O mercado de delivery no Brasil vem se desenvolvendo a cada ano, em função do maior acesso à tecnologia por parte dos usuários, pelo aumento da eficiência e velocidade dos sistemas de entrega e também devido às facilidades oferecidas pelo sistema de delivery em geral. Em especial no ano de 2020, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, os sistemas de delivery se expandiram consideravelmente, e empresas que até o momento não utilizavam este sistema, passaram a enxergá-lo como um importante aliado nas vendas. Com base nessas informações, vamos apresentar a seguir algumas estatísticas do mercado de delivery brasileiro, ressaltando a importância desse sistema para os restaurantes, bares e lanchonetes do Brasil.
Brasil é destaque do delivery na América do Sul
De acordo com informações do Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil responde por 48,77% dos deliverys da América Latina, seguido pelo México (27,07%) e pela Argentina (11,85%). Para o ano de 2021, essas vendas devem aumentar ainda mais, e é possível que o Brasil responda por mais de 50% dos deliverys da América Latina.
Delivery foi fundamental durante o ano de 2020
As condições enfrentadas pelo país durante o ano de 2020 fizeram com que o delivery se tornasse fundamental para a sobrevivência de restaurantes, bares e lanchonetes. Tendo que trabalhar com horários reduzidos e sem a capacidade máxima, os restaurantes realizaram a maioria das entregas por meio dos sistemas de delivery. Dos pouco mais de 1 milhões de estabelecimentos do setor no país, cerca de 30% tiveram que fechar as portas. Para enfrentar as adversidades da crise, a proporção de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados que utilizavam o sistema de delivery passou de 49% antes da pandemia para 81% depois das medidas restritivas, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva.
Valor gasto por transação também aumentou
Além do notável aumento da quantidade de deliverys ao longo de 2020, outro fator de destaque é o aumento do valor gasto por transação, que também teve aumentos expressivos em alguns marketplaces de delivery. O Rappi, por exemplo, teve um aumento de mais de 92% no valor médio das transações realizadas, o que é um forte indício que os usuários, além de utilizarem mais o sistema de delivery, também estão utilizando o sistema para pedir um número mais de itens/refeições.
Crescimento em praticamente todos os setores de delivery
Ao longo de 2020, com o aumento das compras e negociações pela internet, os deliverys dos mais variados setores passaram por aumentos expressivos. De acordo com as informações do Digital Market Outlook, o Brasil teve um aumento de cerca de 12% no número geral de consumidores online. Embora não pareça um número tão elevado quanto os demais apresentados até aqui, esse dado faz com que outros setores disparem, como a quantidade de novos consumidores de produtos de mercearia, que cresceu incríveis 96%, e também os deliverys de produtos de cesta básica, que tiveram um aumento de 165%.
É claro que a tendência é que estes valores não mantenham um crescimento tão acelerado como em 2020, mas o número de pessoas que aproveitam este tipo de serviço deve seguir firme em 2021, visto que é oferecida uma praticidade muito maior para os usuários brasileiros.
Jovens ainda são os que mais pedem
De acordo com a pesquisa realizada pela Mobile Time, os jovens com idades entre 16 e 29 anos ainda são os que mais pedem pelos aplicativos e sistemas de delivery. De acordo com a pesquisa, 76% dos usuários desta fixa etária pedem ou já pediram comida através de um sistema de delivery, o que é um número muito superior ao grupo de pessoas com 50 anos ou mais, em que apenas 58% dos usuários utiliza o sistema de delivery. Já em relação às regiões do país e por gênero, não foram observadas diferenças significativas, de acordo com a pesquisa.
Desafios do mercado de delivery brasileiro
Apesar de todo o desenvolvimento e ampliação dos sistemas de delivery no Brasil em 2020, ainda existem regiões que precisam de uma maior atenção, como as regiões interioranas, por exemplo. De acordo com um levantamento feito pela Kantar, cerca de 80% dos deliverys de refeições ocorrem em áreas urbanas, o que abre margem para a expansão deste sistema em outras áreas.
O mesmo levantamento também elencou algumas das barreiras enfrentadas pelos deliverys, em que 44% dos entrevistados não utilizam os deliverys por não existirem funcionários para a retirada de dúvidas, 33% dos brasileiros ainda não confiam em fornecer os seus dados para a realização de compras online e 16% dos entrevistados acreditam se preocupam com atrasos e não cumprimento das entregas.
Como foi possível observarmos ao longo da publicação, o mercado de delivery tem passado por um contínuo processo de crescimento no Brasil. Fortemente acelerado pela pandemia no ano de 2020, é esperado que este mercado se mantenha em crescimento em 2021, porém num ritmo mais lento em relação ao ano anterior. Apesar de todo o crescimento destacado ao longo do texto, também foram apresentadas regiões que não são devidamente pelos deliverys e alguns receios dos brasileiros em relação ao setor, que devem ser devidamente superados para que os deliverys em solo brasileiro continuem em expansão. Podemos afirmar que este é um setor que veio para ficar e está cada vez mais ao alcance dos brasileiros, se tornando uma fonte de venda extremamente importante para os comércios de alimento no Brasil.
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