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6 Dicas Para vender Mais Via Delivery Com o WhatsApp

Nos últimos anos, o setor de restaurantes e alimentação apresentou um crescimento significativo, com o aumento não só das vendas, mas também da quantidade de estabelecimentos que atuam no setor. Isso porque o brasileiro passou a procurar mais por este tipo de comércio, aumentando as vendas em praticamente todas as áreas da gastronomia.

No entanto, este crescimento e desenvolvimento dos estabelecimentos do setor foi freado (ou modificado) durante o último ano, em que a pandemia da COVID-19 tomou conta o país e, com ela, a necessidade de isolamento social ocasionou a proibição do atendimento presencial em bares, lanchonetes e restaurantes. Sendo assim, os restaurantes e estabelecimentos do setor que sobreviveram á crise tiveram que modificar o seu sistema de atendimento, que passou a ser majoritariamente por meio de deliverys. Para auxiliar as vendas via delivery, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes puderam contar com duas ferramentas interessantes, que são os sistemas de delivery, que são desenvolvidos com a finalidade de auxiliar nas vendas online, e também o WhatsApp.

Como você já deve saber, o WhatsApp é o principal mensageiro em utilização no Brasil, e está presenta na grande maioria dos aparelhos celulares de nosso país. Com isso, utilizar artefatos e técnicas interessantes para vender pelo WhatsApp pode ser a chave para a recuperação ou crescimento ainda maior do seu estabelecimento. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir as principais dicas para você vender mais via delivery utilizando o seu WhatsApp, uma vez que o mensageiro se tornou fundamental nos últimos anos em nosso país.

Instale e utilize o WhatsApp Business

Apesar da ampla utilização da versão convencional do WhatsApp para a realização de vendas através do mensageiro, é interessante você observar que o mensageiro mais utilizado no Brasil também desenvolveu uma versão business, que possui como objetivo principal a utilização do WhatsApp para a realização de vendas de produtos e serviços. Além de ser totalmente gratuito, assim como a versão original o WhatsApp, o WhatsApp Business conta também com uma série de ferramentas que foram especialmente desenvolvidas para auxiliar a realização de vendas através do mensageiro. Entre as ferramentas disponíveis na versão business do WhatsApp, destacam-se a possibilidade de programação de envio automático de mensagens, a possibilidade do fornecimento do seu endereço comercial e horário de funcionamento, o agrupamento de mensagens através de um sistema de etiquetas e muitas outras ferramentas, que certamente auxiliarão suas vendas. Outro detalhe interessante é que você poderá utilizar o WhatsApp Business e sua versão convencional em um mesmo aparelho, o que garante a sua integridade pessoal ao mesmo tempo que permite a realização de vendas através do mensageiro. Portanto, só se destacam pontos positivos da utilização do WhatsApp Business!

Resposta automática com cardápio

Neste tópico, reuniremos duas funções extremamente interessantes do WhatsApp Business. A criação de um cardápio dentro do mensageiro facilitará de uma forma incrível a sua vida, uma vez que não será necessário o envio de grandes mensagens com o seu cardápio, que ficará registrado de uma forma rápida e prática. Além disso, você poderá editar as informações do seu cardápio com uma facilidade muito maior. Outra opção interessante é utilizar os cardápios online gerados por sistemas de delivery, como é o caso do InstaDelivery. Com o InstaDelivery você poderá gerar um cardápio online que é facilmente editável, e pode incluir fotos e descrições do produto. O melhor disso tudo é que o InstaDelivery é gratuito para usuários que vendam menos de R$ 2 000,00 mensais, e não existem taxas cobradas por pedido. Para compartilhar estes cardápios, você também poderá um recurso muito interessante do WhatsApp Business, que é o sistema de respostas automáticas. Com este sistema, você poderá programar o seu WhatsApp para enviar automaticamente uma mensagem contendo o cardápio do seu estabelecimento ou mesmo um link para o seu cardápio online. Isso facilitará o seu contato com os clientes, que receberão o cardápio completo de uma forma automática e organizada, o que resulta em praticidade para o seu atendimento.

Utilize também o sistema de etiquetas

Outra ferramenta importante e interessante para os usuários do WhatsApp Business é o sistema die etiquetas, que está disponível para todos os usuários desta versão do mensageiro. Com o sistema de etiquetas do WhatsApp Business, ficará muito mais fácil para você organizar os pedidos, uma vez que você poderá utilizar etiquetas de cores diferentes para categorizar os pedidos ou clientes. Por exemplo, você poderá utilizar uma cor específica de etiqueta para classificar novos clientes, assim como utilizar cores diferentes para separar pedidos em produção, rota de entrega e ainda não preparados. Sendo assim, o sistema de etiquetas do WhatsApp Business certamente facilitará a organização do seu estabelecimento, especialmente se você receber um grande volume de pedidos através do mensageiro. Não deixe de conferir esta funcionalidade e aproveitar os benefícios oferecidos pelo sistema de etiquetas!

Sempre que possível envie novidades para os clientes

Uma das maiores vantagens da realização de pedidos através do WhatsApp é que você poderá aumentar o seu banco de dados dos clientes com facilidade, uma vez que os contatos ficarão salvos no seu WhatsApp. Com isso, você poderá utilizar estes dados de contato dos clientes para enviar novidades sobre o seu negócio, que podem incluir o lançamento de novos produtos, novas estruturas e qualquer outro item que possa ser atrativo para o cliente. Como existem cada vez mais estabelecimentos atendendo nesta modalidade, o envio de novidades para os clientes fará com que estes usuários voltem a atenção para o seu negócio, o que pode resultar em novos pedidos e, principalmente, na fidelização dos clientes.

Pelo menos uma vez por semana envie promoções e descontos

Mantendo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, é fundamental para o sucesso da sua empresa que o cliente lembre do seu negócio. No entanto, o envio massivo de mensagens pode ter o efeito contrário, fazendo com que o cliente se afaste do seu estabelecimento comercial. Uma dica interessante e que costuma agradar os clientes é o envio de promoções e cupons de desconto exclusivos, que podem conter também alguma novidade sobre o seu estabelecimento. A utilização de cupons de desconto e promoções exclusivas é cada vez mais aprovado pelos clientes, e você poderá utilizar o seu WhatsApp para realizar esta divulgação. Sendo assim, lembre-se deste tipo de abordagem na hora de entrar em contato com o cliente, uma vez que este tipo de estratégia certamente trará resultados positivos.

Inclua imagens com o texto

Falando agora especificamente dos estabelecimentos do setor de alimentação, é de fundamental importância que você inclua imagens (de boa qualidade) dos alimentos em conjunto com a descrição do produto. Uma vez que não podemos ter contato com aparências e cheiros dos alimentos por meio do delivery, é fundamental que você inclua fotos profissionais de alta qualidade em relação aos alimentos, já que isso chamará a atenção dos clientes. Afinal, o aspecto visual é importantíssimo para a venda de alimentos, e você poderá explorar este item com facilidade através do WhatsApp!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação algumas dicas que são de grande importância para quem deseja vender via delivery e pretende utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas. Na verdade, devido a importância do WhatsApp para os brasileiros, a quantidade de ferramentas oferecidas pelo programa e também pela facilidade de operação da ferramenta, podemos afirmar que o WhatsApp é indispensável para qualquer estabelecimento que deseja atender via delivery na atualidade, uma vez que o app lidera com folga o setor de comunicação do país. Além disso, pensando justamente neste tipo de atendimento, o WhatsApp trabalhou no desenvolvimento da sua versão business, feita exclusivamente para a realização de vendas pela internet e que certamente farão com que seu negócio cresça ainda mais! Não deixe de aproveitar, empregue esta incrível ferramenta em seu negócio e veja as vendas aumentarem ainda mais!

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