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5 Dicas Para Aumentar a Margem de Lucro em Seu Negócio de Alimentação

No dia a dia de um restaurante, delivery, ou qualquer outro negócio que trabalhe com refeições e alimentos, aumentar as vendas é indispensável para o sucesso da empresa. Porém, o aumento das vendas deve estar associado com o lucro do negócio, e aumentar os lucros fará com que a empresa se torne ainda mais rentável para a empresa.

De uma forma geral, aumentar as vendas fará com que o lucro do seu estabelecimento cresça. Entretanto, ao analisar percentualmente os lucros do negócio, é possível notar a estagnação destes valores, o que indica que a margem de lucro não foi alterada. Assim, aumentar a margem de lucro do estabelecimento é uma situação interessante para o crescimento do negócio.

No entanto, aumentar a margem de lucro não é simples. Afinal, a margem de lucro se relaciona diretamente com os preços praticados no delivery, e aumentar os preços de produtos dificilmente será uma boa opção, em especial quando consideramos toda a competitividade do setor. Sendo assim, a melhor alternativa é encontrar formas de aumentar a margem de lucro sem aumentar os preços.

Dessa maneira, você acompanha a seguir cinco dicas para aumentar a margem de lucro do seu delivery ou negócio de alimentação, sem alterar os preços praticados em seu negócio. Além de encontrar dicas interessantes para a empresa, você também entenderá como a redução de custos é fundamental para o sucesso do negócio.

Cinco dicas para aumentar a margem de lucro em seu negócio de alimentação

Aumentar a margem de lucro dos negócios de alimentação é indispensável para o sucesso destas empresas. Afinal, ao mesmo tempo em que qualquer empresa deseja vender mais, também é interessante retornar mais dinheiro para o caixa do negócio. Dessa forma, confira a seguir cinco dicas para aumentar a margem de lucro do seu restaurante ou delivery, sem alterar os preços dos produtos:

  • Reduza os custos operacionais do negócio;
  • Adquira produtos diretamente do fornecedor;
  • Priorize itens em atacado;
  • Conheça o mercado e as condições de compra dos produtos;
  • Organize a gestão e funcionamento do seu delivery.

1 – Reduza os custos operacionais do negócio

Em primeiro lugar, a redução de custos é a principal alternativa para aumentar o lucro de um negócio sem aumentar os preços dos produtos. No entanto, a redução de custos não pode afetar a qualidade dos produtos, uma vez que a qualidade é decisiva para a escolha dos clientes. Sendo assim, reduzir os custos operacionais do negócio é fundamental para a margem de lucro da empresa.

Dessa forma, priorize situações em que seu delivery possa reduzir os custos operacionais. Por exemplo, ao utilizar o sistema de PDV e delivery do InstaDelivery, seu negócio será capaz de reunir um sistema de PDV e delivery com preço baixíssimo, e sem cobranças adicionais. Da mesma forma, diminuir os custos de manutenção e operação das máquinas será importante para a sua margem de lucro.

2 – Adquira produtos diretamente do fornecedor

Em segundo lugar, a aquisição de produtos diretamente do fornecedor fará com que a margem de lucro do seu negócio de alimentação aumente. Ao adquirir produtos direto do fornecedor, você elimina intermediários no estabelecimento, fazendo com que os preços para os mesmos produtos diminuam e, consequentemente, a margem de lucro do seu estabelecimento aumente.

Desse modo, priorize a aquisição de produtos direto do fornecedor, e deixe as compras em mercados próximos e menores somente para situações de emergência. Com isso, além de diminuir os custos dos produtos adquiridos, você também melhora a gestão e eficiência do negócio, que são fundamentais para oferecer produtos de qualidade para seus clientes.

3 – Priorize itens em atacado

Em terceiro lugar, priorizar a compra de itens em atacado também é muito importante para aumentar a margem e lucro do seu negócio. Assim como a aquisição de itens diretamente do fornecedor, o uso de itens em atacado fará com que a sua empresa diminua os custos de aquisição de produtos, além de aumentar a disponibilidade dos produtos em seu negócio de alimentação e delivery.

No entanto, para comprar produtos em atacado, é necessário avaliar a capacidade de alocação destes recursos em seu delivery ou restaurante. Afinal, os produtos adquiridos não podem estragar, e devem ser consumidos com a sua melhor qualidade possível, para que isso não afete a experiência dos clientes em relação ao seu delivery.

4 – Conheça o mercado e as condições de compra de produtos

Em seguida, para aumentar a margem de lucro do seu negócio com os mesmos produtos, é muito importante conhecer todo o mercado da região, assim como as condições de compras dos produtos. Ao conhecer o mercado regional, você garante estar comprando no local de maior qualidade e menor preço disponível em sua região.

Da mesma forma, ao conhecer as condições de compras dos produtos, será possível obter os melhores preços possíveis. Atualmente, existe um número cada vez maior de clubes de compra, ou condições que geram cashback para seus produtos. Assim, ao aproveitar estas condições no dia a dia da empresa, será possível lucrar mais com os produtos do seu delivery.

5 – Organize a gestão e funcionamento do seu delivery

Por fim, vale a pena destacar que a gestão do funcionamento do delivery também é importantíssima para a lucratividade da empresa. Portanto, atue de modo a gerir seu delivery da melhor forma possível, evitando desperdícios e perdas não programadas. Afinal, uma boa gestão é responsável pelo melhor aproveitamento do delivery, assim como pela alocação correta dos recursos disponíveis.

Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação cinco dicas para aumentar a margem de lucro em seu negócio de alimentação e delivery. A lucratividade de uma empresa é tão importante quanto o seu faturamento bruto, e aumentar essa lucratividade sem aumentar o preço do produto, é fundamental para o sucesso do negócio!

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