Categorias
Dicas e Estratégias Marketing e Vendas Sistemas Delivery

Como Saber a Hora de Alterar os Preços em Meu Delivery?

No dia a dia de um delivery de refeições, são vários os fatores que devem ser controlados pelos gestores. Além da qualidade dos produtos e atendimento, também é fundamental se preocupar com o setor financeiro, uma vez que este será o setor responsável por organizar as estratégias de precificação e também os lucros do estabelecimento.

Para determinar os preços ideais em seu delivery de refeições, é indispensável considerar todos os custos e despesas em seu estabelecimento, assim como quaisquer outros fatores que podem influenciar na etapa de precificação. Considerar o máximo de fatores possível é importante, mas alguns tópicos são indispensáveis para avaliar as estratégias de formação de preços em seu delivery.

Claramente é possível perceber que determinar uma estratégia de formação de preços não é fácil. Sendo assim, cada delivery deverá avaliar quais os pontos que serão considerados durante a formação dos preços. Mais do que isso, também é muito importante que seu delivery entenda quando é a hora de alterar os preços do estabelecimento.

Dessa maneira, serão apresentados a seguir alguns fatores importantes que possuem o objetivo de auxiliar no processo de alterações de preços em seu estabelecimento. Desde já ressaltamos que não é necessário utilizar todos os fatores, assim como é possível incluir outras variáveis em seu planejamento. Os tópicos aqui apresentados são os indicativos mais considerados pelos deliverys no processo de alteração de preços.

Como saber a hora de aumentar os preços em meu delivery?

Se você já tentou identificar o momento certo de realizar alterações nos preços dos itens de seu delivery, certamente deve ter percebido que isso não é nada fácil. Afinal, são dezenas de variáveis que podem influenciar no preço final de um produto, e entender estas variáveis é muito importante para alterar o valor na hora certa. Os principais fatores que devem ser analisados por seu delivery antes de determinar uma alteração dos preços são:

  • Custos fixos e variáveis;
  • Alterações no tamanho das porções;
  • Aumento da qualidade dos produtos;
  • Clientela do estabelecimento;
  • Identidade e fortalecimento da marca do delivery.

Custos fixos e variáveis

Sem dúvidas, os principais fatores responsáveis pela alteração de preços em deliverys de refeições são os custos fixos e variáveis. Os custos fixos estão relacionados com as despesas que sempre estão presentes no comércio, sem depender da realização de vendas (como os aluguéis, por exemplo). Assim, as alterações nestes custos irão influenciar no percentual de custos em função do valor de venda do item, e esta diferença precisará ser alterada.

Já em relação aos custos variáveis, essas diferenças são ainda mais perceptíveis, uma vez que no Brasil os preços variam de forma significativa ao longo do ano e é necessário corrigir os preços dos produtos em função das alterações nos custos variáveis. É claro que não é possível alterar os preços todos os dias, mas este valor deve estar sob controle do seu delivery, para evitar qualquer tipo de imprevisto que possa prejudicar as finanças de seu negócio.

Alterações nos tamanhos das porções

Outra alteração importante e que irá impactar diretamente nos preços praticados em seu delivery são as alterações no tamanho das porções. Se seu delivery deseja aumentar a quantidade servida em uma porção, será necessário elevar o valor final do produto. Da mesma forma, a partir do momento em que seu delivery diminuir o tamanho das porções, o valor final do item deverá ser reduzido.

As alterações no tamanho das porções normalmente são realizadas quando o delivery percebe que as quantidades utilizadas não são suficientes ou são exageradas para atender a uma demanda. Sendo assim, estas alterações podem produzir um efeito interessante na satisfação dos clientes, mas devem estar associadas com a remarcação dos preços, para garantir que o valor cobrado seja o mais adequado.

Aumento da qualidade dos produtos

Outra alteração importante que certamente irá impactar toda a cadeia produtiva do seu delivery é a valorização da qualidade dos produtos. No mercado nacional, há uma grande variedade de produtos e qualidades. De uma forma geral, uma maior qualidade está associada a um preço maior, e isso deve ser considerado pelo seu delivery na hora de precificar os itens.

Dessa forma, a partir do momento em que seu delivery alterar a qualidade de um item, o preço final deve ser recalculado e utilizado para definir as atuações de seu delivery de refeições. É claro que preços muito elevados também irão “espantar” alguns clientes, então o segredo para seu delivery é buscar o equilíbrio!

Clientela do estabelecimento

Também é muito importante para um delivery avaliar sua clientela, a região na qual o seu delivery está instalado e o perfil de clientes desta região. Esse também é um indicativo muito interessante para seu delivery, e que trará resultados satisfatórios quando aproveitados da maneira correta.

Por exemplo, em regiões cujos clientes preferem o preço mais competitivo possível, qualquer alteração nos valores cobrados pela sua empresa será mal-recebida pelos clientes. Já em regiões cujos clientes estão mais preocupados com a qualidade dos itens, as alterações nos preços podem ser bem-recebidas, desde que os clientes também percebam a melhoria em algum outro quesito.

Identidade e fortalecimento da marca do delivery

Por fim, mais um fator importante que pode ser utilizado para guiar um aumento ou redução de preços em seu delivery é o fortalecimento da marca de seu estabelecimento. O fortalecimento da marca é um fator muito importante, e faz com que o delivery possa praticar um preço melhor, uma vez que o cliente já estará ciente dos diferenciais da sua empresa.

Um grande exemplo é a situação do refrigerante Coca-Cola, que possui um preço acima do que outros concorrentes diretos praticam e ainda assim é o que mais vende em sua categoria. Ou seja, os clientes conseguem perceber os diferenciais da Coca-Cola, e você poderá aplicar o mesmo raciocínio para seu delivery de refeições. Ou seja, a partir do momento em que seu delivery tiver diferenciais percebidos pelos clientes, será possível alterar os preços sem abrir mão da clientela!

Conte com o InstaDelivery para te auxiliar na avaliação dos preços!

Depois de compreender os principais fatores utilizados para definir a alteração de preços em um delivery, você deve ter percebido que este processo não é simples, uma vez que é necessário atuar de forma intensa no controle e organização do estabelecimento. Para isso, você pode contar com todos os recursos do InstaDelivery!

Além de ferramentas para calcular os principais custos de seu delivery, o InstaDelivery também conta com relatórios de vendas, que permitem a você avaliar o percentual dos custos em relação ao total vendido. Mais do que isso, o InstaDelivery também conta com vários outros recursos e ferramentas, sendo um dos sistemas de PDV e delivery mais completos do país. Ou seja, além dos recursos importantíssimos para o controle e organização do seu delivery, também será possível utilizar ferramentas que auxiliam na organização e controle das vendas do seu delivery pela internet.

Outro diferencial muito interessante do sistema do InstaDelivery é o preço. Afinal, você poderá utilizar a versão completa do nosso sistema de forma inteiramente gratuita, desde que possua o faturamento mensal inferior a R$ 2 000,00. Acima deste faturamento, será cobrada uma taxa fixa de R$ 59,90 para vendas mensais entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 e R$ 109,90 para vendas mensais superiores a R$ 5 000,00. Assim, será possível aproveitar todos os recursos de um dos sistemas mais completos do país, reduzindo comissões pagas para os marketplaces de delivery, além de aproveitar toda a liberdade que sei próprio sistema de delivery pode oferecer.

Dessa maneira, foram apresentados ao longo desta publicação os principais pontos que devem ser avaliados para alterar os preços de seu delivery. No dia a dia de um delivery, é fundamental estar atento em relação aos preços, para mantê-los competitivos sem abrir mão do lucro, necessário para a sobrevivência do comércio. Assim, a melhor maneira de determinar a hora certa de alterar os preços em um delivery é controlar os principais que influenciam diretamente no valor.

Ao observar os fatores mencionados ao longo desta publicação, seu delivery será capaz de definir a hora certa de alterar os preços. Com isso, seu delivery poderá sempre manter o preço mais competitivo possível, sem dispensar o lucro de seu estabelecimento. Os preços competitivos são de grande relevância para tornar seu delivery competitivo e atrair clientes, então não deixe de controlá-los da melhor maneira possível.

Ative o plano gratuito do InstaDelivery hoje mesmo! É o sistema mais simples e completo do mercado. Clique aqui para acessar nossa homepage e chame nosso comercial no WhatsApp para começar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *