No dia a dia dos deliverys, restaurantes ou qualquer outro negócio que trabalhe com o comércio de refeições e alimentos, é muito comum a preocupação com a escolha entre a sua própria plataforma ou utilizar apps de delivery disponíveis no mercado. Afinal, essa decisão é muito importante e pode trazer impactos significativos na saúde da empresa.
Ao utilizar a sua própria plataforma de delivery, o lojista será capaz de aproveitar uma série de vantagens interessantes. Customização e liberdade de operação são fatores comuns que chamam a atenção dos donos dessas empresas, fazendo com que a procura por plataformas próprias aumentasse significativamente nos últimos anos.
No entanto, quando pensamos em apps de delivery, como o iFood, por exemplo, estamos tratando de apps que possuem um volume muito alto de clientes todos os dias. Ou seja, a captação de clientes é mais simples, o que torna uma das buscas mais importantes simples e eficiente. Ou seja, é necessário alcançar o equilíbrio entre ambas as situações.
Dessa maneira, você acompanha a seguir uma comparação entre possuir a própria plataforma de delivery e utilizar os principais apps de delivery disponíveis no mercado. Além de entender os pontos positivos e negativos de cada uma destas situações, você também poderá encontrar sugestões para extrair o máximo de ambos os casos.
Plataforma própria de delivery: vantagens e desvantagens
Começando pelo uso da sua própria plataforma de delivery, é possível encontrar destaques positivos e negativos para esta situação. Afinal, uma plataforma própria traz diversas vantagens para os lojistas, mas também exige atenção em relação a alguns aspectos. Assim, confira a seguir as vantagens e desvantagens do uso da sua própria plataforma de delivery:
- Liberdade de operação;
- Facilidade de customização;
- Necessidade de uma boa base de clientes.
Liberdade de operação
Começando pela principal vantagem do uso de uma plataforma própria de delivery, a liberdade de operação é o destaque positivo mais buscado por todos os lojistas desta categoria que procurar pelo InstaDelivery. Afinal, ao possuir toda a liberdade de operação, é possível organizar as ações e campanhas da forma como preferir, o que é muito positivo para todos os lojistas.
Assim, ao utilizar sua própria plataforma de delivery, é possível estabelecer ideias e colocá-las em prática de uma forma muito mais simples e prática, assim como estabelecer ideias para promoções. Além disso, você também não terá nenhuma outra despesa com comissões, o que também é uma vantagem excelente.
Facilidade de customização
Em segundo lugar, a facilidade de customização também é mais um motivo para utilizar a sua própria plataforma de delivery. Afinal, além de toda a liberdade destacada no tópico anterior, também é muito mais simples colocar estas ideias em prática, assim como aproveitar tudo isso para definir a operação do seu negócio.
Sendo assim, a liberdade de operação e a facilidade de customização são grandes trunfos do uso de uma plataforma própria. Se você deseja aproveitar estes benefícios para colocar em prática as ideias do seu delivery ou restaurante, esta é uma forma excelente para tornar sua empresa mais prática e nos moldes desejados!
Necessidade de uma boa base de clientes
Apesar de possuir benefícios interessantíssimos, ao utilizar uma plataforma própria, o lojista pode ter uma dificuldade, a formação de uma carteira de clientes. Uma boa base de dados de clientes exige tempo e dedicação, podendo ser um limitante para estes negócios. Sendo assim, é necessário avaliar a base de dados de clientes para aproveitar ao máximo sua própria plataforma.
Em função disso, é importante que o lojista esteja de olho neste quesito, a fim de aproveitar ao máximo as vantagens do negócio e diferenciar sua empresa em relação aos concorrentes. Para a formação de uma boa base de dados de clientes, utilizar os apps de delivery pode ser uma alternativa interessante.
Apps de delivery: vantagens e desvantagens
Depois de entender as vantagens e desvantagens do uso da sua própria plataforma de delivery, chegou a hora de acompanhar os pontos fortes e negativos dos apps de delivery. Afinal, estes apps possuem muita relevância para qualquer negócio do setor, e devem ser analisados para verificar de qual maneira será o seu uso. Assim, vejamos a vantagem e a desvantagem destes apps.
Potencial de captação de clientes
Sem dúvidas, o principal motivo para utilizarmos um app de delivery é o potencial que estes apps possuem para a captação de clientes. Todos os dias, milhões de usuários passam pelos apps de delivery, e aproveitar todo este volume de clientes é fundamental para o crescimento do seu negócio e também da sua base de dados de clientes.
Sendo assim, é interessante aproveitar os apps de delivery para a formação da sua carteira de clientes. Uma vez que estes clientes são, inicialmente, do app de delivery, é necessário que você reúna esforços para encantar e fidelizar estes usuários em sua rede, aproveitando ao máximo as vantagens do app e trazendo o cliente para a sua base de dados.
Poucas possibilidades de customização
A principal desvantagem dos apps de delivery fica por conta das poucas possibilidades de customização destes aplicativos. De uma forma geral, a estrutura dos apps de delivery é pouco flexível, o que restringe as formas de operação da sua empresa. Neste quesito, utilizar uma plataforma própria traz muita vantagem, uma vez que a liberdade de operação é muito maior.
Neste cenário, a melhor alternativa é utilizar a sua própria plataforma de delivery, aproveitando todas as vantagens e benefícios que esta liberdade oferece. Ao mesmo tempo, será possível também utilizar os apps de delivery, captando clientes e trazendo-os para a sua base de dados, o que é indispensável para o crescimento do negócio.
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação as principais informações sobre o uso de uma plataforma própria de delivery em comparação com os apps de delivery disponíveis no mercado. Uma vez que ambos possuem pontos positivos e pontos que necessitam de atenção, a melhor solução é aproveitar ambos, usufruindo dos destaques positivos nas duas situações.
Ative o plano gratuito do InstaDelivery hoje mesmo! É o sistema mais simples e completo do mercado. Clique aqui para acessar nossa homepage e chame nosso comercial no WhatsApp para começar!