No dia a dia de um delivery, restaurante, ou qualquer outro negócio que trabalhe com o comércio de refeições e alimentos, vender mais é o grande objetivo para impulsionar o faturamento da empresa e, consequentemente, o lucro do comércio. Para isso, melhor o posicionamento dos itens em seu cardápio digital é importantíssimo e necessário.
Os cardápios digitais são a melhor opção para negócios que desejam vender pela internet. No caso de restaurantes e deliverys, o uso de um cardápio digital associado a um sistema de PDV e delivery como o do InstaDelivery é crucial para o sucesso do negócio. Mesmo assim, pensar no posicionamento dos itens do cardápio é importante para extrair o máximo que seu delivery pode oferecer.
Encontrar a melhor disposição de itens em seu cardápio digital é muito importante, e fará com que a sua empresa venda mais mesmo sem alterar a precificação dos itens. Portanto, a disposição dos produtos oferecidos em seu cardápio digital é fundamental, assim como a organização das listas disponíveis.
Pensando nisso, vamos destacar a seguir cinco dicas importantes para melhorar o posicionamento dos itens em seu cardápio digital. Para cada dica, vamos destacar também como cada tópico é importante, assim como as alternativas para tornar a organização do seu cardápio digital mais atrativa e interessante na visão dos clientes.
5 dicas para melhorar o posicionamento dos itens em seu cardápio digital
Ao utilizar um cardápio digital, é importante pensar em cada detalhe deste produto. Afinal, os cardápios são fundamentais para a realização de vendas, e todo detalhe é importante para a organização da empresa. Sendo assim, confira a seguir 5 dicas fundamentais para melhorar o posicionamento dos itens em seu cardápio digital:
- Saiba quais são os itens do seu cardápio que mais vendem;
- Organize um top 10 de itens no início do cardápio;
- Crie uma seção para combos e promoções;
- Utilize seções comemorativas ou sazonais;
- Posicione itens complementares com proximidade.
Saiba quais são os itens do seu cardápio que mais vendem
Em primeiro lugar, é muito importante que você conheça bem o cardápio e os produtos. Para isso, é fundamental entender quais são os itens do seu cardápio que mais vendem, assim como aqueles que possuem uma procura menor. Afinal, isso é muito importante para o posicionamento dos produtos, assim como para o faturamento do seu negócio.
Com base nessas informações, saiba sempre quais são os itens do seu cardápio digital que mais vendem. Para isso, a seção de relatórios do InstaDelivery pode ajudá-lo a obter estas informações, assim como a avaliar a precificação de alguns itens do seu cardápio digital. Portanto, comece conhecendo bem os produtos do seu cardápio.
Organize um top 10 de itens no início do cardápio
Em segundo lugar, organizar uma seção com os itens mais vendidos e procurados é uma excelente alternativa para facilitar a escolha dos clientes. Em especial para os casos de clientes indecisos, encontrar os itens mais procurados é um critério de escolha dos produtos. Portanto, ao posicionar estes itens no início do cardápio, você torna essa escolha ainda mais fácil.
Além disso, ao posicionar estes itens no topo do seu cardápio digital, você também facilita a busca pelos itens principais do cardápio, o que torna ainda mais dinâmica a busca dos clientes pelos produtos do seu menu digital. Sendo assim, o top 10 de produtos traz muita praticidade para as escolhas dos usuários.
Crie uma seção para combos e promoções
Em terceiro lugar, as promoções são sempre muito bem-vistas pelos clientes brasileiros. Portanto, ao utilizar este tipo de recurso em seu cardápio digital, as chances de vender mais aumentam, assim como a satisfação do cliente com a sua empresa. Em função disso, criar uma seção exclusiva para combos e promoções facilita o processo de busca dos clientes.
Ao organizar a seção de combos e promoções em seu cardápio digital, aqueles clientes que estão em busca de oportunidades e dos melhores preços poderão aproveitar a busca, assim como aqueles que procuram por grandes quantidades em um pedido. Assim, essa organização pode ficar abaixo do seu top 10 de produtos, e terá uma ótima procura por parte dos clientes.
Utilize seções comemorativas ou sazonais
Na sequência, também é muito interessante criar seções sazonais ou para datas comemorativas. No Brasil e no mundo, algumas épocas específicas estão relacionadas com produtos específicos, e aproveitar isso em seu cardápio digital é muito interessante para faturar mais. Portanto, crie estas seções em seu cardápio digital, de acordo com a disponibilidade de produtos e itens.
Inclusive, a seção sazonal de produtos pode ganhar destaque ainda maior de acordo com a área de atuação do seu restaurante. Por exemplo, restaurantes e deliverys que trabalham com pratos quentes devem intensificar estas opções no inverno. Assim, além de trazer mais comodidade, será possível posicionar a empresa de forma estratégica.
Posicione itens complementares com proximidade
Por fim, é importante que durante a organização do cardápio digital do seu delivery, os itens estejam dispostos de acordo com a procura da grande maioria dos clientes. Ou seja, os itens que podem se tornar complementares devem estar posicionados de modo a deixá-los próximos. Assim, o cliente não precisará procurar por estes itens complementares, aumentando as chances de incluí-los nos pedidos.
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação as principais dicas para melhorar o posicionamento dos itens em seu cardápio digital. O posicionamento correto dos itens é muito importante para a realização de vendas com seu cardápio digital, e aproveitar isso pode fazer com que seu delivery venda ainda mais. Portanto, verifique estas dicas e coloque-as em prática em seu cardápio!
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