Com o início do ano de 2023, vários empreendedores procuram novos projetos e, o delivery se mantem forte como uma das tendências para esse ano. Afinal, o setor teve um crescimento incrível nos últimos três anos, e inicia o ano com a missão de se consolidar por completo no mercado nacional.
Além disso, começamos o ano praticamente livres dos efeitos da pandemia de COVID-19, embora alguns fatores permaneçam com grande relevância no mercado. Ou seja, a expectativa é de fortalecimento para o setor de delivery e alimentação no país!
Dessa maneira, vamos apresentar a seguir cinco tendências para o setor de delivery em 2023. Além de detalhar cada uma destas tendências, vamos apresentar também quais são os seus pontos fortes e os motivos pelos quais acreditamos que essas tendências podem se destacar ao longo do ano.
5 tendências para o delivery em 2023
Após se consolidar no cenário nacional nos últimos anos, o setor de delivery chega em 2023 com a missão de se tornar ainda mais eficiente e prático para os clientes e proprietários. Dessa forma, algumas tendências devem ganhar força, e você poderá acompanhá-las em detalhes a seguir:
- Desenvolvimento de melhorias nas entregas;
- Preços competitivos;
- Redução de custos;
- Manutenção do sabor e qualidade;
- Utilização de plataforma de delivery própria.
1 – Desenvolvimento de melhorias nas entregas
Em primeiro lugar, o desenvolvimento de melhorias para as entregas é fundamental para a manutenção do setor de delivery em 2023. Afinal, problemas com entregas forma os mais comuns no setor ao longo de 2022, e esse tipo de problema afeta muito a experiência dos clientes.
Em função disso, o desenvolvimento de soluções que facilitam e organizam as entregas, como sistemas de gestão de motoboys, deve ganhar força ao longo de 2023, dada a importância que essa área possui no funcionamento de um delivery de refeições.
Além disso, mapear a sua região é importante para agilizar o processo de entrega, assim como contratar um número adequado de motoboys, sem deixar de lado a avaliação desses profissionais não só em agilidade, mas também em qualidade e atendimento.
2 – Preços competitivos
Tudo o que está relacionado com o valor final do produto também estará em pauta no ano de 2023. Afinal, os custos são decisivos para a seleção de boa parte dos clientes, e é necessário oferecer valores competitivos para conseguir chamar a atenção dos clientes neste ano.
Apesar de inovações e outros diferenciais também motivarem o cliente, o preço sempre terá um destaque importante na realização (ou não) de uma compra. Sendo assim, seu delivery deverá trabalhar em 2023 para oferecer preços competitivos para os clientes. Para isso, você pode apostar em algumas ações que já se destacaram no último ano, como:
- Promoções do dia;
- Cupons de desconto exclusivos;
- Combos e promoções em pacotes;
- Programas de fidelidade.
Todas essas ações irão impactar de alguma forma no valor final pago pelo cliente. Assim, oferecer preços competitivos é muito importante para atrair clientes, mas não deixe de lado a qualidade dos produtos e também do atendimento. Tudo deve ser pensado em conjunto para satisfazer os usuários!
3 – Redução de custos
Para oferecer os melhores preços e conseguir uma margem de lucro boa para seu negócio, a redução de custos é fundamental e se mantém como uma das tendências para o setor de delivery em 2023. De acordo com informações da Abrasel, a expectativa para 2023 é de créditos e poder de compra limitados, o que exige a melhor otimização do delivery para se manter de pé.
Dessa forma, reduzir custos segue em pauta nesse ano, e é importante controlar ao máximo as entradas e saídas no seu delivery, assim como evitar desperdícios e cortar gastos que possuem pouca importância em seu delivery. Tudo isso irá contribuir para direcionar esforços para as áreas que mais necessitam, sem prejudicar a qualidade do que é enviado para o cliente.
Nesse momento, a organização do delivery também será indispensável, e sistemas de PDV e delivery, como o InstaDelivery, poderão facilitar a organização da sua empresa, fornecendo relatórios detalhados sobre as vendas e também facilitando a gestão do seu delivery!
4 – Manutenção do sabor e qualidade
Logo atrás do preço, a qualidade do produto oferecido e o sabor também possuem muita importância para o processo de decisão do cliente. Dessa maneira, é importante reduzir custos para ser tornar competitivo em 2023, mas sem deixar de lado a qualidade e sabor do seu menu.
A higiene dos deliverys e comércios com atendimento presencial ganhou ainda mais importância após o período de pandemia, e deve se manter como um dos pilares para o ano de 2023. Sendo assim, cuide para que seu delivery seja competitivo sem abrir mão da qualidade e sabor dos itens oferecidos.
Em um cenário em que todos os deliverys sejam competitivos do ponto de vista operacional, o sabor é que fará a diferença na decisão do cliente. Assim, não deixe de trabalhar para melhorar o sabor e qualidade dos itens oferecidos, o que envolve também as embalagens e processo de transporte dos pedidos.
5 – Utilização de plataforma de delivery própria
Por fim, a utilização de uma plataforma própria de delivery já é uma tendência dos anos anteriores e que deve se fortalecer ainda mais em 2023. Apesar de os marketplaces de delivery, como iFood e Rappi, possuírem muitos clientes, usar uma plataforma de delivery própria traz inúmeras vantagens para a sua empresa.
Uma das vantagens é a redução de custos, uma vez que as plataformas de delivery próprias possuem um custo muito menor e não cobram comissões sobre os pedidos realizados. Sendo assim, você consegue diminuir comissões que chegam a mais de 20% sobre cada pedido, o que deixa seu delivery muito mais competitivo.
Além disso, a plataforma própria de delivery oferece muito mais liberdade para o lojista, deixando o delivery como você preferir. Com isso, você poderá criar suas próprias campanhas, realizar promoções exclusivas e manter um contato direto com os clientes, facilitando o processo de fidelização.
Por último, vale ressaltar que os clientes estão se sentindo mais seguros em relação às plataformas de delivery. O crescimento do uso de plataformas próprias em 2022 mostra que os clientes perceberam as vantagens oferecidas para todos a partir do seu uso, e isso deve crescer ainda mais em 2023.
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Depois de acompanhar as tendências para o delivery em 2023 e observar a importância da sua própria plataforma de delivery, conte com o InstaDelivery para criá-la. Nosso sistema de PDV e delivery é um dos mais completos do mercado, e conta com dezenas de ferramentas para auxiliar na criação e divulgação do seu cardápio digital, organização do delivery e controle das operações.
Além disso, o InstaDelivery pode ser utilizado em sua versão completa gratuitamente, por todos os deliverys que possuem faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00 mensais através da plataforma. Acima deste faturamento, você pagará apenas R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Ou seja, você só paga pelo nosso sistema quando começar a lucrar e ainda aproveita os benefícios de um dos sistemas mais completos do mercado!
Delivery em 2023: momento de consolidação e controle financeiro
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação as principais tendências para o setor de delivery em 2023. Após um expressivo crescimento nos últimos três anos, o setor de delivery deve se consolidar no mercado em 2023, atraindo ainda mais clientes e fidelizando os já existentes.
Apesar disso, os proprietários de deliverys enfrentarão alguns desafios, como o oferecimento de preços competitivos e sem abrir mão de produtos de qualidade e com entrega eficiente. Para isso, utilizar uma plataforma própria, como a do InstaDelivery, se torna uma grande vantagem para o seu estabelecimento.
Ademais, a plataforma do InstaDelivery oferece para a sua empresa muito mais liberdade com custos reduzidos, o que é ideal para empresas que buscam se tornar mais competitivas e atrair novos clientes, fundamental para sobreviver em um mercado tão disputado!
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