Comidas vegetariana/vegana;
- Comidas fit/saudável;
- Culinária árabe;
- Culinária chinesa;
- Bebidas em geral.
Todas as áreas citadas também podem trazer resultados interessantes. É importante estudar a sua região e levantar as necessidades e preferências da população, para oferecer exatamente aquilo que eles procuram!
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Dessa forma, foram apresentados ao longo da publicação sete ideias para montar um delivery em 2023. As ideias foram baseadas nos itens que mais venderam no iFood em 2022, e servem como referência não só para a plataforma, mas também para quem deseja utilizar a sua própria plataforma de delivery. Nesse caso, conte com as melhores opções oferecidas pelo InstaDelivery!
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