Quem possui um estabelecimento comercial, especialmente do setor de alimentos, como é o caso de restaurantes, bares e lanchonetes, certamente sabe que a concorrência aumentou muito nos últimos anos, sendo necessário se modernizar para manter seus clientes e seu negócio em pé. Uma das maiores modernizações que aconteceram nos últimos anos foi o fortalecimento do setor de delivery, que deixaram de ser coadjuvantes e se tornaram protagonistas dentro destes estabelecimentos. Durante o ano de 2020 e 2021, com a pandemia da COVID-19, os deliverys se tornaram ainda mais importantes, sendo os principais responsáveis pelas vendas destes estabelecimentos. Sendo assim, após destacar a importância dos deliverys para qualquer estabelecimento, vamos apresentar a seguir algumas dicas e sugestões para que você torne o seu delivery online, para que possa compartilhar nas redes sociais e conquistar ainda mais clientes.
Crie um cardápio digital para seu negócio
Sem dúvidas, o primeiro passo (e também um dos mais importantes) para tornar o seu delivery online é a criação de um cardápio digital para o seu negócio. Mesmo que você já trabalhe com o atendimento online, é provável que uma das maiores dificuldades em seu atendimento seja enviar o cardápio para os clientes, uma vez que isso envolve uma grande quantidade de caracteres e as alterações se tornam mais complicadas. Com um cardápio online adequado, você poderá anexar fotos das refeições, que são extremamente importantes para a venda de comidas via delivery, uma vez que este será a única forma de contato que os clientes terão com o alimento. Além disso, as alterações de preços e descrições se tornam mais simples, visto que você estará utilizando um sistema específico para isso. Por fim, após a criação de um cardápio digital, você terá o seu cardápio em um único link, que poderá ser compartilhado com os clientes e redes sociais com extrema facilidade.
Entendida a importância de utilizar um cardápio digital para o seu negócio, é importante que você saiba também como criar o seu próprio cardápio digital, e você pode contar com o sistema do InstaDelivery para fazer isso! Com o sistema de PDV e Delivery do InstaDelivery, você poderá criar o seu cardápio digital com o auxílio de uma ferramenta desenvolvida especificamente para esta finalidade, o que garantirá a criação de um cardápio digital completo e interessante. Além disso, você também terá acesso a uma série de ferramentas que auxiliarão ainda mais no desenvolvimento do seu delivery online, como a realização de pedidos através de QR Codes, a integração com redes de pagamento (Mercado Pago) e marketplaces do mercado de alimentos (iFood), assim como diversas outras ferramentas. E todas estas ferramentas estão disponíveis já na versão gratuita do aplicativo, que está disponível para todos os usuários que faturarem menos de R$ 2 000,00 mensais com o sistema do InstaDelivery. Para vendas entre R$ 2 000,00 e R$ 5 000,00 mensais, você pagará apenas R$ 49,99 por mês e, para vendas superiores a R$ 5 000,00 mensais, será cobrado um valor fixo de R$ 99,90. Portanto, não há motivos para você não experimentar a ferramenta do InstaDelivery, e o resultado com toda certeza irá te surpreender!
Publique o link para seu cardápio digital no Instagram e Facebook
Depois de criado o seu cardápio digital e verificado o seu link de acesso, chegou a hora de iniciar o processo de divulgação do seu cardápio. Para isso, algumas das principais redes sociais da atualidade serão importantíssimas aliadas! Através do Instagram e Facebook, por exemplo, você poderá divulgar o link para seu cardápio digital de diversas maneiras, como parcerias com influenciadores digitais (o InstaDelivery também possui uma ferramenta para auxiliá-lo nesta situação!), fixando este link na descrição da sua página nestas redes e também através de anúncios e stories patrocinados, que são recorrentes nestas duas redes sociais. Estas ações farão com que um número muito maior de clientes tenha acesso ao seu cardápio e, uma vez que você já trabalhou no desenvolvimento de um cardápio interessante e completo, isso certamente trará um número maior de pedidos. Portanto, as redes sociais serão importantíssimas para o sucesso do seu delivery online.
Instale o WhatsApp Business
Ao ler e avaliar a seção anterior da nossa publicação, você já deve ter sentido falta do WhatsApp, uma vez que o mensageiro é uma das ferramentas mais importantes para a realização de vendas online. Justamente pensando nisso, nós fizemos questão de trazer um tópico este mensageiro, o que se deve a sua extrema importância para o sucesso do seu delivery. E para isso, você poderá utilizar o WhatsApp Business. Nos últimos anos, foi percebido pela equipe de desenvolvimento do WhatsApp que a rede social estava sendo cada vez mais utilizada para a realização de vendas de produtos e serviços. Pensando nisso, o grupo trabalhou no desenvolvimento de uma versão Business, que oferece para os clientes (gratuitamente) uma série de ferramentas para facilitar o dia a dia do seu negócio. Por exemplo, você poderá informar na descrição empresa no WhatsApp Business o horário de funcionamento do seu negócio, o que facilitará muito para os clientes realizarem os pedidos. Além disso, o WhatsApp Business conta com diversos outros recursos para o gerenciamento de pedidos, como um sistema de etiquetas para os pedidos e também respostas automáticas, que trabalharemos em detalhes no próximo tópico. Por ser uma ferramenta gratuita e que agrega em diversos pontos no seu delivery online, o WhatsApp Business deve ser utilizado por quem deseja obter sucesso neste setor.
Programe respostas automáticas com o link do seu cardápio digital
Como adiantamos na seção anterior, um dos recursos mais interessantes oferecidos pelo WhatsApp Business é o sistema de mensagens automáticas, que está disponível para todos os usuários que possuem esta versão do aplicativo. Através do sistema de mensagens automáticas do WhatsApp Business você poderá programar respostas automáticas para os clientes, que poderão ser enviadas caso a empresa esteja fora do horário de funcionamento, ou ainda afirmando que a empresa já recebeu o contato e responderá em breve. Por se tratar de um delivery de alimentos, uma dica interessante e que apresenta ótimos resultados é o envio do link com o seu cardápio online nas respostas automáticas do WhatsApp. Isso porque, para os clientes que entram em contato para fazer o pedido, você mostrará automaticamente todas as opções disponíveis, agilizando o processo de atendimento. Até mesmo para as situações em que seu delivery ainda não esteja atendendo é interessante enviar o cardápio digital, uma vez que os clientes poderão escolher o pedido antecipadamente e apenas confirmar quando a empresa estiver operando, evitando assim que seus clientes procurem outros estabelecimentos. Com isso, o sistema de mensagens automáticas se torna um importante aliado para um delivery de sucesso.
Monitore os pedidos e responda os clientes rapidamente
Recebidos os pedidos, é fundamental para os deliverys atuarem com a maior velocidade possível (sem abrir mão da qualidade, é claro). Sendo assim, gerencie os pedidos para que sejam preparados o mais rápido possível, e mantenha os clientes informados em relação ao seu pedido. Por exemplo, é interessante enviar para os clientes uma confirmação do recebimento do pedido, assim como um aviso informando que o pedido saiu para a entrega. Isso aumentará a satisfação dos clientes e tornará o seu delivery popular, uma vez que a velocidade e eficiência está sendo cada vez mais importante para qualquer situação em nosso dia a dia.
Desta maneira, pudemos apresentar ao longo desta publicação algumas dicas interessantes e importantes para você transformar o seu comércio de alimentos em um delivery online. Como você já deve saber, o atendimento online estava se desenvolvendo rapidamente, e este desenvolvimento se tornou ainda mais importante em função da pandemia. Mesmo após a superação desta crise provocada pela COVID-19, é certo que os deliverys de alimentos continuarão sendo utilizados, e isso faz com que você precise modernizar o seu negócio para se manter em destaque no mercado. Foi possível notar que existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas de uma forma simples, como é o caso do WhatsApp Business e do sistema de PDV e Delivery do InstaDelivery, e estas ferramentas terão um impacto significativo nas suas vendas. Sendo assim, aproveite, visto que você poderá usufruir destes recursos gratuitamente, e aumentar os lucros do seu empreendimento!
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