Atualmente, o WhatsApp é o mensageiro mais importante no Brasil. Afinal, o aplicativo domina a troca de mensagens instantâneas no país, e é cada vez mais utilizado para a resolução de problemas e até mesmo para a realização de compras pela internet. Em função disso, os negócios que desejam se destacar na internet certamente precisam de um WhatsApp para atendimento.
No caso dos restaurantes, o WhatsApp é ainda mais importante, uma vez que o delivery foi o responsável pelo funcionamento destes comércios durante a pandemia de Covid-19, e mesmo com diminuição das medidas de isolamento ainda responde por grande parte das vendas destes negócios.
Dessa maneira, você acompanha a seguir sete dicas de como utilizar o WhatsApp em seu restaurante. Essas dicas possuem o objetivo de facilitar o uso do mensageiro em seu restaurante e também de aproveitar ao máximo tudo o que o WhatsApp pode oferecer para a sua empresa.
1) Tenha um número de WhatsApp
A primeira dica é: tenha um número de WhatsApp! Apesar de a grande maioria das pessoas no Brasil já possuírem o WhatsApp, é muito importante que todos os donos e responsáveis por restaurantes no país também possuam o aplicativo instalado. Afinal, esta é uma das principais formas de contato para os clientes.
Além de possuir um número de WhatsApp, é fundamental que você utilize o aplicativo em seu dia a dia, ou ainda possua sempre um aparelho com o WhatsApp em mãos. Mesmo com outras opções de contato, o WhatsApp é a forma preferida dos clientes para entrar em contato com lojas e outros comércios. Então, ofereça esta comodidade para seus clientes!
2) Entenda a importância do WhatsApp Business
Em segundo lugar, é interessante que seu restaurante utilize o WhatsApp Business. Afinal, a versão profissional do aplicativo do WhatsApp conta com recursos fundamentais para quem deseja vender pela internet e, assim como a versão normal do mensageiro, também é totalmente gratuita.
A versão profissional do WhatsApp conta com ferramentas exclusivas para negócios, como as mensagens automáticas de saudação e ausência. Além disso, você também poderá preencher o perfil comercial da empresa em seu WhatsApp Business. Portanto, aproveite o que a ferramenta pode oferecer para seu restaurante.
3) Utilize um número de WhatsApp exclusivo para seu restaurante
Outra dica valiosa para aproveitar ao máximo o WhatsApp em seu restaurante é: possua um número de WhatsApp exclusivo para o seu restaurante. Criar essa divisão entre profissional e pessoal é indispensável para profissionalizar a empresa, assim como manter a privacidade da sua vida pessoal.
Além do mais, você poderá utilizar a versão profissional e a versão comum do WhatsApp em seu celular. Com isso, mesmo possuindo um único aparelho a disposição, é possível aproveitar ambas as versões do WhatsApp, separando os assuntos pessoais dos profissionais.
4) Preencha completamente o perfil do restaurante
Para extrair o máximo do WhatsApp em seu restaurante, também é fundamental preencher o perfil profissional do negócio no WhatsApp Business. Isso o ajudará a deixar a empresa ainda mais profissional, chamando a atenção dos clientes e se destacando em meio aos concorrentes.
Em seu perfil, não deixe de adicionar os horários de funcionamento, categoria da empresa e imagem de perfil com o logotipo da empresa. Se você ainda não possui um logotipo para o restaurante, não deixe de criá-lo, visto que isso trará destaque e identidade para a empresa. Além disso, existem empresas que fazem logotipos, como a We Do Logos, que podem ajudar seu negócio neste momento.
5) Configure mensagens de boas-vindas e ausência
Mais um recurso interessante disponível somente no WhatsApp Business são as mensagens de boas-vindas e de ausência, que também são grandes aliadas no processo de atendimento ao cliente e aproveitamento do mensageiro. Essas mensagens são enviadas de forma automática quando o cliente entrar em contato com o restaurante, agilizando o processo de atendimento.
Inclusive, é interessante adicionar um link para seu cardápio digital nas mensagens de boas-vindas e ausência, facilitando o processo de escolha do cliente. Se você ainda não possui cardápio digital, é possível criá-lo utilizando o InstaDelivery por exemplo, que possui um plano base gratuito. Assim, seu cliente poderá iniciar os pedidos de forma instantânea, o que é muito útil para seu negócio.
6) Utilize o WhatsApp para campanhas de marketing
Depois de configurar da melhor forma possível o seu WhatsApp, chegou a hora de utilizá-lo em suas campanhas de marketing, como forma de agilizar o atendimento e facilitar o contato dos clientes. Uma vez que as empresas utilizam cada vez mais o WhatsApp no dia a dia, é possível direcionar os clientes de seus anúncios para o mensageiro, dinamizando as ações de marketing na internet.
Outras redes sociais do grupo Facebook, como é o caso do Instagram e Facebook, já possuem a funcionalidade que direciona o público dos anúncios para o WhatsApp. Com isso, você possui mais uma forma de aproveitar o mensageiro, e o retorno deste tipo de campanha é cada vez mais interessante. Ou seja, essa é mais uma forma interessante de aproveitar o WhatsApp no dia a dia do seu restaurante.
7) Seja proativo!
Por último, é indispensável manter um ritmo constante de atividades no WhatsApp do seu restaurante, mesmo após atrair e fidelizar os clientes em seu negócio. Afinal, o mercado de alimentação em geral está cada vez mais competitivo, e o contato contínuo com os clientes fará com que seu restaurante seja lembrado na hora de realizar um pedido.
Em função disso, envie mensagens de forma regular para seus clientes (por exemplo, é possível enviar mensagens uma vez por semana) com novidades sobre o restaurante, ações promocionais especiais ou mesmo um convite para consumir um de seus produtos. Isso ajudará o cliente a se lembrar do restaurante, colocando a sua empresa no topo da lista de escolhas destes clientes.
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação sete dicas de como utilizar o WhatsApp em seu restaurante. O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil, tornando o seu uso praticamente obrigatório para os restaurantes que desejam vender mais e também alcançar mais clientes na internet.
Além disso, o mensageiro também conta com uma versão profissional e gratuita, que conta com diversas ferramentas para auxiliar no contato com os clientes e realização de vendas pela internet. Portanto, o WhatsApp é um aplicativo indispensável para os restaurantes e seu uso pode ser ainda melhor seguindo as sugestões apresentadas na publicação!
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