Nos últimos anos, o número de restaurantes e deliverys de refeições aumentou significativamente, tornando mercado extremamente competitivo. Sendo assim, é de extrema importância que o seu restaurante ou delivery possua diferenciais atrativos, que na maioria dos casos está ligado com o uso e adequação às novas tecnologias. No entanto, existem algumas práticas antigas e de grande importância, que também deve ser utilizadas para fidelizar os clientes do seu estabelecimento. Como você deve saber, a fidelização dos clientes é fundamental para a sobrevivência do seu restaurante, e apresentaremos a seguir dicas clássicas e tecnológicas para que você seja capaz de manter seus clientes sempre por perto!
1 – Tenha um bom atendimento
Por mais simples que possa parecer esta dica, existem milhares de restaurantes e estabelecimentos comerciais em geral que não seguem esta recomendação. Certamente você já visitou um estabelecimento e foi mal atendido, e o resultado sempre o mesmo: você (cliente) não volta mais! Sendo assim, um bom atendimento é a chave inicial para que você fidelize os clientes. Para isso, seja simpático, prestativo e mantenha uma relação cordial com seus clientes. Em um longo prazo, você se tornará referência neste quesito, e os clientes irão te procurar em função desta relação construída.
2 – Prepare os pedidos o mais rápido possível
No mundo atual, as pessoas possuem cada vez mais pressa, e isso é refletido na velocidade de preparação dos pedidos, que deve ser a mais rápida possível. Sendo assim, trabalhe na organização da sua cozinha e na recepção dos pedidos para prepará-los de uma maneira rápida e eficiente. Note que, apesar da necessidade de eficiência na preparação dos pedidos, é muito importante que você mantenha a qualidade de preparação, o que inclui o cumprimento das observações feitas pelos clientes e também um padrão de qualidade das refeições preparadas.
3 – Capriche na qualidade dos produtos
Falando em qualidade, a qualidade das refeições é um dos principais fatores que irão contribuir para a fidelização dos seus clientes. A qualidade das refeições será resultado de alguns pontos importantes. Tudo começa na aquisição dos produtos, uma vez que os produtos de qualidade farão total diferença no resultado final da refeição. Além disso, invista também na qualidade e motivação dos seus colaboradores, que serão os responsáveis por transformar os produtos de qualidade em uma refeição deliciosa. A qualidade das refeições preparadas certamente será lembrada pelos clientes, e esse será um fator primordial para a fidelização dos clientes do seu restaurante ou delivery.
4 – Seja simpático sempre
Se você já trabalha com restaurantes certamente deve saber que existem situações em que perdemos a paciência. Se ainda não trabalha no ramo, é importante estar ciente destes problemas, que afetam o comércio de uma forma geral. No entanto, é fundamental que você seja simpático e evite discussões durante estes problemas, uma vez que isso não irá afetar somente a experiência dos clientes envolvidos, mas também de todos os que estiverem presentes no seu estabelecimento. Sendo assim, para fidelizar seus clientes, é importantíssimo que você mantenha um ambiente agradável em seu delivery ou restaurante, visto que um ambiente agradável fará com que os clientes se sintam acolhidos, facilitando assim o processo de fidelização.
5 – Abra exceções em algumas situações
É claro que seguir os procedimentos e executar as atividades da maneira planejada é fundamental para manter o equilíbrio e organização da sua empresa, mas algumas exceções podem contribuir para que o processo de fidelização dos clientes seja acelerado! Por exemplo, brindes e pequenas modificações para agradas as crianças podem fazer com que seus clientes se sintam prestigiados, o que irá aumentar a popularidade do estabelecimento. Além disso, pequenas modificações em refeições podem ser interessantes em alguns casos, visto que o cliente sairia completamente satisfeito. Desta forma, você deve avaliar com cuidado cada situação e definir em quais situações podem ser abertas brechas para agradar seus clientes!
6 – Utilize um programa de fidelidade
O próprio nome já sugere a funcionalidade do programa, e cada vez mais empresas de todos os setores utilizam estes programas para fidelizar os clientes. Com um programa de fidelidade, seu cliente acumulará pontos que poderão ser trocados por benefícios posteriores, como cupons de desconto, brindes exclusivos e outras vantagens. Sendo assim, quanto mais o cliente utilizar seu sistema, mais ele ganhará! Além disso, sistemas como o do InstaDelivery permitem a você criar e parametrizar o seu programa de fidelidade de uma forma rápida e prática, o que resulta em benefícios consideráveis para você e para seus clientes!
7 – Trabalhe com os feedbacks dos clientes
Outra dica importante e nem sempre aproveitada da maneira ideal é ouvir o feedback dos seus clientes. Afinal, são eles que estão consumindo, e ouvir a opinião de cada um destes clientes pode fazer com que você perceba falhas e possa corrigir os erros de uma forma rápida e eficiente. Além disso, a partir do momento em que você melhorar o atendimento ou produtos a partir da opinião dos clientes, estes clientes se sentirão especiais e ouvidos, o que certamente irá ajudar durante o processo de fidelização dos usuários.
8 – Fortaleça a sua marca
Também é importante fortalecer a sua marca, tanto presencialmente quanto nas redes sociais, para aumentar as chances de fidelizar os seus clientes. De uma forma geral, os clientes percebem e ficam felizes com o desenvolvimento da sua empresa, e tendem a frequentar ainda mais o local ao perceber o seu crescimento. Obviamente, é muito importante que você mantenha a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, para que este cliente não se sinta “abandonado” pelo crescimento.
9 – Monitore os seus resultados
Além dos resultados dos feedbacks dos clientes, você também deve possuir os seus índices e dados para monitorar o sucesso do estabelecimento. Dados de clientes que retornam, valor do ticket médio e outros fatores podem ser utilizados para avaliar a fidelização dos seus clientes. A partir destes dados e indicadores, você poderá traçar as melhores estratégias para manter seus clientes sempre próximos do seu negócio!
10 – Fique de olho nas novidades do mercado
Por fim, temos uma dica que pode parecer clichê, mas fará com que o cliente perceba valor no seu restaurante ou delivery. Esteja sempre de olho em novas tecnologias e benefícios que podem ser utilizados em prol dos clientes. Por exemplo, novos meios de pagamento podem fazer com que seus clientes se sintam ligados com a tecnologia, assim como a utilização de recursos digitais, como os cardápios digitais existentes no sistema do InstaDelivery. Mais do que isso, estes novos recursos costumam facilitar o dia a dia dos estabelecimentos, e isso será revertido em fidelização de clientes!
Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação 10 dicas importantes para fidelizar seus clientes. A partir da observação das dicas, você pôde perceber que o processo de fidelização dos clientes é mais simples do que parece, mas requer esforço, empenho e, principalmente, organização por parte dos restaurantes e deliverys. Sendo assim, avalie as informações dadas acima e aplique-as em seu restaurante, para observar uma melhoria na fidelização dos clientes!
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